Pesquisar este blog

LINK...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES:

 
Nossa Senhora dos Navegantes
 
Clique aqui para ver mais em nosso site
Nossa Senhora dos Navegantes
   Parece que foi durante as Cruzadas, quando os soldados pediam proteção a Maria, a “Estrela do Mar”, para atravessar o mar Mediterrâneo em direção à Palestina, que o culto a essa evocação da Virgem teria surgido. Conta-se também que certo dia, perdido no mar, um marinheiro teria visto a imagem de Maria perto da linha do horizonte, com as vestes esvoaçantes, indicando-lhe a direção. A partir daí, ela passou a ser conhecida como Nossa Senhora dos Navegantes, e é tida como padroeira das embarcações e de todos os viajantes.
   No Brasil, a devoção à santa é muito grande, sobretudo no sul do país. Há até uma cidade chamada Navegantes, em Santa Catarina, em sua homenagem. A história da cidade lembra a de Aparecida, no interior de São Paulo. Em 1795 for erguida na comunidade de Navegantes uma capela em homenagem a Nossa Senhora. O número de peregrinos que vinham ao local para agradecer à santa era tão grande que um comércio se formou ao redor da paróquia e, em 1962, a cidade foi elevada à categoria de município, e a capela tornou-se paróquia.
   Em Porto Alegre a devoção à santa também é forte. Desde 2 de fevereiro de 1871, a capital gaúcha sedia a procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes – a festa religiosa mais importante do estado e uma das maiores do Brasil e da América Latina.A imagem de Nossa Senhora é transportada do santuário Nossa Senhora do Rosário para o santuário Nossa Senhora dos Navegantes. Mais de 100 mil pessoas acompanham a procissão, tanto por terra como por água – em barcos que seguem no rio Guaíba.

    CHAGAS, Carolina - O Livro Dos Santos. Ed. Publifolha, 2008        
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário