Pesquisar este blog

LINK...

domingo, 21 de julho de 2013

ACAMPAMENTO CIGANO: A REALIDADE DE UM POVO



Queridos amigos(as), seguidores, ciganos ou não ciganos.

Ha mais de quatro anos atrás desde que descobri a minha descêndencia cigana , fiz uma pesquisa aprofundada sobre o assunto onde tive a honra de conhecer o Chefe Cigano Rhamirez do Clã Kalderash e fui honrosamente convidada a viver e a viajar durante um ano e meio com seu acampamento , onde tive a honra de conhecer, a vida, e tudo o que envolve essa maravilhosa cultura cigana, que me honro do fundo do coração de saber que trago em minhas veias e em minha alma a essência de um povo tão lindo e de muitos mistérios e magia.

O Chefe Cigano Rhamirez e seu maravilhoso Clã me autorizou a descrever sobre minhas experiências em seu acampamento.
Meu resumo será baseado em tudo que vi e vivi neste acampamento , não poderei relatar tudo pois os ciganos são muito reservados, tudo aqui relatado estou escrevendo com a permissão do chefe do Clã Kalderash Cigano Rhamirez que eu tive a honra de conhecer através de minhas pesquisas sobre a Cultura Cigana.

Esclareço que nem todo Acampamento são iguais, cada um tem a sua tradição e vivência, relato aqui apenas o que vivi neste Acampamento em questão e o que me foi permitido descrever.

Muitos ciganos , não vivem assim, muitos vivem como os gajôs( não ciganos).

Como também existem ciganos menos favorecidos que não tem condições nem de manter sua higiene pessoal e vievem por ai perambulando de um lado para o outro pedindo esmolas ou roubando para sobreviver sem chance de ter uma vida melhor e sem estudos por causa de preconceitos.

Espero que quando você ler o meu texto se envolva na magia, na tradição e tudo que envolve esse povo como eu me envolvi profundamente durante todo tempo que estive no Acampamento e cada um de vocês conheça a realidade de um povo.

Agradeço de coração ao Chefe Cigano Rhamirez por essa oportunidade de poder passar um pouquinho de nossa Cultura.
Que Santa Sarah Kali estejam com vocês.
Besos com perfume de Rosas Ciganas.

Optchá!!

Obs: Peço do fundo do meu coração que respeite os direitos autorais, o texto é escrito por mim e com consentimento do Chefe Cigano Rhamirez.
Este texto será incluído no Livro "Ciganos Filhos do Mundo" de Cigano Rhamirez que estará nas bancas em breve.
Meus agradecimentos sinceros


Vaulíria Singer (VGitana)






Ciganos, Gitanos, Gipzys, Tziganes, Manush; Zíngaros


O povo cigano teve sua origem no Egito antigo e na Índia se migraram a vários paises como Europa, Portugal, Alemanha, Ungria, Itália , França ,Brasil de onde se migram até hoje para vários paises.


Os clãs ciganos são divididos em :
Clã ROM . Clã SINTI ou Sintós, Clã CALON ou KALÉ, Clãs Lovara, Clãs Matchuaia, Clãs Kalderash, Clãs Moldovaia,Clãs Piemontesi -

O idioma tradicional entre os Clãs Ciganos é o Romani ou Romanês, mas cada Clã Cigano faz seu dialeto próprio que só é compreendido pelos membros da comunidade, nem mesmo um Clã com outro falam o mesmo dialeto tornando difìcel o entendimanto entre eles , assim acontece com as tradições que variam de um Clã para outro uns com mais rigidez outros com mais liberdade de costumes.
Todos os acampamentos ciganos é comandado pelo Chefe do Clã que são chefiados pelos homens mais velho , nada é decidido ou feito sem a autorização do Chefe do Clã.

A Bandeira Cigana
A Bandeira Cigana, é composta pelas cores azul, verde e vermelho, a Bandeira Cigana foi aprovada em 1971 em Londres, Inglaterra, no Primeiro Congresso Mundial Cigano a Bandeira se tornou o símbolo internacional de todos os Clãs ciganos.
Significado das Cores
O azul representa o céu sobre nossas cabeças e os valores espirituais.
O verde representa a natureza, a terra, o orgânico, o crescimento, e as matas pelas quais muitos caminhos foram abertos pelos ciganos.
A roda vermelha no centro da bandeira representa a Roda Indiana (samsara*).
A roda da bandeira cigana semelhante a roda do vurdón ( Carroça) , tem 16 aros e significa a evolução do consciente com os mundos superiores.

A vida no acampamento :

Alem das Tzara ( tendas) muitos Ciganos usam os carroções e dormem e vivem dentro deles, assim como os cavalos é o simbolo dos acampamentos ciganos
Antes de montar um Acampamento as famílias ciganas, escolhem um lugar mais próspero para montar seu acampamento que são chamados de Tzara ou Tendas.

O ciganos procuram sempre um lugar mais fácil de conseguir comida e que tenha água para sua higiene pessoal e para alimentação, escolherem matas perto de rios, cachoeiras , praias ou mesmo em cidades que tenham esses recursos mais próximos de suas Tzaras.

Antes de montar a Tzara, se for em matas a primeira preocupação é afungentar os bichos ou animais, para isso depois de erguida as tendas, é colocado muitas folhas de Eucalipto no chão ou Citronela, depois disso é que se coloca tapetes grossos para poder montar suas camas que são feitas com muitas almofadões coloridos, não se vê dentro da Tzara mesas e cadeiras apenas almofadas e algumas banquetas feito com troncos de arvores e madeiras.

Também para o ambiente usam velas de Citronela, Cânfora, Andiroba , assim como outras receitas como ; Limão com cravo-da-índia , cascas secas de laranja, erva cidreira ou hortelã queimadas em pires.
Depois desse cuidados com as tzaras pricipais são montadas as tzaras de higiene pessoais como a Tzara bilhoth( em Romani) que seria a mesma coisa que Toallet ou Banheiro, ao contrario que se pensam que os ciganos deixam sugeira por onde andam, muitos são reservados e a higiene fazem parte de sua contuda,
A Tzara bilhoth são construidas em pequenos portes, abrem se um buraco ao chão onde são colocados assentos feitos pela própria comunidade onde esse buraco são grandes e fundos para que tudo seja enterrado , deixando assim a mata do jeito que eles encontraram sem sujeiras isso tambem é feito com todo lixo de todo acampamento .

Na Tzara bilhoth é forrada o chão com ervas anti odores, e forradas com lona evitando humidade, para depois serem colocados os taxos de banho, eles usam aguas fervidas na fogueiras , pois quando se está calor tomam banho de agua fria ou no rio e chacoeiras se a tzara estiverem proximos dela.
A toalha , em romani (reinhi) são feitas de panos grossos como linhos entre outros, secantes.
As Ciganas ( Romi) quando estão em seus dias especiais de mulher usam panos com algodão mantendo assim a sua higiene intima.

A fogueira é uma da marca dos acampamentos que quando pensamos em acampamento cigano já nos vem na memória a fogueira e a Tzara. A fogueira além da magia que o fogo representa para os ciganos a fogueira é uma aliada para tudo, para o frio, para cozinhar, para afungentar animais selvagens e faz parte das danças e a cantoria.

Para manter as vestimentas bem conservada é usado um Baú e Araras, assim como as joias que também são colocados em Baús, as roupas são passadas com ferro a brasa ou apenas usam o Sol colocando as vestimentas em varais, muitos tecidos são leve e não precisam ser passados.
Lavam suas roupas no rio ou em algum taxo especial para a lavagem das vestimentas, suas vestimentas são e passadas em mesas feitas e de madeiras ou feitas com tronco de árvores. Usam sabão ou detergente com ervas naturais feitas no próprio acampamento.

Seus utensilios são os taxos grandes de cobre e pratos de cobre, tomam bebidas em taças e copos de cobre, ou em garrafas, seus talheres são de prata e ouro.


Os ciganos e ciganas usam dentes de ouro além de ser por vaidade e trazer sorte é usados também para proteger a higiene de seus dentes e assim mante-los longe de caries, tartaros ou qualquer dano que podem vir a perda dos dentes, já que nem sempre tem como irem a um especialista tratar do mesmos, usam creme dental também de ervas Naturais, mastigam cravos da india entre outros condimentos que protejam os dentes.

A riqueza do acamapamento

Não só da leitura das mãos e de trocas vivem os ciganos suas riquezas então mesmo na venda e joias como ouro e pedras preciosas e venda de animais como bufalos.
Muitos ciganos são muito ricos, vivem em acampamentos por que faz parte de sua origem e possuem recursos como qualquer outra familia de classe alta e classe media ,engana-se quem pensa que porque estão em acampamento são pobres e desafavorecidos.
Suas riquezas são baseadas em venda de pedras preciosas, ou de seus conhecimentos com as ervas medecinais.
Muitos ciganos para não serem roubados transportam o ouro em seus dentes, além do ouro proteger seus dentes já que nem sempre é possível cuidá-los de forma adequada..

As tradições:

Os ciganos que seguem a tradição antigas, vivem em Tzaras (Tendas) , viajam de um a lugar para outro sem destino certo , usam carroças e cavalos alguns usam trailers para facilitar na viajem, mas não se misturam com gajô( pessoas não ciganas), suas festas são fechada, seu acampamento só é liberado para ciganos de sangue ou descendentes que comprovem sua etínia.
Hoje já existem Ciganos que vivem em cidades e tem sua casa , seu carro, sua profissão estudam e se formam ,muitos ciganos não dizem que são ciganos vivem na sociedade como uma pessoa comum, apenas são percebidos pela suas caracteristicas diferente como olhar e modo diferente de pensar.
Ciganos modernos que vivem misturados com gajô dificelmente dizem que é cigano, ao contrário de quem não é e dizem que é cigano pela adoração que tem pela cultura ou por seguirem algumas tradições como a dança cigana ou por trabalharem com espíritos ciganos que são conhecidas como entidades ciganas e muitas dessas entidades ciganas que não são doutrinadas pelo médium influênciam o médium em vários aspectos como por exemplo no modo de se vestir de falar ou até mesmo no modo de agir.

A mulher cigana: (são chamadas de Romi)

A mulher Cigana de Clãs tradicionais que vivem em acampamento são protegidas pelo marido quando casadas ou pelo pais ou chefes do clãs quando solteira.
A mulher cigana desde criança já tem seu destino traçado, como casamento, a vidência, e aprendem desde pequenas a obecer e respeitar os costumes do Clã que é determinado pelos pais e pelos Chefe do Clã.
A mulher cigana se casa entre 11 e 12 anos de idade, os cônjuges são prometidos um ao outro até mesmo antes de nascerem , a maioria dos prometidos são do próprio Acampamento, com parentes próximos sendo possível até em certos casos ter casamento entre irmãos, é um modo de manter a situação econômica do Clã .
A mulher cigana que não pode ter filhos é considerada uma mulher seca e sem sorte, a cigana que não pode ter filhos é desprezada pela família do marido e pode ocorrer separação ou perder os dotes recebido antes do casamento.
Essa é a tradição rígida em vários Clãs , porem existem Clãs que não seguem a tradição a risca.
A mulher Cigana tem que garantir a procriação da família.
Durante sua gravidez a mulher atenção especial do clã onde se é obrigado a evitar qualquer aborrecimento durante toda a gravidez.

A vestimentas da Romi

A mulher Cigana (Romi) são vaidosas , usam vestidos e saias longas com muito babados com várias cores cada uma das cores tem seu significados suas cores são combinadas com o significado de cada cor. Assim como os lenços, batas e blusas. ( Não tenho permissão para relatar aqui os significados das cores).

Seus cabelos são compridos abaixo da cintura, sempre hidratados com ervas e frutos, usam Renna e fazem muitas simpatias para se manterem sempre bonitas( sem permissão para relatar as simpatias), suas vestimentas são de tecidos finos, como seda, cetim, cachimim, entre outros, algumas peças são confeccionadas com linhas de ouro , cobre e com várias pedras como Rubi, Jade, etc
Usam perfumes , sabonetes ,cremes e shampoo , a base de Rosas, Flores, e Ervas Fortes, esses produtos de beleza são receitas caseiras e secretas da própria Comunidade, assim como os cosméticos, batons e outros tipos de maquiagem.
A mulher Cigana usam varias jóias, a marca registrada dos Ciganos é o Ouro, Rubi, Jade e cobre.
Usam muitas pulseiras, brincos , anéis, colares e lenço com moedas de ouro simbolizando a riqueza, e dentes de ouro.
Tomam banho de taxo , com essências de óleos medicinais próprio para a pele feminina com muitas rosas de todas as cores( também receitas secretas ).
Para o frio usam muitas saias uma em cima da outra e blusas feitas de lã e meias de lãs, assim como sapatos de couro ou botas baixas, de couro ou pele.
As roupas íntimas das Romis são feitas de algodão , renda seda, cetim assim como os sutiãs, ou ligas, que são chamados em alguns acampamentos dependendo do seu dialeto de (suraih)
Apenas na noite de núpicias ou em algum dia especial com seu Marido(Rom) elas usam peças de sedas e cetim com muita renda e dourado assim como suas camisolas que são chamadas de ( chimsenis)

O Homem Cigano ( são chamados de Rom)
O Homem Cigano desde criança aprende com seus pais e avós a importância de seguir a tradição e a importância do casamento, aprende as funções para que um dia ele venha a substituir os Rons (Ciganos) mais velhos para Chefiar o Clã , aprendem também a importância da fidelidade tanto no casamento e a fidelidade para com o seu povo.
Muitos Ciganos (Rom) tem o dom da vidência porém os ciganos Rom não praticacam esse dom isso é trabalho das Ciganas (Romi), eles são ensinados dede pequenos como proteger, cuidar e alimentar as mulheres e crianças do Acampamento.
O cigano que trair seu povo , sua prometida ou esposa, é punido ou com castigos, e pode até ser banido do Clã sendo renegado como Cigano.
Um Cigano pode ter várias esposas desde que a união seja concentido pela primeira esposa, se a primeira esposa não consentir que ele se case com mais mulheres ele tem que respeitar e a cerimônia não será realizada assim como o afastamento das ciganas pelo qual o cigano iria se casar.

A vestimentas do Rom
O homem cigano (Rom) também são muitos vaidosos, suas vestimentas, como o lenço, camisa e calça, são de tecidos finos, os Rons usam mais cetim e seda, as botas são de couro, usam lenços de vários tipos e tamanhos .
As cores também predominam nas vestimentas dos Rons. ( Também não tenho permissão para relatar aqui)
São diferentes dos Ciganos Árabes que usam burcas com pedra de Rubi centralizada ao meio simbolizando o terceiro olho a igualdade está nos tecidos das roupas mas diferente em seu modo de vestir e Confeccionar
As jóias usadas pelos Rons são: cordões de ouro com pingentes que são amuletos de proteção, um muito usado por eles é a estrela de David . Usam também pulseiras grossas de ouro e cobre , brinco de argolas ou brilhante em forma de estrela, os anéis são de vários tipos e tamanho sempre com a pedra de Rubi.
Do mesmo modo que as Romis( Ciganas) tomam banho em taxos com óleos essencias especial para homens, assim como o perfume e sabonetes.
Ressumo: Todas as roupas tanto das Romis e dos Rons são confeccionados a mão por uma das anciãs do acampamento que ( considerada a Costureira exclusiva do acampamento)
Desde que são crianças os Rons e as Romis são vaidosos , a cor que predomina na infancia é rosa para as Romis e Azul para os Rons>
As camisas dos Rons são bufantes com botões de ouro ou de cobre, tem muitos detalahes de costuras .
As calças também tem muito detalhe de costura, e são bufantes não usam ziper apenas botões de ouro, muitas são feitas com elásticos na cintura.
Sua roupa íntima são samba canção ou calças próprias que não pecisam da mesma.
Para o frio os Rons além de camisa feitas com tecido mais quentes se vestem com capas de lã ou couro até aos pés cobrindo assim as pernas.

O nascimento

O nascimento é um dos momento mais importantes para o Clã ciganos.
A criança é recebida com muita festa. O primeiro banho da criança se faz um grande ritual se banha a criança com muitas jóias da família, com mel,com vinho, com flores isso para que a criança tenha uma vida próspera.
O primeiro nome da criança é um segredo que só a mãe sabe nem o pai não sabe, pois o nome só é falado junto à orelha da criança.
A tradição se deve ao fato dos ciganos acreditarem que entidades maléficas chamam as crianças pelo nome e elas atendem.


As Supertições
Desde o nascimento os ciganos já seguem uma superstição pois na tradição ninguém pode saber o nome da criança acreditam que é uma uma forma de afastar a negatividade.
O ciganos também nunca dizem a ninguém o verdadeiro nome de bastismo tendo assim que conviver com dois nomes , o nome de bastismo só os padrinhos e a Mãe é que podem saber. Assim como a data de nascimento não pode ser revelado nem ao outro cigano de outro Clã muito menos para um Gajô.
Assim como também não revelam sua idade só mesmo entre os ciganos do Clã é que tem conhecimento da idade nunca é revelado a terceiros, pois se revelado sua idade também se revela seu ano de nascimento.
Outra supertição ciganos não tiram fotos, muitos acreditam que suas almas ficam presas a elas, tornando assim o desenvolvimento espririual bem conturbado.

A Religião
A Padroeira dos Ciganos é Santa Sarah de Kali, Comemorada do dia 24 e 25 de Maio.
Santa Sarah Kali é a protetora da Maternidade das (Romi) Mulheres Ciganas.
Paras as Romi que não conseguem engravidar fazem seus pedidos a Santa, ou mesmo para terem um bom parto, depois que seu pedido é alcançado a Romi coloca ao pé da Santa um lenço (diklô) como agradecimento pela graça alcançada muitas colocam o nome de Sarah quando se tem filhas mulheres em homenagem a Santa e também num gesto de agradecimento.
Não só os Ciganos mas muitas pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sarah Kali, pois Santa Sarah atende a todos os que depositam fé nela.
No Rio de Janeito foi construida a Gruta de Santa Sarah apadrinhada pela Rainha dos Ciganos Mírian Stanescon.
A gruta recebe hoje milhões de fieis de todo mundo, não só ciganos, mas também ( Gajô) os não ciganos que são devotos da Santa.
Santa Sarah Kali é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados, mas perseguirá os opressores, os racistas, aqueles que vão contra seus protegidos prímevos os Ciganos.

Todas as datas religiosas como (Natal , Páscoa etc) , são comemoradas pelo acampamento com uma grande festa e muita fartura de comida.
Na Semana Santa não guardam jejum, mas usam muitas uvas, e comem muito peixe.
Nesta época todos no acampamento usam roupas brancas bordados com fios de ouro, assim como no Natal.

Oração a Santa Sara Kali, pedindo Proteção e Força.
(antes de iniciar a oração, coloque um copo com água à sua frente)

Sara! Sara! Sara!
Foste escrava de José de Arimatéia
E no mar foste abandonada
(pedir para que saúde, felicidade, amor, dinheiro, nunca nos abandone).

Sara, linda rainha!
Assim como foste consagrada e ajudaste nossa senhora, levando-a para um lugar seguro,
A ti rogo proteção para o meu corpo,
Luz para os meus olhos, para que até na escuridão eu possa enxergar,
Luz e iluminação divina para o meu espírito,
E amor para todos os que me cercam.
Aos pés da Virgem Maria, me colocarás e a todos os que me cercam,
Para que possamos juntos, vencer as dificuldades, as amarguras, as batalhas e as provações da Terra - com fé, com coragem e com dignidade.
Sara! Sara! Sara!
Não sentirei dores, nem temores;
Os espíritos das trevas perdidos não me encontrarão.
E, assim como conseguistes o milagre, no mar sagrado de chegar até terra firme,
A todos aqueles que me desejam mal,
Tu, com a força de tuas águas e a firmeza de tuas terras, me ajudarás a vencer( beber 3 goles de água).
Sara! Não sentirei fome, nem sede, nem dores, nem temores e continuarei caminhando nesta estrada da vida, sem parar.
Assim como as caravanas que passam, deixam rastros de alegria e felicidade,
Teus ensinamentos deixarão e permanecerão no coração do povo Cigano
E no de todo o povo que te buscar, com fé e amor no coração e pureza na alma.
Santa Sara, derrama sempre esse grandioso amor sobre mim, para que eu possa ajudar a todos os que me procurarem,
E ajudada também pelos poderes de meus irmãos ciganos, serei sempre alegre e compreensivo com todos os que me cercam.
“Correndo no céu, correndo na terra e correndo no mundo – Sara! Sara! Sara! Estarás sempre à minha frente”.
-Assim como os ciganos pedem,
Sara, esteja sempre em minha frente, ás minhas costas, aos meus lados direito e esquerdo e assim seremos sempre protegidos pôr Santa Sara - a rainha dos ciganos,
Santa Sara! Rogai pôr todos os ciganos e pôr todos os nossos irmãos!

Rezar: 1 Ave Maria para Santa Sara Kali
1 Ave Maria para seu Anjo da Guarda
1 Ave Maria para você


A Vidência

A vidência acontece desde que os ciganos nascem, tendo aprimorar com o tempo, como foi dito anteriormente apenas as Ciganas é que praticam a sua vidência, como o Tarô, baralho cigano, baralho comum ,bola de Cristal, dados, runas, leitura das mãos, piromancia , Jogo de sementes , acutomancia, cafeomancia , jogo com moedas , cristalomancia , ceromancia , poder da cura e aprendem a usar o poder das ervas tando para cura como para a magia de todos os tipos.

Piromancia: leitura da sorte na chama da vela.
Dadomancia: leitura da sorte nos dados.
Acutomancia: previsões por meio de agulhas.
Jogo de sementes: alguns ciganos homens costumam fazer analises por meio de caroços de frutas.
Bola de cristal: utilizada geralmente por mulheres como clarividência. Elas se concentram e conseguem visualizar imagens do presente e futuro na bola de cristal.
Cafeomancia: análise da borra de café.
Jogo com moedas : jogado por homens e mulheres que utilizam as moedas como meio de prever e orientar.
Cristalomancia: adivinhação por pedras preciosas (cristais).
Ceromancia: análise feita por meio de cera quente, pingada sobre uma superfície seca ou com água.

O Banimento e Renegação:

O banimento ( expulsão) e a Renegação é um dos castigos mais doloso a um cigano ou uma cigana, quando isso acontece eles caem no mundo sem família vivendo por si só dificelmente serão aceitos por outros Clãs.
Além de ficarem marcadas no meio Cigano como renegados e banidos os Clãs não se misturam, por isso muitos Ciganos e Ciganas que não aceitam seguir a tradição preferem fugir de suas familias do que serem renegadas ou expulsas pelo Chefe do Clã, é a pior humilhação que um Rom e uma Romi( cigano e cigana) podem sentir, sendo amaldiçoados por todos do Clã a terem uma vida indigna e sem sorte, tando no amor , quanto na vida social, e levam essa maldição por toda vida, podendo ultrapassar vàrias reencarnações.
Esses ciganos e ciganas que são banidos e renegados, dificelmente são felizes sempre vão levar a marca da dor da humilhação e do preconceito e da culpa, muitos tornam - se ladrões ou se prostituem para sobreviver, são por causas desses banimentos e renegação que se tem muito preconceito contra a Cultura Cigana que sobrevive até nos dias atuais.

O Preconceito

Desde que o Ciganos existirem no antigo Egito sempre enfrentaram preconceitos de vários tipos, apesar da Cultura que fascina muitos escandalizam outros.
Existem vários Clâs respeitados pela sociedade, porém também existem acampamentos que são mau visto pela sua conduta e pobreza, esses ciganos muitas vezes torna-se marginais por causa do preconceito eles não conseguem trabalho e tem que roubar para sobreviver e cuidar de seus filhos.
Mas hoje apesar do preconceito a Etnia Cigana com sua Cultura foi instituído por meio de decreto assinado pelo presidente Lula em 24 de maio, desde 2006, do dia dos Ciganos que também se comemora o dia de Santa Sarah Kali padroeira dos Ciganos.
Entre muitas intituiçãos que foram legalizadas em proteçao a Etinia Cigana, além do apoio que recebem de Mirian Stanescon considerada a Rainha dos Ciganos existe a Embaixada Cigana entre outros..

O Casamento

Apesar de serem prometidos quando crianças , é depois do casamento que o casal Cigano entram no mundo dos adultos, durante todo tempo de convivência e mesmo sendo prometidos não tem nenhuma intimidade entre o Casal, a noiva tem que comprovar sua virgindade com a mancha de sangue no lençol, onde terá que ser mostrada a todas as famílias do Clã.
Se caso a cigana não ser virgem é devolvida para a familia imediatamente alem de ser punida pelo Clã tem que pagar idenização para o noivo e não poderá mais se casar podendo até ser banida ou regenegada pelo Clã.
Depois do casamento a noiva se veste com uma roupa colorida e um lenço na cabeça simbolizando uma mulher casada, lenço esse que vai fazer parte de sua vida para sempre não podendo deixar de usar nunca, não podendo usar lenço preto pois o lenço preto é usado quando se é viúva..
A festa de Casamento dura-se 7 dias ou mais dependendo da tradição de cada Clã.
A festa tem muita dança, comidas de vários tipos, a mesa é forrada com toalha de renda e com um tecido colorido por baixo com muitas flores.
Durante todo tempo dos festejo a Romi e o Rom ficam juntos o tempo todo tornando assim uma ligação pelo qual terão que seguir para o resto de suas vidas.

O lenço e seu significado:

A Romi solteira quando não teve a sorte de ser prometida desde criança usa lenço amarrado com laço cobrindo toda a cabeça, denuciando assim que está livre.
A Romi casada usa o lenço na cabeça amarrado com nós , ou preso com gampos e presilhas douradas.
Lenço na cintura convite para dançar.
Lenço amarrado no pulso noiva.
Lenço nos ombros dança para seu cigano.
Rosa no Cabelo: a procura de compromisso sério

A música e a dança :

O Hino Cigano
O Hino Cigano se consagrou oficialmente durante o Primeiro Congresso Cigano em 1971 junto com a oficialização da Bandeira Cigana também em Londres, com Hino Internacional dos Ciganos uma adaptação feita em uma canção popular cigana dos países europeus, com versos inspirados nos ciganos que foram reclusos nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial de autoria do Rom Yugoslavo Jarko Jovanovic, de nome DGELEM, DGELEM.
Segue abaixo a letra em romany e em seguida traduzida para o português .

Dgelem, Dgelem

Dgelem, Dgelem lungone dromentsa
Maladjilem bhartalé romentsa
Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)
Naís tumengue shavale
Patshiv dan man romale
Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)
Vi mande sas romni ay shukar shavê
Mudarde mura família
Lê katany ande kale
Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)
Shinde muro ilô
Pagerde mury luma
Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)
Opré Romá
Aven putras nevo dromoro
Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)


Tradução
Caminhei, caminhei longas estradas
Encontrei-me com romá (ciganos) de sorte
Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos
Obrigado rapazes ciganos
Pela festa louvor que me dão
Eu também tive mulher e filhos bonitos
Mataram minha família
Os soldados de uniforme preto
Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos
Cortaram meu coração
Destruíram meu mundo
Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos
Pra cima Romá (Ciganos)
Avante vamos abrir novos caminhos
Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos!!!

A Dança Cigana
Os ciganos adoram dançar.
A dança está presente em sua vida desde o nascimento.
Desde criança os ciganos ouvem varios instrumentos musicais e ritmos. e aprendem os significados de cada passo e cada movimento.
A dança cigana é uma das tradições que mais encanta e fascina.
A dança cigana são divididas em varios instrumentos dependendo do país , e também são classificadas, como :
A dança com Pandeiros, A dança com Leque, A dança com punhal, A dança com lenços- chamadas de 7 veus.
A dança da magia do fogo, da Àgua, Terra, Vento, Sol , A dança Flamenca, Ballet cigano, A dança com espadas, com adagas, com potes de água e até mesmo garrafas de bebidas nas mãos; a Zapaderin, dança secreta das ciganas, para invocar o amor e conquistar seu cigano.
O ritmo Manouche e Sinti é o ritmo da sensualidade, da alegria representa sua beleza e sua força interior.
Muitos movimentos da dança cigana tem seu significado, alguns para a conquista , outro simboliza sentimentos , cada movimento tem seu significado próprio .( não tenho autorização para relatar aqui).

Os instrumentos:

A musica cigana Espanhola.
Musica cigana Espanhola usa-se violão, castanholas com ritmo flamenco e Violino, e também usam batidas nas mãos e pés, simbolizando o sapateado.

A música cigana albanesa: São orquestras de ciganos os intrumentos usados são: acordeões, clarinetes e também Bouzoukis. O estilo deles de música é uma mistura de música turca e grega.

A música cigana búlgara :
A música cigana búlgara tem vários estilos diferentes, dependem muito da região onde vivem , por exemplo:

• Lovara e Kalderash: São compostos de improvisação orais sem qualquer instrumento musical.


• Norte Oeste: São orquestras compostas de instrumentos de metal.


• Norte Leste: Tem uma influência romena os instrumentos tocados são o cymbalum .


• Sul Oeste: Principais instrumentos é Zurnas, .


• Sul: Estilo Búlgaro. Como os clarinetes, saxofones, acordeões , violões, baixos e percussões.

A música cigana húngara
Seus instrumentos são Violões e bandolins . Também a música está baseada em percussões e na voz. Usam latas de leite ou colheres e pandeiros.

A música cigana moldovana
São ritmos estilo Orientais também parecidas na dança espanhola com violão ao toque flamenco .

A música cigana polonesa
Baseada em acordeões e violino , influênciada pela música cigana da Rússia, usando um clarinete, e segundo, seus Ritmos também são Mazurkas, valsas e músicas folclórica Polonesa.

A música cigana romena
Ao contrário das convicções habituais, música de ciganos romenos não apresenta um estilo unificado. Na realidade, a maioria das gravações daquele país são de baladas populares romenas tocadas por ciganos. Há 3 estilos principais de música de cigana na Romênia.

A Música cigana brasileira
No Brasil , são usados a dança de acampamento puro ritmos dos pés e sons dos pés, são musicas e danças originais de acampamento as vezes acompanhado de pandeiro e violão.

A música cigana russa
São usados o violão de sete cordas. afinado em SOL permite linhas de baixo melódicas som parecido com um jazz.
Também faz- se sons com instrumentos improvisado com utensílios de cozinha como colheres e panelas. Também ultilizam o pandeiro dançando com a “percussão no corpo” com batidas de pé ao chão, estalos de dedos e batidas com as palmas das mãos, nas próprias mãos e em outras partes do corpo.

A música cigana ucraniana
Èstá baseada no cymbalum igual ao estilo Moldaviano.

A música cigana européia Ocidental
• Jazz Cigano: Uma mistura de Jazz e música cigana tradicional, originario dos Clãs Kalderash e Lovara.

A música cigana da ex-Iugoslávia
Instrumento violino como um " Balletmeister ". Também usam Tambores, Violão de 4 Cordas

Música cigana balcânica
Orquestras de metal: usam Zurna(Um tipo de clarinete madeira ) e saxofone.

Múscia cigana carpathian
Usam violinos, baixos e cymbalom. Na Hungria é chamada “música de restaurante” as músicas todas são cantadas em Romani.

Música cigana nórdica
O flamenco; O jazz cigano; Música cigana russa. são tocadas com violão, já o Jazz Cigano se faz um arranjo melódico com vozes.
Muito usado pelo Clã dos Sinti ou Sintós (ciganos originários do Sul da França).

Música cigana Vlax-Kalderash
São tocadas com cymbalum, violino, ao som de quatro Violões e baixo também feito pela voz.

Contexto Final:

A Cultura Cigana tem sua magia, seus mistérios , suas tradições e seu dialeto próprio, tornando os diferentes para a sociedade, só mesmo quem tem a chance de conviver e estar no dia dia em um acampamento ou em uma festa Cigana sabe entender e a respeitar esse povo tão especial, em suas festas eles nos contagiam com sua alegria com a atenção que dificielmente recebem dos gajôs.
Nunca julgue um cigano ou uma cigana , pelas suas roupas, pelo seu modo de falar e agir , sem antes saber realmente quem são, se você não pode entende-los apenas os respeite, os ciganos são amigos de quem os vêem como amigos e inimigos de quem os vêem como inimigos.
Que magia Cigana encham seus corações de alegria.
Muita proteção de Santa Sarah Kalli
Optchá!
Vaulíria Singer (VGitana)
Respeite os direitos autorais.

© Todos os direitos reservados

z

Nenhum comentário:

Postar um comentário