Pesquisar este blog

LINK...

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CIGANOS:

Ciganos

O povo Roma muitas vezes referida como ciganos, são um grupo heterogêneo étnicos que vivem principalmente nas regiões Sul e Europa Oriental, Ásia Ocidental, América Latina, no sul dos Estados Unidos e no Oriente Médio. São acreditados para ter originado principalmente da região de Rajasthan da Índia. Eles começaram sua migração para a Europa e Norte da África, através do planalto iraniano cerca de 1.000 anos atrás. Tradicionalmente, a maioria Roma falou romani (ciganos), uma língua indo-ariana. Hoje, no entanto, a maioria dos Roma falam a língua dominante da sua região de residência.
A maioria dos ciganos se referem a si mesmos como Rom. Na linguagem Romani, Rom (homem) deriva do sânscrito dom (homem). grafias alternativas de "ciganos" para o povo e "Rromanes" para a linguagem, foram rejeitadas pelo último Congresso Mundial Romani, que definiu o universal alfabeto Romani.

O Inglês termo cigano (ou cigano), provém da palavra grega "Aigyptoi" na crença errônea de que a Roma se originou no Egito, e foi exilado como castigo por supostamente abrigar o menino Jesus. Este termo não é usado pelos ciganos para descrever a si mesmos, e é muitas vezes considerado pejorativo. No entanto, o uso de "cigano", em Inglês é agora tão difundida que muitas organizações Roma use o cigano palavra em seus próprios nomes.
Na América do Norte, o termo "cigano" é muitas vezes entendido como uma referência ao estilo de vida ou de moda, e não à etnia cigana. O termo gitano espanhol ea gitan termo francês pode ter a mesma origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário