Pesquisar este blog

LINK...

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CIGANOS FAMOSOS NO MUNDO INTEIRO:

CIGANOS FAMOSOS



Ciganos Famosos

Nesta página apresentamos algumas pessoas famosas que são / foram Roma ou tem / tinha ascendência cigana. Como a lista seria muito longa, nós não incluímos aqui artistas Flamenco, com a sua pertença ao povo Cigano é bem conhecida, e apenas alguns deles não são ciganos.Algumas das personalidades listadas aqui têm mantido a sua identidade secreta ou romani foram sugeridas para o fazer, enquanto outras têm declarado abertamente.A ordem na qual eles são apresentados aqui é a sua profissão em primeiro lugar e, em seguida, pela sua nacionalidade de nascimento.Profissões: Artistas, escritores, cientistas, atores e atrizes, músicos e cantores, prêmios Nobel, Pioneiros e Aventureiros, presidentes da República, membros do Parlamento, pregadores, Heróis de Guerra , Jornalistas, Designer de Moda, Desporto.Categoria adicional: Personagens fictícios.



Artistas

França
Micaela Amaya Flores "La Chunga" (Marselha, 1938)
Apesar de "La Chunga" é conhecido mundialmente como um dançarino de Flamenco (Flamenco e os artistas não estão incluídos nesta página), sua menção aqui é como um pintor romani. Grown-up, em Barcelona, foi primeira bailarina talentosa desde a infância, e depois ela começou a pintar por inspiração espontânea. Seu "brilhante" estilo naïf foi elogiado por Picasso, que disse sobre ela: "Como pode ser possível que uma garota Gipsy sem estudos expressa como uma sensibilidade e cores em seus quadros ...". Ela também contou como atriz de cinema. Ela foi agraciada com a Medalha de Ouro do Círculo de Belas Artes de Madrid, e outros prêmios.



Hungria
David Beeri (Nyírbéltelek, Szabolcs-Szatmár, 9/7/1951)

Nascido Károly Pongor Beri, ele é um artista Rom que criou seu próprio estilo espiritual da pintura moderna, que resulta da combinação de surrealismo, expressionismo, cubismo e outras tendências de acordo com suas próprias regras. Seus trabalhos foram apresentados em várias exposições, principalmente na Hungria, Alemanha, Holanda, Bélgica, Japão e E.U.A.




Tamás Peli (Budapeste, 1948 - Budapeste, 22/11/1994)
Tamás Peli foi o primeiro húngaro Rom que graduou-se como um pintor profissional, na Academia Nacional de Arte de Amesterdão. Seus trabalhos são reconhecidos mundialmente e considerada uma das obras-primas das artes visuais. Ele proferiu a sua paixão entre Roma, ensinando sua arte a um grupo de discípulos, e inspirou as gerações seguintes de artistas ciganos.


Itália
António Solario (Civita em Abruzzo, por volta de 1465 - 1530)
Nascido em Abruzzo, onde os assentamentos Roma estão entre as mais adiantadas na Itália. Conhecido como "Lo Zingaro" (The Gypsy), ele estava em um smith primeiro viajante, seguindo a tradição de seu pai. Solario foi um pintor renascentista da escola napolitana, mas ele estudou em Bolonha, Veneza, Florença e Roma. Voltar em Nápoles, ele se tornou o pintor mais reconhecido em seu tempo. Um naturalista, paisagens seu fundo eram mais realizado do que os de seus contemporâneos. Sua obra mais conhecida é uma série de vinte e afrescos no mosteiro de San Severino.



Roménia (Erdély) Mircea Lacatus (Szamosújvár / Gherla, 24/3/1962) Romany escultor, graduado na Universidade de Artes, em Bucareste, Romênia. Residente em Viena, expôs suas obras em vários concursos internacionais de arte, principalmente na Alemanha, Áustria, Roménia, Croácia e Japão. Seu site aqui.


Eslováquia / Hungria Balázs János (Alsókubin, atual Eslováquia, anteriormente Hungria, 1905 - 1977) Nascido em uma família de músicos ciganos, Balázs János destacou na pintura e poesia. Sua arte criativa é única e misteriosa, rica em cores, e transmite a expressão dos sentimentos mais profundos de ambas as culturas húngara e cigana. Mesmo que ele começou sua carreira artística em seus últimos anos, ele conseguiu um lugar entre os maiores pintores do século 20.


Espanha
Helios Gómez Rodríguez (Sevilla, 1905 - Barcelona, 1956)
Pintor, artista visual, poeta e ativista político. Orgulhoso de sua identidade cigana andaluza, ele foi um grande representante da arte gráfica espanhola, que foi uma expressão de suas idéias revolucionárias para a justiça social. Durante a guerra civil espanhola, alistou-se um cigano divisão de cavalaria para defender a República. Forçado ao exílio, ele se estabeleceu na França, Bélgica, Alemanha e União Soviética, onde participou em várias exposições. Aprisionados em campos de concentração francês de 1939 a 1942, ele retornou para a Espanha e continuada tanto as suas actividades artísticas e políticas, para o qual ele foi preso por vários anos.

Suécia
Rosa Taikon Janush (Tibro, 1926)
Ourives joalheiro, ela é a irmã de Katarina Taikon, escritor. Seus artesanatos são expostos em exposições e museus, principalmente na Suécia.


Ucrânia
Katarzyna Pollok (Kiiev, 1961)
Internacionalmente reconhecido pintor e escultor, ela é uma mulher Sinti comprometidos com os direitos das minorias e, muitas vezes lidando com a memória do Holocausto Gypsy (Porhaymós). No presente residente na Alemanha, ela realiza exposições de arte no mundo inteiro, incluindo museus judaica da Shoah. "Eu tenho respeito pela identidade do Holocausto, e com essa identidade especial dos ciganos europeus que encontrei minha segunda casa, em Israel. Em Israel eu achei mais segurança e compreensão para mim como um filho de uma criança sobrevivente do Holocausto que na Europa ou Índia ".



Escritores

Áustria
Ceija Stojka (Kraubath bei Knittenfeld, Steiermark, 23/3/1933)
Margarethe Stojka Nascido em uma família de Lovari Roma, tradicionalmente cavalo-comerciantes. Sendo uma criança, ela foi deportada para Auschwitz-Birkenau, bem como toda a família dela, então ela foi transferida para campos de concentração diferentes, até que foi libertado de Bergen-Belsen. Então Ceija decidiu estudar e se tornou um escritor, seu primeiro livro foi o primeiro trabalho literário sobre o Holocausto, escrito por um Romni. Ela também é um pintor autodidata e suas obras têm sido apresentadas em exposições. Ela publicou também uma coleção de poesia.


Áustria-HungriaJohann "Kalitsch" Horváth (Felsoor / Oberwart, atual Áustria, ex-Hungria, 1912-1983)
Contador de histórias e escritor, Kalitsch foi o único membro da sua família que sobreviveu após ter sido deportado para Auschwitz, onde perdeu sua primeira esposa e três filhos. Então ele se casou com a irmã de sua esposa e reconstruiu-se uma família. Com as suas contas, ele despertou o povo austríaco para a existência dos grupos minoritários e tem contribuído para manter vivo o dialecto romani de Burgenland.


Belarus
Valdemar Kalinin (Vitebsk, 1941)
Valdemar Kalinin Rom é um escritor contemporâneo, seguindo a escola Romany russo literário. Autor da poesia Dreams coleção romani, escrito em bielorrusso, Inglês e uma versão dupla de ciganos: em alfabetos cirílico e latino. Ele foi premiado com o Nobel da Paz de Hiroshima e Cultura em 2002 e os ciganos Literary Award da Open Society Institute de Budapeste em 2003. Ele também escreveu uma tradução da Bíblia em língua romani.


Finlândia Veijo Baltzar (Suonenjoki, 9/6/1942) Veijo Baltzar Rom é o primeiro na Finlândia ter publicado um livro sobre seu próprio povo. Ele ainda era muito jovem quando começou a escrever, e suas obras têm sempre um sucesso não só na Finlândia, mas também na Suécia. Poeta, romancista e dramaturgo, fundou o Teatro romani "Drom" (Caminho), e foi premiado em seu país e no exterior.


Alemanha Philomena Franz (Biberach an der Riss, 12/7/1922)Nascido em uma família de músicos Sinti, em sua juventude, ela era uma cantora folk e dançarina em uma companhia de teatro. Então ela foi enviada para Auschwitz e transferidos para outros campos de concentração, a partir do qual sobreviveu, mas ter perdido sua família. Ela se tornou um escritor e em 1995 ela foi premiada com o Bundesverdienstkreuz, que é a mais alta honraria civil conferida na Alemanha.



GréciaPatricio Kassimati Hearn (Yakumo Koizumi)
(Levkás, Grécia, 27/6/1850 - Okubo, Japão, 26/9/1904)
Poeta, jornalista, tradutor e professor de línguas, pertencia à família Romanichelle Heron. Educado na Irlanda, Inglaterra e França, em 1889, assente no Japão e com a filha de uma tradicional família de samurais. Desde 1895 ele é conhecido pelo seu nome japonês Yakumo Koizumi. Ele foi o autor de vários livros sobre o Japão e sua cultura, e foi professor de literatura de Inglês da Universidade Imperial de Tóquio e na Universidade Waseda.


Rússia
Nikolay Aleksandrovich Pankov (Sankt-Petersburg, 1895 - Moscovo, 1959)
Pioneiro entre os escritores russos cigana, talento literário Nikolay Pankov foi o resultado de um auto-didata educação. Em 1922 mudou-se para Moscou e tornou-se familiarizado com as organizações ciganas, com a qual colaboraram na promoção da língua e da cultura romani. Autor, poeta, tradutor e jornalista, escreveu artigos e poesias para o jornal Coloque Novyi '; traduzida em romani algumas obras de Aleksandr Puškin, criou um alfabeto romani e contribuiu com a produção de um dicionário de romani-russo. Ele também foi membro do Gypsy Lore Society of Liverpool, Inglaterra. Ele foi o pai dos cientistas Natalya Pankova e Lyubov Pankova.


Olga Pankova (Sankt-Petersburg, 1911 - Moscovo, 1983)
A sobrinha de Nikolai Pankov, ela começou sua carreira escrevendo para a revista Coloque Novyi '. Ela também traduziu Puškin prosa e poesia em romani. Ela foi autora de uma coleção de versos intitulado "Divesa Amaré" (nossos dias), publicado em Moscovo, em 1933, que foi o primeiro trabalho Romany literária escrita por uma mulher.


Nina Aleksandrovna Dudarova (Sankt-Petersburg, 1903 - Moscovo, 1977)
Sendo uma governanta e um professor, sua obra literária foi dedicado principalmente às crianças. Lecionou na Escola de Teatro Romen. Além de ter escrito vários livros de poesia para crianças, ela também tem traduzido algumas obras de Puškin e escreveu artigos para revistas como Novyi Put 'e Romano Drom.

 

Sérvia
Alija Krasnici (Crkvena Vodica, Sérvia, 1952)
Ali Krasnici pertence à Roma Gurbet e é um dos poucos autores que escreve prosa em romani. Ele está entre os mais populares e premiados escritores na ex-Jugoslávia, tendo publicado mais de quarenta livros e muitas outras obras literárias de diferentes gêneros: prosa, poesia, teatro e também livros para crianças. Ele é o autor de um dicionário de romani, que inclui termos abstractos não emprestadas de outras línguas. Ele também é um tradutor de sérvios e ciganos. Após a guerra no Kosovo, onde vive como refugiado em Kragujevac, Sérvia, tendo perdido suas propriedades e salva apenas os seus manuscritos.



Eslováquia
Elena Lacková (Velký saris, Checoslováquia, 22/3/1921 - Košice, 1/1/2003)

Nascido Elena Doktorová, ela foi a primeira menina cigana que se formou no Karlova Univerzita de Praga, a universidade mais antiga e mais importante Checa. Ela gostava de ler desde a infância, mas suas primeiras obras literárias foram perdidos durante os tempos difíceis da Segunda Guerra Mundial. Ela tem escrito vários romances, contos e peças teatrais sobre o Holocausto romani. Em 2001 foi homenageado com o rabino Chatam Sofer Medalha Memorial, o maior prêmio concedido pelo Museu de Cultura judeu eslovaco, por seu trabalho documentário sobre a Shoah.


Espanha / França
Matéo Maximoff (Barcelona, 17/1/1907 - Paris, 24/11/1999)

Seu pai era um Kalderash russo que migrou para a França e sua mãe uma Manouche (francês Sinti). Matéo Maximoff sobreviveu ao Porhaymós "durante a II Guerra Mundial, tornou-se um escritor extraordinário em romani e francês, e defendeu para a escolarização das crianças ciganas. Seus trabalhos literários foram traduzidos em várias línguas. Tendo se tornou pastor evangélico, ele completou a tradução do Novo Testamento em Kalderash Romany.


Suécia
Katarina Taikon (Almby, Örebro, 29/7/1932 - Ytterhogdal, Härjedalen, 30/12/1995)

Não ter tido acesso à educação escolar por causa da sua etnia (Kalderash Roma), ela conseguiu se tornar um escritor conhecido, principalmente de livros para crianças. Sua obra literária "katitzi" é uma história inspirada em sua infância.




Ucrânia / Polónia
Bronislawa WARMIAK Wajs "Papusza"
(atualmente na Ucrânia, Polônia antes de 1910 - Polônia, 1987)
Ela foi sem dúvida um dos maiores escritores romani, sua devoção à aprendizagem começou em sua infância. Pertencente a uma família de músicos errantes, não houve interesse pela literatura entre os seus povos, assim que ela foi ensinado a ler ea escrever por uma senhora judia, que também emprestou seus livros. Ela sobreviveu a perseguição durante a Segunda Guerra Mundial e foi o autor de uma coleção de poemas e canções.


Reino Unido
Louise Doughty (Rutland, East Midlands, 1963)

Dramaturgo britânico, crítico e de radiodifusão. Ela descobriu que seus pais são Roma através dos postais que receberam, que foram escritos em anglo-romani. Seus dois últimos romances, Fires in the Dark e Cradle Stone, lidar com a vida cigan
a.


Estados Unidos
Cecilia Woloch (Pittsburgh, Pensilvânia)

Escritor e poeta americano de origem romani dos Cárpatos. Formada em Inglês e Artes Teatro da Universidade da Transilvânia, em Lexington, Kentucky, ela tem trabalhado como professor free-lance da poesia e da escrita criativa, conduzindo oficinas para crianças e jovens, para os professores, escritores profissionais, os participantes em programas sociais e residentes de um abrigo para mulheres sem abrigo. Entre seus livros de poesia ", tsigan: O Poema Cigano" diz a viagem pessoal do autor de identidade com as forças que moldaram a Roma o destino das pessoas e fortunas.


Cientistas

Armênia
Kerope Petrovich Patkanov (Patkanyan)

(Naxicevan-na-Donu, Império Russo, 4 [16] / 5 / 1833 - Sankt-Petersburg, 2 [14] / 4 / 1889)

Cientista e orientalista, ele pertencia à Roma Armenian people. Estudou no Instituto Lazarevsky Idiomas do Leste e se tornou um especialista em história armênia, cultura, língua e literatura. Em 1863 graduou-se como Mestre em Literatura Oriental por seus estudos sobre a história Sassânida e em 1864 como Doutor em Literatura pelo seu trabalho sobre a composição do idioma armênio. Em 1871 foi nomeado professor da Universidade de Sankt-Petersburg. Ele traduziu para o russo algumas obras de escritores armênios e realizou uma pesquisa sobre a língua ea cultura dos ciganos caucasianos e outros grupos nômades, e escreveu artigos sobre geografia e história para publicações enciclopédico.


Rússia
Sofia Vasilyevna Kovalevskaya (Moscovo, 15/1/1850 - Estocolmo, 10/2/1891)

Sofia Kriukóvskaia Nascido em uma família cigana bem-educado que pertenciam à nobreza russa, ela era um gênio em matemática desde a infância. Ela foi capaz de explicar as fórmulas algébricas que ela não tinha estudado antes, na sequência de um método correspondente para o desenvolvimento histórico da álgebra. Em 1869 ela se mudou para a Alemanha com a finalidade de estudar ciências naturais, mas as mulheres não eram admitidas na universidade, no entanto, foi-lhe permitido assistir palestras. No entanto, em 1874, ela conseguiu ficar em seu doutorado, com a mais alta qualificação. Em 1884, foi nomeado como professor na Universidade de Estocolmo, na Suécia, uma cadeira que foi oficializado cinco anos depois, tornando-se o primeiro professor universitário feminino na Escandinávia ea terceira na Europa (depois de duas mulheres italiano). Natalya Pankova e Lyubov Pankova Duas irmãs, filhas do escritor Rom Nikolay Aleksandrovich Pankov.


Natalya Nikolayevna Pankova (Moscovo, 1924 - 1991)
Ela se formou em Química e trabalhou no Instituto de subprodutos orgânicos e Corantes como Assistente de Pesquisa. Durante sua atividade profissional, ela foi reconhecida pela invenção de trinta processos avançados de tinturas de cianeto, para a qual obteve o certificado de autoria. Natalya Pankova não foi somente um cientista notável, foi também um talentoso artista, cantor, dançarino e pintor.



Lyubov Nikolayevna Pankova (Moscovo, 1925)
Ela é um PhD em Biologia e assistente de pesquisa sênior no Instituto Central de capacidade de trabalho e organização do trabalho para os deficientes. Ela escreveu vários livros especializados e realizado em mais de cinquenta trabalhos científicos que tratam da fisiologia humana e animal, clínica, características anatômicas e nervoso das crianças e jovens, e outros temas científicos. Ela também escreveu a sua experiência de vida, em que fatos importantes da história nacional são registrados.


Atores e Atrizes

Croácia
Dunja Rajter (Našice, Jugoslávia, 3/3/1941)

Dunja Rajter é uma atriz e cantora. Ela estudou na Academia de Teatro de Zagreb, e então se mudou para a Alemanha, onde obteve sucesso. Inicialmente conhecida como atriz de teatro e cinema, na década de 70, ela também se apresentou como cantora e algumas de suas músicas chegaram ao hit parade alemão. Desde a guerra civil que dividiu a ex-Jugoslávia, ela esteve envolvida no apoio a crianças carentes e hospitais em seu país natal. Ela também registrou o Hino Nacional Croata para o Campeonato Mundial de Futebol na Alemanha 2006.


Francês Argélia
Tony Gatlif (Al-Jazair, 10/9/1948)
Michel Dahmani Nascido em uma família cigana andaluza. Sua juventude conturbada foi a escola em que ele aprendeu a backround para os filmes do qual ele é diretor, caracteriza-se por seu realismo cru. Desde que ele apresentou seu primeiro longa-metragem em 1975, sua popularidade tem vindo continuamente a aumentar.
 
Alemanha
Manoush (Köln, 5 / 1971)

Seu nome de nascimento é Marcia Nicole Rani, ela é filha de um sobrevivente do Holocausto romani. A actriz, dramaturga e cantora, ela principalmente, desempenha o papel de "menina má", em filmes de ação e suspense. Atua também como dublê em cenas difíceis. Radicado nos Estados Unidos, ela também tem sua banda própria música. Suas performances são normalmente controversas para a sua crueza e violência, althogh ela pessoalmente admite não ser de caráter como na vida real.


Russia
Yul Brynner (Vladivostok, 7/7/1915 - Nova York, 10/10/1985)
Uma pessoa, sem dúvida, controverso, suas origens têm sido um mistério para muitos. Na verdade ele tinha apenas 1/4th de sangue romani, e 1/4th judaica, por sua mãe Marousia Blagovidova, cujo pai era um judeu russo e sua mãe um cigano russo. Foi assim mesmo entre Roma que ele começou sua vida aventurosa, tocar guitarra nos círculos romani e trabalhando como um trapezista de circo. Ele foi eleito Presidente Honorário da Roma, um cargo que manteve até sua morte.


A Família Buzylyov
Uma família de atores, músicos, cantores, dançarinos e artistas, a Buzylyov ter apresentado em vários filmes, alguns deles de sucesso mundial, como "Tabor uhodit V Nebo" e "Sibiriada". Eles não só actuou, mas também compôs músicas para os filmes. Os membros mais conhecidos dos oito irmãos são: Viktor, o irmão mais velho, um grande compositor; Dmitryi, o mais famoso poeta e ator, a sua irmã mais nova Alena Buzylyova, que se tornou um cantor reconhecido, e também Mikhail, actor.


Nikolay Slichenko (Belgorod, 27/12/1934)
Ator de teatro desde a sua juventude, ele sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, no qual ele perdeu o pai e outros membros de sua família. Ele já ganhou vários prêmios importantes como Artista do Povo da URSS (1981), prêmio de Estado da URSS (1987), e da Ordem para o serviço a Pátria (2004). Em 1977 ele foi apontado como o produtor do Teatro Romen de Moscovo. Há também uma estrela que leva seu nome.
 
Reino Unido
Sir Charles Chaplin (Walworth, Londres, 16/4/1889 - Vevey, Suíça, 25/12/1977)

Nascido Charles Spencer Chaplin, seus pais eram artistas do music hall. Costuma-se supor que ele era judeu, uma afirmação que não parece ser verdade. Sentiu-se fortemente identificado com os judeus e manifestou a sua defesa do povo judeu, mas não há nenhuma fonte documentados para afirmar com certeza se ele tinha ascendência judia. Por outro lado, sabe-se que sua mãe, Hannah Smith, foi Romanichelle, e provavelmente também o seu pai era. Ele foi nomeado cavaleiro em 1975.


Sir Michael Caine (Rotherhithe, Londres, 14/3/1933)
Nascido Maurice Joseph Micklewhite, era uma tradição de sua família Romanichelle Maurice para chamar o filho primogênito. Como ator, ele foi premiado com o Oscar duas vezes (1986 e 1999). Ele foi nomeado cavaleiro em 2000 por sua contribuição às artes do espectáculo.


Bob Hoskins (Bury St. Edmund's, Suffolk, 26/10/1942)
Robert William Hoskins, como muitos ciganos, passou a juventude viajando e realizando atividades pontuais como trabalhar no circo. Então ele se virou para o cinema e teve sucesso como ator. Sinti Sua família por parte de mãe são alemão. Outros atores britânicos com ascendência cigana - que remonta a algumas gerações atrás - são Sir Sean Connery, Sir Roger Moore, tendo ambos apresentado James Bond, e Leonard Whiting. Stuntmen: Há muitos ciganos que jogaram em filmes famosos como dublês (homens que substituem os atores em cenas que exigem habilidades especiais e esforços), não são famosos, nem os seus nomes constam nos créditos ou, ainda, que merecem reconhecimento para a sua participação ainda não é possível mencioná-los pelo nome. Roma tem se empenhado principalmente em filmes de história bíblica e "spaghetti" westerns.
 

Músicos e cantores (exceto Flamenco)
Argentina
Sandro Também conhecido como "Sandro de América" ou "Gitano"(Buenos Aires, 19/8/1945 - Mendoza, Argentina, 4/1/2010)
Seu nome civil era Roberto Sánchez, apesar de que não era seu sobrenome original, tendo o avô paterno chegou na Argentina da Europa Oriental. Com mais de quarenta anos de carreira artística, Sandro foi a cantora mais popular da Argentina, eo primeiro artista latino-americano que atingiu um estágio transbordante cheia no Madison Square Garden de Nova York várias vezes. Com o seu primeiro concerto na arena mais famosa do Mundo, em abril de 1970, Sandro se tornou a primeira cantora na história cujo concerto foi transmitido via satélite. Sandro era uma estrela de rock and roll nos anos sessenta, inspirado por Elvis Presley. Seu estilo apaixonado conquistou o público feminino na Argentina e em todo o continente. Por seu talento artístico e a capacidade de renovação, a sua música tem sido sempre a par dos tempos, e ao longo de sua carreira, ele era principalmente um cantor balada romântica.




Yo soy gitano
Señor de muchos caminos, amante y aventurero, Soy de la raza gitana, su príncipe y heredero. Una raza que de vieja su historia lleva perdida, Cabalga junto a la muerte y su caballo es la vida. Vengo de tierras lejanas, de allí donde nace el día, No tengo nación ni patria pues la Tierra es toda mía. Soy padre de la alegría y hermano de la tristeza, Peleo ante la injusticia y me rindo ante la belleza. Y aunque no tengo corona soy de reyes, soberano, Pues es mi mayor orgullo señores, yo soy gitano.
(Sandro)

 

BélgicaDjango Reinhardt (Liberchies, Bélgica, 23/1/1910 - Fontainebleau, França, 16/5/1953)Jean-Baptiste Reinhardt foi o primeiro e continua a ser o maior músico de jazz europeu. Suas origens nunca foram um mistério, ele pertencia a uma das mais numerosas famílias alemãs dos Sinti, do grupo Eftavagarya. Mesmo depois de dois de seus dedos ficaram gravemente danificado por um acidente, Django excepcionalmente realizadas violino, violão e banjo com o uso dos dedos saudável. Estilo particular do Django também é definido "Gypsy Jazz". A Família Reinhardt conta com muitos músicos de jazz pendentes, entre eles os violinistas Schukarnak Reinhardt e Martin Weiss, e os guitarristas Babik Reinhardt, Hänsche e Maurice Weiss.


Bulgária
Reyhan (23/7/1986 - 25/7/2005)

Reyhan foi um cantor popular cigana. Ela gravou alguns discos, principalmente em idioma turco, e estava se tornando uma estrela quando morreu em consequência de um acidente rodoviário.


Tcheco
Józka Kubík (Hrubá Vrbka, Hornácko, Moravia, 9/4/1907 - 8/2/1978)

Józka Kubík pertenciam ao grupo quase extinta de Moravian Roma. Sua família era tradicionalmente ferreiros e músicos. Ele aprendeu a tocar violino na infância e na idade de quinze anos, ele estava conduzindo um conjunto folk. Ele foi o primeiro músico que introduziu Cymbalon entre violinos e violas em uma orquestra folk Checa, que exigiu o desenvolvimento de um estilo de jogo mais elaborado. Ele foi um dos poucos Moravian Roma, que sobreviveu ao Holocausto romani. Em 1990, um asteróide descoberto por astrônomos Jozkakubik Checa foi nomeada em sua homenagem.


Iva Bittová (Bruntál, Moravia, 22/7/1958)
Nascido de um pai cigano e mãe judia, Iva Bittová seu talento herdado do pai, que era um músico de renome na Tchecoslováquia. Ela é um excelente violinista e uma lenda da música moderna checa. Seu estilo é definido como avant-garde, uma original mistura de folk e música contemporânea criado por ela mesma. Ela também é compositor de muitas das suas obras e emprega exclusivo, técnicas de realização pessoal. Ela alcançou sucesso internacional e dá concertos em toda a Europa e os E.U.A.. Sua irmã Ida Kelarova é um cantor e músico de estima internacional, fundador do ensemble "Romanó Rat" (Gypsy Blo
od).


França
Biréli Lagrène (Saverene, Alsácia, 4/9/1966)
Seguindo os passos do Django, o guitarrista Biréli Lagrène se revelou ser uma criança prodígio de apenas 13 anos quando fez sua primeira gravação. Nascido em uma família de auto excelentes músicos ensinou, Biréli ainda vive em caravana, uma Manouche fé. Um mestre de versatilidade, passou a fusão da música moderna na década de 80 e voltaram para a Gypsy Jazz traditonal na década de 90, tendo criado o seu próprio estilo. Ele é o fundador de "Gypsy Jazz Project".
Alabina ( "Los Niños de Sara", os primos Antonio, Ramón, Santiago e Coco)
O grupo Alabina, que alcançaram sucesso internacional, é composto por Los Niños de Sara juntamente com o cantor israelense Ester Zach ( "Ishtar"). Os quatro primos são ciganos e ter crescido como músicos na escola de Flamenco. No entanto, eles desenvolveram o seu próprio gênero, que é uma fusão de folk Médio Oriente, rumba, ritmos norte-Africano e outros estilos que eles acrescentam um sabor Flamenco ligeiro.
Alemanha
 

Drafi Deutscher (Berlim, 9/5/1946 - Frankfurt am Main, em 9/6/2006)
Drafi Franz Deutscher Richard era o filho do pianista húngaro Drafi Kálmán. Ele era um compositor Schlager e cantora pop, e produtor. Muito bem sucedido na Alemanha, ele também compôs alguns sucessos internacionais de artistas conhecidos. Ele usou vários pseudônimos diferentes e realizou um estilo de vida excessiva.


Marianne Rosenberg (Berlim, 10/3/1955)
Ela é uma cantora de música Schlager, filha de Roma sobrevivente de Auschwitz Otto Rosenberg. Ela alcançou sucesso na década de setenta, não só na Alemanha mas também em países vizinhos. Ela ainda está em atividade e suas canções normalmente chegar a uma posição em gráficos alemão.


Ay? (Köln, 14/9/1980)
"Afro-cigano" é como esta meia-iorubá e meia-romani romeno cantora está definido. O nome dela é Joy Olasunmibo Ogunmakin e Ay? é seu nome artístico, que significa alegria na língua de seu pai. Sua música é um estilo misto, como ela mesma. Seu primeiro álbum, Soul-raggae-gênero folk, tem alcançado grande sucesso, chegando a platina ou ouro na Europa. Embora mais perto de suas raízes Africano, ela também é influenciada pela sua herança cigana e estilo de vida.


Grécia
Kostas Pavlidis (Atenas, 4/11/1974)
Kostas Pavlidis é um dos cantores mais qualificados da Grécia contemporânea. Ele vem realizando desde sua infância, e assinou seu primeiro contrato profissional sendo apenas quinze anos. Em sua carreira artística que tem caracterizado a música dos compositores mais prestigiados da Grécia, assim como suas próprias composições. Em 1993 ele participou do concerto de música cigana que foi, então, lançada no álbum "Songs of Gypsies da Grécia". Desde então, ele foi gravar com os artistas mais importantes grego, e está a contribuir para a modernização da cultura romani grego musical.



Yiorgos Mangas (Livadia, Viotia, 23/8/1952)
Yiorgos Mangas é um Rom grego, considerado o melhor jogador contemporâneo clarinete solista na Grécia. Seu estilo particular e da técnica, usando escalas complexas sobre um fundo harmônico modal, slides e mudanças inesperadas, e sua forma pessoal de interpretação e capacidade de improvisação tem conquistado o público não só em sua terra natal, mas em toda a Europa e América. Suas peças estimulando e performance de palco criando uma atmosfera animada na platéia.


Eirini Merkouri (Ilion, Atenas, 26/5/1981)
Eirini Merkouri é uma cantora pop de crescente popularidade na Grécia. Ela pertence a uma família de músicos ciganos. Seu primeiro álbum a solo foi lançado em 2001.


Grécia/Israel
Glykeria (Agio Pnevma, Serres, Grécia, 1953)

Nascido Glykeria Kotsoula, ela é uma das cantoras mais bem sucedidas grego. Sua carreira é marcada por lançamentos platina e vários espectáculos com artistas de prestígio. Ela é a melhor apreciado cantor estrangeiros em Israel, de ter dado concertos com Ofra Haza, o artista mais famoso de Israel e com a Orquestra Filarmônica de Israel. Ela canta também em hebraico e foi o único não-artista israelita a ser convidados a participar no concerto memorial em homenagem a Yitzhak Rabin, em Tel-Aviv. Ela foi feita cidadão honorário de Jerusalém em 1994.


Hungria
János Bihari (Nagyabony, 21/10/1764 - Budapeste, 26/4/1827)
János Bihari foi o mais famoso violinista do seu tempo, e é a intérprete mais representativos da Verbunkos "gênero. Há 84 das suas composições que mostram o seu talento tão grande, que ele foi solicitado a realizar nas cerimónias mais importantes, incluindo todo o Congresso de Viena. Ele também foi o autor do Rákóczi de Março, que mais tarde inspirada Ferenc Liszt e Berlioz.


István Dankó conhecido como Pista Dankó
(Szeged-Szatymaz, 14/6/1858 - Budapeste, 29/3/1903)

Autor e intérprete da música folclórica húngara, foi também chamado de "Nótafa" cantor folk. Em sua cidade natal, ele compôs a música para mais de quatrocentas obras de poesia. Então ele se mudou para Szatmar e casou Ilonka Joo, a filha do prefeito daquela cidade, o casal teve que fugir em estilo romani-após a desaprovação do pai, porque Dankó era um cigano. Em sua carreira ele conheceu as personalidades mais importantes da época e até mesmo se tornou seu amigo pessoal, incluindo o primeiro-ministro István Weckerle e muitos reconhecidos escritores e poetas como húngaro Géza Gárdonyi. Dankó estilo musical foi muito bem sucedida entre o público em geral. Ele compôs "A bejövetele magyarok" - "A Marcha dos Húngaros" -, para a comemoração do milésimo do Estado húngaro, em 1885. Vinte anos após sua morte, uma estátua dele foi erguido em Szeged pelo rio Tisza. Pista Dankó foi o segundo húngaro János Bihari ROM depois de ganhar essa honra.


György Cziffra (Budapeste, 5/11/1921 - Senlis, França, 17/1/1994)
Um grande pianista, ele interpretou compositores clássicos como Chopin e Liszt de uma maneira particular. Nascido em uma família humilde do húngaro Roma, foi reconhecido internacionalmente como um excelente pianista e mestre da improvisação. Após a Segunda Guerra Mundial, ele foi preso por motivos políticos e sofreram torturas que visava prejudicar suas mãos. Tendo sido lançado, ele emigrou para a França e sua capacidade foi restaurada. Suas performances na Europa Ocidental creditado lo como um pianista excepcional poética.


Roby Lakatos (Budapeste, 1965)
Roby Lakatos é descendente direto de János Bihari e um membro de uma tradicional família de músicos ciganos, no qual recebeu a sua formação musical, em seguida, concluído no Conservatório Béla Bartók de Budapeste. Ele é um violinista extraordinariamente versátil, capaz de combinar clássico, jazz e estilos folk em uma performance única. Compositor e arranjador, ele fundou seu próprio conjunto e se apresentou em festivais internacionais com orquestras de prestígio. Sir violinista Yehudi Menuhin estava entre seus admiradores.



Ferenc Snétberger (Salgótarján, 1957)
Ferenc Snétberger pertence ao grupo dos Sinti. Sua carreira como guitarrista foi desenvolvido desde a sua infância, cultivando diferentes gêneros, do clássico ao jazz, folk e tango. Sua primeira composição para violão e orquestra, "In Memory Of My People" foi feito por iniciativa de músicos de Israel para celebrar o 50 º aniversário do fim da Shoah. Ferenc Snétberger dedica este trabalho à memória da Shoah romani, inspirado na música cigana profundamente apaixonado.


Kalman Balogh (Miskolc, 1959)
Nascido em uma família cigana de reconhecida tradição musical, Kalman Balogh cymbalist é um virtuoso. Graduou-se na Academia Ferenc Liszt de Budapeste, e em 1985 ele foi premiado como Young Master of Folk Arts. O Cymbalon é um instrumento particularmente original typcal dos Ciganos húngaro, um martelo xilofone tocado com baquetas, que Kalman Balogh joga com maestria e compreensão. Ele fundou seu próprio conjunto e tem alcançado sucesso internacional.


Elek Bacsik (Budapeste, 22/5/1926 - Glen Ellyn, Illinois, 14/2/1993)
Guitarrista e violonista, começou a jogar desde a sua juventude como é comum entre húngaro Roma. Em 1949 ele deixou a Hungria, seguindo seu amigo pessoal György Cziffra. Depois de ter jogado em conjuntos na Europa, com algumas figuras notáveis do jazz, em 1966, emigrou para os Estados Unidos, onde completou sua carreira como músico de Jazz. Ele também era violinista na orquestra de Elvis Presley, gravou com Dizzy Gillespie e apareceu em vários concertos com grandes representantes do jazz americano.


México
Lila Zellet Elías (México DF, 2/4/1971)
Lucila Tellez Elias Nemer pertence a uma família cigana sírio-libanesa. Ela é uma dançarina e cantora, fantasia e cenógrafo, bem como diretor de arte em teatro, dança, ópera e cinema desde 1991, e professor de artes visuais e história da arte desde 1993. Seu trabalho é dedicado à pesquisa, conservação e difusão de romani musicais e coreográficas e expressões do Oriente Médio, bem como novas propostas de ligação cultura cigana e da América Latina. Ela desenvolveu um sistema de ensino de dança para profissionalizar as formas coreográficas romani na escola que fundou, madrasat Al Mosharabía, uma do tipo na América Latina. Diretor da dança cigana e música ensembles "Egiptanos" (2003) e "Cigani" (2004), ambos criados para difundir e promover a cultura cigana. Sua especialidade é cantar dos mouros e dança, a recriação do momento histórico do encontro entre os mundos oriental e ocidental.


Alfonso Mejia-Arias (Veracruz, 11/9/1961)
Músico, escritor e político. Ele estudou violoncelo, história da arte e outras disciplinas de música no Conservatório Nacional e da Universidade Nacional Autônoma do México. Especializado em música tradicional japonês, ele tem sido reconhecida como a primeira latino-americana performer shakuhachi. Ele é um especialista em música barroca, bem como, e diretor de orquestra de câmara. Como político, ele é um defensor dos direitos humanos de grupos minoritários, como o seu próprio povo romani.




Holanda The Rosenberg Trio Stochelo (19/2/1968),
Nonnie (9/3/1956) & Nous'che (23/2/1965)

A família Rosenberg são Sinti com uma longa tradição como músicos. Desde a sua infância, Stochelo e seus primos aprendeu a tocar violão e outros instrumentos de corda de seus pais e tios. Eles foram usados para executar em acampamentos ciganos e igrejas por toda a Europa, mas não para o público comum, até 1989, quando estes talentos foram convencidos a deixar sua música ser conhecida, realizados em teatros e gravada.



Jimmy Rosenberg (Asten, 10/4/1980)
Joseph Rosenberg nasceu em uma família Sinti, ele foi revelado para ser um grande guitarrista de 13 anos de idade. Sendo ainda um adolescente, tocou com gênios como Biréli Lagrène, Stéphane Grappelli, Rosenberg Stochelo e outros, e excursionou em concertos na Europa e nos Estados Unidos, incluindo o Carnegie Hall de Nova York. No entanto, ele ainda prefere viver como um verdadeiro Sinti, em uma caravana.


Mariska Veres (Den Haag, 1/10/1947 - 2/12/2006)
Ela era a filha do violinista húngaro Lajos Veres Gypsy. Ela foi uma cantora e sua carreira começou na década de 60, quer como solista ou com bandas diferentes. Ela conseguiu a popularidade como o vocalista do Shocking Blue, ela se juntou ao grupo com a condição de que seu relacionamento com os membros seria apenas profissional. Uma beleza enigmática, com uma bela voz, ela segurava uma vida saudável: na era da revolução da juventude, ela era conhecida por ter retirado a partir de álcool, tabagismo e outras atividades que marcaram esse período. Após o fim do grupo, em 1974, ela continuou sua carreira como solista ou cantando com vários músicos de jazz. Ela era uma cantora muito popular na Holanda até sua morte súbita.
 
Polônia
Edyta Górniak (Ziebice, 14/11/1972)

Edyta Górniak é filha de pai cigano e mãe polonesa. Sua infância foi marcada por discriminação por causa de sua origem cigana, porém, ela conseguiu se tornar o primeiro astro na Polônia e depois na Europa e na Ásia. Ela foi a primeira cantora polonês que participaram do Festival Eurovisão (1994), e seu segundo lugar é a mais alta classificação atingido pela Polónia em que a competição até agora. Ela canta em polonês e Inglês, e recebeu muitos prêmios e também cantada em dueto com José Carreras.


Romênia
Sergiu Celibidache

(Roman, Roménia, 11/6/1912 - München, Alemanha, 14/8/1996)

Sergiu Celibidache foi sem dúvida um dos maiores regentes de orquestra do século 20. Ele pertencia à minoria cigana numerosas da Roménia. Ele foi o maestro principal da Orquestra Filarmónica de Berlim 1945-1954 e da Orquestra Nacional de França, de 1973 a 1975. Celibidache era também o regente convidado da Orquestra Süddeutschen des Rundfunks, Stuttgart, e colaborou com a Münchner Philharmoniker. Por convicção pessoal, ele se recusou a gravar suas apresentações para fins comerciais.


Maestro Ion Voicu (Bucareste, Roménia, 8/10/1923 -1997)
Considerado o melhor violinista da Roménia, de todos os tempos, Ion Voicu foi o fundador da Orquestra de Câmara de Bucareste em 1969. Ele já tocou com as mais prestigiadas orquestras como a Filarmónica de Berlim e da Orquestra Sinfônica de Londres, e com celebridades como Yehudi Menuhin e Hepzibah, David e Igor Oistrakh, Szeryng Henryk, Leonid Kogan, Cristoph Eschenbach, Monique Haas, etc


Gheorghe Zamfir (Gaesti, Dâmbovita, 6/4/1941)
Gheorghe Zamfir é o mais famoso nai (pan-virtuoso) flauta. Graduado como regente, em Bucareste, introduziu a flauta pan nos mais variados gêneros musicais e criou o estilo nai órgão com interpretações inovadoras. Atuou em shows no mundo inteiro, incluindo o Carnegie Hall de Nova York. Por suas realizações, recebeu a Ordem de Mérito Cultural da França, eo título de Chevalier de França, Bélgica e Luxemburgo. Zamfir também publicou ensaios e poesia, e também é um pintor, tendo apresentado suas obras em exposições. Ele também tem uma fundação com fins humanitários e culturais.


Johnny Raducanu (Braila, Roménia, 1/12/1931)
Chamado de "Mr. Jazz da Roménia ", é um pioneiro da música de jazz em seu país e um desempenho excepcional, principalmente como pianista. Ele pertence a uma família cigana de tradição musical longa. Ele já tocou e gravou com muitos dos maiores artistas de Jazz, foi galardoado com o preço da excelência pela União dos Compositores e romeno recebeu um membro honorário da Academia New Orleans Jazz. Ele também é o fundador da escola de Jazz romeno e do Presidente da Federação Jazz romeno.


Rússia
"Steshka" Stepanida Soldatova (1787 - 1822)
Steshka, como era popularmente conhecido, foi uma extraordinária cantora e dançarina. Ela começou sua carreira no coro Gypsy sendo ainda muito jovem. Aos dezesseis anos de idade, ela ficou impressionada com estilo italiano Bel Canto, de modo que ela decidiu estudar essa disciplina - uma escolha bastante incomum para um artista Gypsy naqueles tempos - e então aplicou-se técnicas profissionais para a canção popular russa, criando suas próprias estilo, harmonizando as qualidades da ópera italiana, com o gênero tradicional cigana. Teve seu próprio conjunto, um típico cigano um. Ela se tornou uma lenda por várias gerações de músicos e compositores. Ela também tinha grandes qualidades humanas, e suportado com o dinheiro dela muitas famílias pobres, além de um seu próprio. Quando Napoleão invadiu a Rússia e foi em Moscou, ele pediu a ela para ouvi-la cantar, mas ela estava se apresentando para as tropas russas em outro lugar.
 

Mishka Ziganoff

(Odessa, Império Russo, Século 19 – Cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, depois de 1921)
Virtuoso acordeonista e músico Klezmer, ele era um cigano russo bastante familiarizado com a cultura e língua iídiche. Entre suas composições e gravações, a música "Koilen" (ou "Dus Zekele Koilen") inspirou a melodia do conhecido hino italiano Partizan, "Bella Ciao".


Mikhail Erdenko (1885 - 1940)
Mikhail Erdenko foi o fundador de uma dinastia de músicos russos Roma, cantores, dançarinos e artistas. Um violinista notável, ele era professor no Conservatório de Moscovo e um amigo pessoal de Lev Tolstoi, para quem ele também tocou. Ele era um mestre em arranjos de música popular, dos quais o mais célebre é a sua versão do Kol Nidrei, uma oração judaica em aramaico que é dito na Sinagoga de serviço à noite no Yom Kippur, o Dia da Expiação. Kol Nidrei Erdenko's ainda é considerada a versão mais bonita da oração.



A Família Erdenko
Quase todos os membros da família Erdenko são dedicados à música cigana folk, música e dança, artes cênicas e circenses. Vários deles se tornaram artistas bem conhecidos na Rússia e no mundo inteiro: Lyubov Erdenko, era um excelente dançarino e compositor; Aleksandra Tushenko, cantor e dançarino, o casal Roza e Nikolay Erdenko, músicos e artistas que são atualmente os altos representantes da família.


Nikolay Ivanovich Erdenko (Kursk, 29/11/1945)
Violinista talentoso, ele é o "patriarca" do povo cigano russo moderno. Sendo ainda um estudante, ele foi chamado para tocar com uma orquestra sinfônica no Japão, e depois declinou uma proposta para ensinar no Conservatório de Tóquio. Nikolay Erdenko é considerado um especialista por músicos que se distingue por tê-lo tido como um conselheiro e professor. Músico e cantor, seu estilo é a par das vezes, mas mantendo a profundidade da alma cigana popular tradicional. Participou de trilhas sonoras de filmes sobre histórias de ciganos, incluindo o filme mais célebre do gênero, "Tabor uhodit V Nebo". Gravou álbuns com sua esposa e suas filhas Roza, em romani e russo.



Loyko (Sergei Erdenko, Oleg Ponomarev, Alesha Bezlepkin, Vadim Koulitskii, Georgy Osmolovsky, Leonsia Erdenko)
O nome deste conjunto russo folk cigano foi dado em homenagem a Loyko Zabar, um violinista cigano lendário do século 19. Fundada por Sergei Erdenko, filho da dançarina Lyubov Erdenko, e seu primo Oleg Ponomarev, neto do violinista Vasily Ponomarev, ambas as famílias de uma longa tradição artística. Originalmente um grupo masculino, em seguida, se juntou a eles o vocalista Leonsia Erdenko, filha de Nikolai e Roza. Todos eles músicos profissionais, que receberam educação de música clássica, além da tradição popular herdado de seus antepassados. Além do grupo, Leonsia tem uma carreira brilhante de seu próprio, tendo estudado piano, danças folclóricas, Flamenco, e agir. Ela pertencia ao Erdenko Trio e também participou em diversos projectos com outros músicos e grupos.



A Família Zhemchuzhny
A dinastia de artistas e músicos ciganos russo, fundado por Nikolai Mikhailovich Zhemchuzhny (Voronezh, 20/5/1923 - Moscovo, 22/1/1993)
Um grande músico e cantor de criatividade extraordinária, realizada canções tradicionais russo cigana e composto por um grande número de seus próprios. Seu estilo folk é comparável com o cante jondo de Flamenco de sua carga emocional profundo. Sua música também é executada em vários filmes, incluindo "Tabor uhodit V Nebo", e em muitas peças do Teatro Romen de Moscovo. Ele se apresentou com sua esposa Olga Sergeyevna Aleksandrovich (Vitebsk, 15/3/1922), uma dançarina cigana pendentes. Seu filho Georgii Nikolayevich Zhemchuzhny (Saratov, 5/5/1945) é um ator e diretor, começou sua carreira no conjunto de seu pai e se formou na Academia Russa de Teatro e Artes. Em 1973 ele tornou-se diretor do Teatro Romen. Casado com Ekaterina Andreevna Buddyzhenko Zhemchuzhnaya (Shchekino, Tula, 23/3/1944), uma talentosa atriz e cantora que pertencem a uma família de músicos. Ela começou sua carreira no teatro de Moscovo Romen e desempenhou papéis importantes em vários romances e dramas, deliberando e executando canções populares. Sua filha, Olga "Lyalya" Georgievna Zhemchuzhnaya (Moscovo, 31/5/1969) também é uma excelente atriz e cantora, formou-se na Academia Russa de Teatro e Artes. Ela tem atuado em várias peças com sua mãe, e conseguiu papéis em dramas de qualidade notável como "Olesya" e "Tzyganka Aza".
 
Diana Aleksandrovna Savelyeva (Lvov, na Ucrânia, 16/5/1979)
Diana Savelyeva é uma cantora soprano, filha da dançarina Aleksandr Savelyev e sobrinha-neta de Nikolay Zhemchuzhny. Ela é uma talentosa artista desde sua infância, ela ganhou o primeiro prêmio em concursos de música com a idade de sete, e logo suas performances foram aplaudidos pelo público de diferentes países. Ela estudou teatro musical no Teatro Romen de Moscovo. Ela participa em vários concertos e festivais internacionais Gypsy, realizando diversos gêneros musicais, incluindo o blues, soul, Oriente Médio e outros estilos. Ela desempenhou o papel de Esmeralda na versão em russo de Notre-Dame de Paris, sendo até agora o único autêntico cigano étnicas têm caracterizado esse papel.


Aliocha Dmitrievich (Aleksei Ivanovich Dmitrievich)
(Sankt-Petersburg, 23/3/1913 - Paris, 21/1/1986)

Músico, dançarino e cantor. Sua carreira começou em sua infância em um conjunto da família, junto com seus três irmãos e duas irmãs, era guitarrista e dançarino. Em 1919, eles emigraram para Vladivostok e, posteriormente, para a China eo Japão, realizada em vários países da Ásia e Europa. Dez anos depois, a família se mudou para a França, onde seu talento artístico e estilo de dança acrobática eram amplamente apreciados. Em 1940 estabeleceu-se em Buenos Aires, Argentina, e realizada nos teatros em torno América do Sul, onde ele era conhecido como "Gypsy Baron". Na década de sessenta, descobriu a ser também um cantor talentoso e músicas gravadas, incluindo um dueto com seu amigo pessoal Yul Brynner. Ele se tornou muito popular entre o público russo na Europa e nos Estados Unidos.


Pavel Serebryakov (Tsaritsin, 1909 - Sankt-Petersburg, 1977)
Pavel Serebryakov nasceu em uma família cigana. Sendo um músico talentoso, com a idade de 19 mudou-se para Sankt-Petersburg (então chamada de Leningrado) para estudar piano no conservatório mais antigas da Rússia, onde iniciou sua brilhante carreira: em 1938, tornou-se o director do mesmo Conservatório de Leningrado, um posição que manteve por quase trinta anos, até sua morte. Ele não era apenas um pianista excepcional, mas também um herói popular, depois de ter salvado a vida de muitos colegas e alunos que eram considerados inimigos do regime.


O Trio Kolpakov (Aleksandr Kolpakov, Vadim Kolpakov e Tamara Cherepovskaya)
Aleksandr "Sasha" Kolpakov (Orenburg, 1943) começou a tocar violão de sete cordas russo em sua infância e foi o diretor musical do Teatro Romen de Moscovo. Seu sobrinho Vadim Kolpakov é um músico, compositor, cantor, dançarino e ator dramático. Formado pela Escola de Artes Performáticas Romany Gilori, ele aprendeu a tocar violão de sete cordas, de seu tio. Ele já tocou para presidentes e autoridades de diferentes nações e participou em vários projectos musicais. Os seus concertos em todo o mundo incluem performances no Carnegie Hall de Nova York e do Kremlin. O membro feminino do trio é Tamara Cherepovskaya, cantora e bailarina cigana que excursionou pela Europa e América também como solista.


Rússia / Arménia
Zara (Otradnoe, Sankt-Petersburg, 26/7/1983)
Nascido zarifa Mgoyan, ela é uma cantora profissional romani armênio. Ela foi uma cantora talentosa desde a infância e foi particularmente inspirado na estrela israelita Ofra Haza, tendo gravado as versões de algumas de suas canções, que ela trouxe de volta para o hit parade. Zara executa diferentes gêneros e dá concertos nas mais prestigiadas salas de estágio em toda a Rússia. Ela ganhou vários concursos importantes e foi adjudicado muitos importantes prêmios concedidos pela Academia Russa de Cultura e Artes e de outras instituições, e é considerado um dos cantores mais populares da Rússia.


Sérvia
Janika Balaz (Janika Balázs)

(Lukino Selo, Vojvodina, 23/12/1935 - Novi Sad, Vojvodina, 12/11/1988)
Nascido em uma família de músicos ciganos húngaros, em sua infância, ele manifestou sua vocação artística tocando violino, mas depois se especializou em Tamburitza e tornou-se um virtuoso neste particular, de pescoço longo instrumento de cordas com trastes, típica daquela região e, tradicionalmente desempenhado por Roma . Ele realizou inúmeras apresentações e concertos na Jugoslávia em muitos teatros importantes a nível mundial, caracterizado por filmes documentários e trabalhou com músicos de prestígio internacional. Um monumento que lhe foi erigido em Novi Sad, na frente da fortaleza Petrovaradin, na margem oposta do rio Danúbio.


Boban Markovic e Marko (Vladicin Han, Sérvia)
Boban Markovic é reconhecido como o melhor jogador de trombeta contemporânea dos Balcãs. Sua banda de metais, a Boban Markovic Orkestar, ganhou muitos prêmios importantes e fisrt prêmios em festivais e concursos em toda a Europa e América. Eles executam música do mundo, bem como melodias tradicionais ciganas dos Balcãs. Seu único filho, Marko, se juntou à banda com a idade de catorze anos, e dois anos depois tornou-se solista principal.



Esl
ováquia
Koloman Polák (Košice, 1/2/1974)

Romany compositor e diretor de música clássica e contemporânea. Um jovem talento, no início de sua carreira, ele trabalhou dentro do ambiente artístico romani na Eslováquia, então ele se estabeleceu em Viena e é um dos fundadores de um conjunto com judeus e ciganos músicos e cantores, dos quais ele é o compositor.





Eslováquia / Hungria
Panna Cinková / Czinka Panna

(Germer, atual Eslováquia, anteriormente Hungria, 1711 - 1772)

Nascido em uma família de músicos ciganos, era o mais renomado violinista feminino. Seu talento era evidente desde a infância. Fundou um conjunto cigana com o marido e os irmãos-de-lei, e mais tarde com seus filhos. Sua maestria, excentricidade e beleza feito dela uma lenda viva, que está sendo solicitado pela nobreza, ela se apresentou também para a arquiduquesa da Áustria. Ela foi também um compositor de várias peças de diferentes gêneros musicais.



Espanha
Azúcar Moreno (As irmãs Antonia Encarnación e Salazar)

As irmãs de Salazar nasceram em Badajoz, Extremadura, Calé em uma família com uma longa tradição de cantores e dançarinos de flamenco, incluindo os seus irmãos. No entanto, eles mudaram definitivamente para um self-made estilo que é definida incorretamente como "flamenco-pop", na verdade, uma explosão de sensualidade que se aplicam a qualquer tipo de gênero musical. Sua própria imagem é parte essencial do seu sucesso. As irmãs tornou-se popular não só em toda a comunidade de língua espanhola, dos Estados Unidos à Argentina, mas também no Japão e no mundo. Sua irmã mais nova, Sara Salazar, também é um artista e leva "Alazán", duo de uma família baseada em estilo semelhante.


Las Grecas (As irmãs Carmela e EDELINA Muñoz Barrul)
As irmãs Carmela (Valladolid, 19/7/1954) e EDELINA (Valladolid, 17/2/1957-30/1/1995) teve uma carreira extremamente bem sucedida em um período muito curto. Eles foram vanguarda na música de fusão e introduziu instrumentos eléctricos em swing cigana, misturada com rock, rumba, grego e folclóricas do Oriente Médio, e de outros gêneros, um estilo que, desde então, é chamado de "rock cigano". Após a edição do seu quarto álbum, a sua carreira musical interrompida de repente por causa de problemas EDELINA saúde.


Reino Unido
John Roberts (Rhiwlas ISAF, Llanrhaeadr, 1816 - 1894)
O harpista mais prestigiados do século 19, John Roberts pertencia à família Wood, uma dinastia de músicos romani galês fundado pelo violinista Abram Wood, que teve mais de vinte harpistas destacada entre seus descendentes. John Roberts recebeu numerosos prémios e honrado como o "Telynor Cymru". Ele desempenhou pessoalmente pela Rainha Victoria, em diversas ocasiões, também com seus nove filhos e uma filha, todos eles músicos qualificados.


Sir Henry Joseph Wood
(Londres, 3/3/1869 - Hitchin, Hertfordshire, 19/8/1944)

Henry Joseph Wood pertencia a uma família tradicional Romanichelle, ele era um maestro de orquestra, fundador dos Concertos Promenade. Ele foi também um compositor, cuja obra mais célebre é o "Fantasia on British Sea Songs". Algumas vezes usou o pseudônimo Paul Klenovsky. Cavaleiro em 1911 por seus serviços à música.
 
Martin Taylor (Ayrshire, na Escócia, 1956)
Martin Taylor é um guitarrista auto-didata de prestígio internacional. Ele é um Romanichelle. Entre suas realizações, ele foi concedida a inscrição Império Britânico por seus serviços à música em 2002, tem o British Jazz Award como o melhor guitarrista de dez vezes entre 1987 e 2001, o Doutor Honoris Causa da Universidade de Paisley, Escócia, em 1999, a Pioneer vida da nação em 2003 e outras honras e medalhas.

David Essex (West Ham, Londres, 23/7/1947)

Nascido David Albert Cook, o cantor pop e ator, é um Romanichelle. David Essex foi presidente da União Romani da Grã-Bretanha e é ainda um membro ativo do Conselho de cigano. Em 1999, foi condecorado pela rainha da Ordem do Império Britânico por seu compromisso em artes e trabalhos de caridade.
 
Albert Lee (Sao Paulo, 21/12/1943)
Albert Lee é um Romanichelle e um guitarrista conhecido da música country, blues e rock'n'roll, que já tocou com vários dos mais famosos artistas nesses gêneros. Ele ganhou o Grammy em 2002, e outros prêmios concedidos pela Academia Britânica de letristas, compositores e autores, a British Country Music Association. Ele também é um talentoso pianista e vocalista. Denny Laine (Birmingham, 29/10/1944) Brian Hines nasceu em uma família Romanichelle, é um guitarrista, compositor e cantor. Membro da The Moody Blues e co-fundador com McCartney da Wings. Atuou como solista desde os doze anos de idade, seguindo o estilo jazz inspirado por Django Reinhardt.


Estados Unidos Elvis Presley
(East Tupelo, Mississippi, 8/1/1935 - Memphis, Tennessee, 16/8/1977)
Não é necessário explicar quem Elvis Aaron Presley foi. Talvez o que é menos conhecido dele é que seus antepassados vieram da Alemanha no início do século 18 e seu sobrenome original era Pressler. Eles faziam parte do povo Sinti vulgarmente conhecido como "Black holandês", também chamado de "Chicanere" ou "Melungeons". É também provável que do lado de sua mãe, Smith pelo sobrenome, a família teria sido de origem Romanichelle, como é comum que Holandês Preto e Romanichelle casar, mas manter separados de outros grupos.


Rickie Lee Jones (Illinois, 8/11/1954)
Cantora e compositora, ela tem realizado diversos gêneros musicais, principalmente inspirado em estilos de blues e jazz. Ela é de origem romani galês. Conhecido por seu estilo de vida pouco convencional, pois sua juventude, viveu em lugares diferentes thoughout os Estados Unidos. Ela ganhou o Grammy por duas vezes. Uma antologia de sua carreira foi relased no álbum "Duquesa de Coolsville".
 

Prémios Nobel
Dinamarca
Agosto Schack Steenberg Krogh

(Grenå, Danmark, 5/11/1874 - København, 13/9/1949)

Conhecido como Dr. August Krogh, este foi um cientista dinamarquês Rom, professor da Universidade de Copenhaga entre 1916 e 1945. Ele conseguiu várias descobertas importantes no Zoophysiology, exposto em seus livros de troca respiratória em Animais eo Homem (1916), osmótico Regulamento (1939) e Fisiologia Comparada dos mecanismos respiratórios (1941). Galardoado com o Prémio Nobel da Medicina em 1920 por sua descoberta do regulamento dos capilares durante o trabalho muscular, os estudos que foram publicados em seu livro A Anatomia e Fisiologia dos capilares (1922).


Pioneiros & Aventureiros
Império Britânico
Agostinho Bearce

(Grã-Bretanha, 1618 - Hyannis, Massachusetts, entre 1686 e 1687)

Agostinho foi um Bearce Romanichelle deportados pelas autoridades britânicas para as colônias na América em 1638, porque ele era um cigano. Ele foi registrado entre os passageiros do Confiança "sendo de 20 anos. Provavelmente chegaram a Plymouth, Massachusetts, mudou-se para Cape Cod, em 1639 e se casou com a princesa Wampanoag Hyannos Little Dove, a neta do Sachem Grande Highyannough e da princesa da tribo Nanhigganeuck. Agostinho Bearce é lembrado como um crente em Deus zeloso, detentor de Shabbath e os Dez Mandamentos. Ele tem descendência ilustre em toda a história dos Estados Unidos. Ele é o mais conhecido cigana que uma mulher casada time, porém, os casamentos devem ter sido bastante freqüentes, como a maioria dos deportados Roma eram do sexo masculino e foi muito mais fácil encontrar mulheres entre os nativos, sendo ambos os povos excluídos da participação activa no sociedade branca. Tal fenômeno foi mais evidente na região dos Apalaches, a terra dos Melungeons. * Agostinho Bearce e descida Little Dove inclui dois presidentes dos Estados Unidos, no entanto, o romani-Wampanoag património desapareceu depois de várias gerações de casamentos entre a população anglo-saxão, e os presidentes não podem ser consideradas como Romanichelle ou nativos americanos, claro. (Esta informação é apenas uma curiosidade genealógica).



James Squire (Kingston-Upon-Thames, Inglaterra, 1754 - Sydney, Austrália, 16/5/1822)
James Squire pertencia a uma família cigana que foi amplamente conhecido na Inglaterra. Em 1788, ele foi deportado da primeira frota para a Austrália, onde a sua vida se transformou em uma seqüência de atividades bem sucedidas. Conseguiu no cultivo do lúpulo, o primeiro na Austrália, e foi também o fundador da primeira cervejaria no continente, em 1798. Tornou-se também uma autoridade do distrito. Seu funeral foi o maior já realizado na colônia. Seu neto, James Squire Farnell, Premier foi o primeiro de Novo Gales do Sul nasceu na Austrália. Alemanha
Walter Balthazzar Reinhardt (Trier / Trèves, 1720? - Sardhana, Índia, 1778)

Este aventureiro, difamado pelos historiadores ocidentais (que nem sequer pode afirmar se ele nasceu na Alemanha, França, Luxemburgo, Suíça ou Áustria) também é conhecido por seu apelido "Samru", uma adaptação Indic do francês "Sombre", nome dado a ele provavelmente por causa de sua pele escura. Após uma briga com seu irmão Jakob, foi registrado no francês Companhia das Índias Orientais como um marinheiro e chegou à Índia em 1754. Ele, aparentemente, passou para o britânico em Bengala e voltaram para o francês em Chandarnagar (Há outra versão, que estava em primeiro lugar no exército britânico e, em seguida passou para o francês). Seja qual versão é direito, é um fato que ele sabia muito bem tanto o francês e as escolas de guerra britânicos. Posteriormente, ele deixou os colonizadores europeus para os governantes indianos, depois de ter seu próprio exército composto por índios guerreiros e soldados também europeus, principalmente desertores do britânico. Desde que a história foi escrita pelos vencedores, que foram derrotados por ele, ele é acusado de ser o responsável pelo abate dos britânicos em Patna, um evento que teve lugar depois de ele repetidamente exortado os britânicos a se render. Por outro lado, se ele realmente era um guerreiro sanguinário, ele não estava pior do que os oficiais britânicos e franceses, que certamente não eram nem missionários, nem Médecins Sans Frontières. Seu exército era o único na Índia, que combateu os ingleses, com sucesso, e estava invicto durante toda a sua carreira. Como recompensa por seus serviços, o imperador indiano deu Samru Reinhardt principado de Sardhana como sua propriedade e domínio; ele se casou com uma senhora indiana, Begum Yohanna Samru, que o sucedeu após sua morte, como o líder do seu exército.


Presidentes da República
Brasil
Juscelino Kubitschek de Oliveira

(Diamantina, Minas Gerais, 12/9/1902 - Resende, Rio de Janeiro, 22/7/1976)

Presidente do Brasil (31/1/1956-31/1/1961), para o Partido Social-Democrata (esquerda moderada). Seu avô era um Rom checo, Jan Kubícek, nascido em Trebon, na Boêmia. Durante seu governo não havia prisioneiros de consciência. JK (como é geralmente conhecido) transformou o Brasil em uma potência industrial, fundou a indústria automotiva e desenvolveu a construção de estradas em todo o país. Sua maior realização conhecida foi a fundação de Brasília, a nova capital, em 21 de abril de 1960. Presidente Kubitschek reconheceu publicamente sua origem cigana, e muitas vezes ele convidou representantes de Roma para um jantar na residência presidencial.
Washington Luís Pereira de Souza
(Macaé, Rio de Janeiro, 26/10/1869 - São Paulo, 4/8/1957)

Presidente do Brasil (15/11/1926-24/10/1930), foi o último presidente democrata da República Velha. Ele pertencia a uma família de ciganos Calon. Lançado em que os prisioneiros de consciência e parou o toque de recolher que estava em vigor quando ele assumiu o governo. Ele foi escritor e historiador, e após seu retorno do exílio, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Ele também era um namorador bem conhecida.


França
Não é um Presidente da República, mas a primeira-dama (de 16/5/2007 a 15/10/2007)

Cécilia Maria Sara Isabel Ciganer Albéniz (Boulogne-Billancourt, 12/12/1957)
Cécilia Ciganer não pode ser considerado Romany de acordo com seu estilo de vida ou padrões culturais, não obstante, sua linhagem cigana vem diretamente de seu pai Rom judeu, Aron Chouganov, então o nome de André Ciganer, com referência à sua origem étnica, na sua chegada a França da Rússia. Cécilia Ciganer foi por cinco meses, a primeira-dama da França, enquanto ela era a mulher controversa de Nicolas Sarkozy, o primeiro Presidente da República Francesa de Húngaro / origem judaica. Seu irmão Patrick Ciganer, agora cidadão americano, é Program Executive Officer no National Aeronautics and Space Administration (NASA).


Membros do Parlamento

Hungria
Lívia Járóka (Tata, 6/10/1974)
Lívia Járóka vem de uma família de músicos, é jornalista e tem dois diplomas universitários. Ela foi eleito deputado ao Parlamento Europeu quando a Hungria aderiu à União Europeia em 2004, para o Fidesz-Magyar Polgári Szövetség, o grupo do Partido Popular Europeu. Ela é o primeiro CEU graduado no Parlamento Europeu, eo segundo de etnia cigana. Ela é também membro da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e Assuntos Internos, da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros, e da SAARC.

Bernáthné Mohácsi (Berettyóújfalu, 1/4/1975)

Viktória Mohácsi é a segunda mulher cigana que se tornou um membro do Parlamento Europeu quando a Hungria aderiu à União Europeia em 2004, para o Szabad Demokraták Szövetsége, substituindo seu colega de partido Gábor Demszky.


Espanha
Juan de Dios Ramírez Heredia y Montoya (Puerto Real, Cádiz, 29/6/1942)
Jornalista e escritor, Juan de Dios Ramírez Heredia foi o primeiro membro cigano do Parlamento Europeu (1994-1999), pelo Partido Socialista. Em 1995 foi nomeado membro honorário da vida do Conselho da Europa, tendo sido membro da Assembleia do Parlamento desde 1983. Em 1996 fundou a Unión Romaní, que é a principal associação de ciganos em Espanha. Ele é autor de diversas publicações que tratam de questões sociais, bem como língua romani e gramática.


Pregadores
Reino Unido
John Bunyan

(Elstow, Harrowden, Bedfordshire, 28/11/1628 - Snow Hill, Londres, 31/8/1688)

John Bunyan foi o autor do mais popular clássico da literatura cristã: "O Peregrino". Ele é amplamente considerado pelos historiadores como um "funileiro", um nome dado na Grã-Bretanha e da Irlanda, não só para os ciganos, mas também a outros grupos Traveller. No entanto, há evidências fortes de que o Bunyans foram Romanichals, cuja ocupação tradicional é o do braseiro. Em sua obra autobiográfica "Abundante Graça", Bunyan escreveu algumas declarações sobre a sua descendência como a mais desprezada de todas as famílias da terra, e considerou que sua linhagem especial, pode ser que os israelitas perderam - como um pensamento na Inglaterra naqueles tempos era exclusiva dos ciganos. Bunyan se refere claramente a sua família como pertencente a um não comum parentes e uma minoria discriminada. Registros paroquiais da observação do século 16 do Bunyans (e similares de criar este sobrenome) como pertencente aos egípcios ", bem como outros títulos como" fogareiros "," cavalo-dealers "," adivinhos "," vagabundos " , etc, todos eles apontando para o povo cigano. Anais do casamento confirmar a Bunyans ter casado cheio de sangue Romanichels por gerações, e naqueles tempos Roma não se casam com não-ciganos. Também a área de Elstow, onde ele nasceu, foi durante séculos uma solução cigano. A prova de que ele era um Romanichal foi dada pelo cantor e compositor Vashti Bunyan, seu descendente direto, que atestou que seus avós ainda eram ciganos ciganos. John Bunyan foi imerso no rio em 1653 e foi membro da Igreja Batista. Ele se tornou rapidamente um pregador de sucesso e foi preso por pregar sem licença. Muitas das frases que ele escreveu em sua obra-prima.


Rodney "Gypsy" Smith
(Mill Plain, Epping Forest, Essex, 31/3/1860 - Oceano Atlântico, no "Queen Mary", 4/8/1947)

Rodney "Gipsy" Smith foi sem dúvida um dos maiores evangelistas internacionais de todos os tempos, e melhor ser amado. Ele nasceu em uma barraca e nunca fez assistir a uma aula da escola, no entanto, seu ministério chegou a multidão em cada nação, falado em Inglês e também escreveu vários livros e hinos que ele usou para cantar durante seus sermões. Desde 1899 até sua morte, viajou muitas vezes para pregar nos Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Europa, e onde ele estava a multidão veio para ouvi-lo. King George VI honrou-o com a Ordem do Império Britânico.


Noruega
Ludvig Valentin Karlsen

(Furua, Ullensaker, 10/12/1935 - Oslo, 21/3/2004)

Ludvig Karlsen é considerado o mais amado pregador da Noruega. Ele nasceu em uma família cigana grande e humilde e passou sua infância em assentamentos ciganos. Com poucos anos de educação primária, nunca frequentou a escola nem a Bíblia nem seminário antes de ele começou a pregar o Evangelho. Através do seu ministério, os ciganos norueguês ter atingido um grau de dignidade e respeito que lhes foi negado antes. Ludvig Karlsen mensagem foi dirigida não só ao seu povo, mas para o público em geral, e seu trabalho social para os pobres e os marginalizados. Em 1983 ele fundou o Centro Norueguês Evangelho, uma instituição para reabilitação de alcoólicos e toxicodependentes, que é hoje uma das mais importantes atividades sociais de ajuda no país. Ele também editou um dicionário da língua romani.



Heroes de GuerraCiganos são pacíficos. A guerra não faz parte dos sentimentos romani, e é evitada sempre que possível. No entanto, quando não há escolha, Roma está pronto para servir o Estado a que pertencem. Aqui nós apresentamos alguns heróis romani, que tem sido leal ao seu país. Devemos considerar as pessoas e os seus serviços aos seus concidadãos, os seus esforços para ajudá-los a aproveitar a sua posição, além do fato de que a política oficial do país que pode ser censurável de acordo com alguns padrões democráticos.


Rússia
Aleksandr Baurov

(Sankt-Petersburg, 23/3/1906 - 18/2/1972)

Aleksandr Baurov nasceu em uma família de artistas ciganos, músicos e cantores, e ele mesmo era manter sua tradição, tomando aulas de violão e realizando em coros em sua juventude. No entanto, a Revolução de Outubro, mudou o rumo da sua vida, e ele teve que encontrar uma nova profissão. Ele se formou na Faculdade de Comunicação Eletromecânica e trabalhou como assistente de laboratório. No entanto, ele ainda jogou em um ensemble. Quando a União Soviética entrou na Segunda Guerra Mundial, ele foi enviado para a frente, em 1941, e levou seu violão para tocar para seus companheiros, quando houve momentos de descanso. Devido às suas habilidades, ele foi nomeado como diretor, como o comandante de suporte de comunicação, depois como comandante da 1a Divisão de Aeronáutica. Ele foi premiado com uma Ordem da Estrela Vermelha e um Despacho do Red Battle Banner. Ele também recebeu uma ordem de Alexander Nevsky (muito rara e honrosa um) para a passagem forçada do rio Oder, e um Cross polonês de Valor. Ele participou da derrota do nazismo, na conquista vitoriosa de Leipzig. De 1949 a 1955, tendo o grau de tenente-coronel do Corpo de Engenharia, ele participou na criação e lançamento do foguete soviético.
 
Pavel Yakovlevich Fedrovi (17/2/1902 - 1984)
Primeira classe piloto, engenheiro, major-general da Força Aérea Soviética, verificador do Instituto de Investigação Científica da Força Aérea. Ele foi premiado com medalhas e as ordens para o seu serviço na Segunda Guerra Mundial. Em 1943, ele também estabeleceu um recorde de velocidade de vôo.


Outros Ciganos Heróis da RússiaRoma deram milhares de outros heróis para a Rússia, muitos deles perderam a vida lutando contra os exércitos nazistas, outros viram a vitória dos Aliados no final da Segunda Guerra Mundial. Todos eles merecem uma lembrança honrosa, mas não sabemos todos os nomes, para que possamos mencionar apenas alguns deles como representantes de todos.
Piotr Amidzhanovich,
Abdisha Olyevich,
Montii Olyevich e
Sejdamet Olyevich, da família Kazybeyevikh Roma Criméia
, foram premiados com Condecorations guerra.

Mikhail Dmitriev, lutou durante toda a guerra, e entrou com o exército triunfante soviético em Berlim.

Grigori Petrovich Kuznetzov, participaram na libertação da Polônia e Tchecoslováquia, medalha de coragem.

Vasily Alekseyevich Mushtakov, lutou pela libertação de Budapeste, premiado com medalha.

Vasily Vasilkov, piloto, morreu na batalha de Stalingrado.

Zaikin Vasily Zakharovich, participou na Guerra do finlandês, em seguida, morreu no campo de batalha contra os alemães.



Havia também as mulheres ciganas que desempenhou um papel importante durante a guerra, como:
Anna Belozerova,
Kolpakova
Elena e
Shlykova Aleksandra
, assistentes médicos, morreu na guerra.

Nesta categoria também pode listar as irmãs cientista Natalya Pankova e Lyubov Pankova, acima mencionado, que deixaram de lado as suas carreiras e, voluntariamente trabalhou duro em uma fábrica, fazendo com que os reservatórios de projetores do foguete, como a sua consciência patriótica levou-os para ajudar seu país a lutar os invasores nazistas.

Um herói não da Segunda Guerra Mundial, mas dos tempos modernos, foi Jan Aleksandrovich Sergunin (Reshetnikov), tenente-general e Advogado, restabeleceu o direito civil na República da Chechénia, tentando por todos os meios de forma diplomática fazer a lei prevalecer sobre armas; promovido a criação de centros de reabilitação no Cazaquistão; previsto assessoria jurídica gratuita para os cidadãos contra os procedimentos ilegais. Ele foi também um escritor em língua romani.
 

Jornalistas

Bósnia & Herzegovina
Hedina Sijercic

(Sarajevo, Bósnia e Herzegovina, antiga Iugoslávia, 11/11/1960)

Hedina Sijercic é jornalista, repórter, radialista, escritor, produtor, editor, tradutor. Ela pertence ao grupo Romany Gurbeti. Ela foi a jornalista Romany primeira vez na história da televisão em Sarajevo, e também trabalhou com refugiados e imigrantes na Alemanha e no Canadá.
Tcheco
Jarmila Balazova

(Brno, Morávia, 5/1/1972)

Jarmila Balazova é jornalista Romany trabalhar para a rádio e televisão checa. Em 1992, ela fundou a emissão em língua romani, então ela se engajados na produção de programas de TV para crianças. Ela também escreve para revistas e é o editor de uma publicação mensal romani. Ela é um membro do Conselho do Governo checo para as Minorias Nacionais.
Ondrej Gina
(Rokycany, Bohemia, 22/2/1971)

Ondrej Gina é filho de um ativista Rom aknowledged e o moderador Cigano primeiro número da revista de notícias na televisão checa. Ex-correspondente da Agência Internacional de romani "Romnews" e repórter do jornal de rádio, foi solicitado pela televisão em 1999 e tornou-se moderador.
Reino Unido
Jake Bowers

(Haslemere, Surrey, 28/5/1972)

Jake Bowers é um self-made jornalista nascido em uma família Romanichelle com seus 17 irmãos. Comprometido com os direitos sociais de seu povo, fundou o cigano Media Company. Ele trabalhou para a BBC de televisão e rádio, para o Guardian e as publicações independentes e muitos outros. Atualmente ele está em processo de partida baseado na Internet Romany rádio no Reino Unido.
George Bramwell Evens
(Hull, 1884 - Wilmslow, Cheshire, 1943)

George Bramwell Evens foi muito popular jornalista da BBC, mais conhecido como "ciganos". Suas transmissões sobre a natureza ea vida no campo foram os primeiros a lidar com essas questões. Ele acolheu também programas para crianças, em que ele reproduz os sons da natureza em estúdio com o efeito como se fossem ao ar livre, e descreveu a vida cigana e suas viagens em caravana. Ele também escreveu livros sobre história natural.
 
Personagens de Literatura e Teatro
Os seguintes não são pessoas reais, mas personagens de ficção, ainda assim, incluí-los aqui, pois também são ciganos famosos.
O estilo de vida cigana tem inspirado os autores românticos, a maioria deles realmente não estão familiarizados com a cultura romani, que retratou o personagem intensamente passional ciganos "de uma forma estereotipada, principalmente a sensualidade da mulher cigana e o seu misterioso poder de sedução e encantamento, bem como Romany o conceito de liberdade que é convencional e incompreensível para os padrões estabelecidos social.
Aqui eles estão ordenados por nacionalidade dos autores
.
França* Esmeralda, o dacer cigana, protagonista do romance Notre-Dame de Paris (1831), de Victor Hugo.
* Carmen, do romance homônimo (1845), por Prosper Mérimée, depois adaptado para ópera de Georges Bizet.
Rússia* Zemfira, protagonista feminina do poema narrativo Tzygany [Os ciganos] (1824), de Aleksandr Pushkin Sergeyevich.

* Gruchenka, da história Enchanted Wanderer, de Nikolai Leskov Semyonovich.
* Loiko Zabar e Radda, os principais personagens da história Makar Chudra (1892), por Alexei Maksimovich Peshkov, mais conhecido como Gorkii, que inspirou o filme "Tabor nebo v ukhodit" [O Acampamento Cigano Goes To Heaven], por Emil Loteanu , 1976.
* Masha, do jogo de estar perfeição elusiva, por Lev Nikolayevich Tolstoy (em torno de 1900).
* Olessya, do romance homônimo (1909), de Aleksandr Ivanovich Kuprin.
Espanha
* Candela, a protagonista da história de El Amor Brujo [Spell-Love vinculado] (1914), de Manuel de Falla.
* A noiva, o noivo e Leonardo, do poema trágico Bodas de Sangre [Blood Wedding] (1932), de Federico García Lorca.
Ucrânia* Tzyganka Aza, história por Mikhail Startits.
Reino Unido * Heathcliff, o protagonista masculino da novela Wuthering Heights (1847), de Emily Jane Brontë, foi sua obra literária.
Esta matéria foi realizada por Sándor Avraham, como uma pesquisa pessoal.

Obrigado por fontes de: João Romano Filho (Brasil), Alfred Schachter (Israel), Irka Cederberg (Suécia), Federico Hoffmann Reinhardt (Costa Rica), Jamie Hanley (Califórnia), Nikolay Bessonov (Rússia) e os irmãos Muñoz (Espanha) .
Aviso: As personalidades listadas aqui foram incluídos após uma investigação precisa das fontes. Há outros que, sendo sua ascendência Romany incerto e sem fontes confiáveis, foram excluídos.

Com muita dedicação à nossa tradição,

Cigana Samantha

Nenhum comentário:

Postar um comentário