Pesquisar este blog

LINK...

domingo, 21 de julho de 2013

OFÍCIOS TRADICIONAIS CIGANOS:




Ofícios tradicionais Ciganos

O que são e o que representam os ofícios tradicionais ciganos? O significado da palavra tradição é utilizado para designar a transmissão de costumes e praticas, pela via oral ou por hábitos de valores que são passados de geração a geração. Por sua vez, a palavra ofício corresponde, no caso dos ciganos, não ao trabalho e ou profissão apenas; mas, principalmente quanto ao modo de vida. Sim, os ofícios ciganos constituem “o modo de vida” que alguns grupos utilizam e ou utilizavam para sobreviver. E esses ofícios envolvem os procedimentos e processos racionais e práticos de manufaturar a matéria prima de tal forma que o produto final possa satisfazer as necessidades humanas.

Os ofícios tradicionais são tão importantes que muitos grupos se autodenominam com o nome da profissão. Exemplo, os Calderash (caldeireiro). Mas os ofícios tradicionais basicamente podem ser divididos em três categorias:artesanato, comércio e entretenimento. Assim podemos relacionais os seguintes ofícios:

Artesanato

Calderash -a palavra vem da língua Romena e significa caldeireiro, aquele que faz artesanalmente potes, tachos, panelas e outros utensílios domésticos feitos de alumínio e cobre.

Kovatsa- a palavra vem da língua Húngara e significa ferreiro, aquele que faz artesanalmente ferraduras, rodas, panelas e outros utensílios domésticos feitos de ferro.

Aurari –a palavra vem da língua Romena e significa ourives, aquele que faz artesanalmente anéis, alianças e outras joias, feitas de ouro, prata e cobre.

Lingurari –a palavra vem da língua Romena e significa colher, aquele que faz artesanalmente colheres entalhadas da madeira.

Tsurara –a palavra vem de línguas eslavas e significa peneira, aquele que faz artesanalmente peneiras.

Sepecides –a palavra vem da língua Romena e significa cesto, aquele que faz artesanalmente cestos de palha, junco e vime.

Balanara ou Balajara– a palavra vem de línguas eslavas e significa cocho, aquele que faz artesanalmente recipiente de madeira onde se dá alimentos aos animais.

Bugurdzje– a palavra vem de línguas eslavas e significa broca, aquele que faz artesanalmente brocas de ferro endurecido para madeira.

Comércio

Lovara– a palavra vem da língua húngara e significa “cuida de cavalo”, aquele que cria e vende cavalos.
Calê, um subgrupo do grande grupo Kalon de ciganos originários da Espanha, Portugal sul da França, Finlândia e Catalunha. Eles falam o Calé ou (Calon - no Brasil e Portugal) um para-Romani misturado com o espanhol e português. As principais profissões são as de músico, dançarino e criadores adestradores de cavalos. Em termos de documento foram os primeiros a chegar ao Brasil (1574).

Entretenimento

Bashavno ou bahsmaskro -palavra da língua Romani que significa, músico, aquele que se apresenta publicamente cantando ou tocando algum instrumento.

Lautari– a palavra vem da língua romena e significa violinista, aquele que vive de tocar o violino.

Ursari– a palavra vem da língua romena e “ursar” significa, cigano, mas neste caso é o cigano que adestra o urso e realiza apresentações públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário