Pesquisar este blog

LINK...

sábado, 20 de julho de 2013

TUAREGUES: OS SENHORES AZUIS DO DESERTO!!!





Os tuaregues são um grupo étnico da região do Saara que falam uma língua berber.



Estes nômades do deserto do Saara cruzam as terras de areia montados em camelos.





Vivem numa terra onde assuntos como vida e morte são sempre preponderantes. Um povo orgulhoso e com um olhar severo e penetrante por fora de seus turbantes. Sua riqueza são carneiros, cabras e os poucos instrumentos que eles precisam para viver. Vivem em pequenas tendas e se mudam com freqüência sempre procurando por pasto novo para seus rebanhos domésticos.

Usam a linhagem materna embora não sejam matriarcais. São os homens que não dispensam um véu azul índigo característico, otagelmust, que usam mesmo entre os familiares. Dizem que os protege dos maus espíritos, e tem a função prática de proteger contra a inclemência do sol do deserto e das rajadas de areia durante suas viagens em caravana. Usam como um turbante que cobre também todo o rosto, exceto os olhos. As comunidades de tuaregues têm por norma oferecer chá de menta aos grupos de turistas.





Alguns deles formam caravanas para cruzar o deserto do Saara e comercializar sal e cobre do norte da África por ouro do Golfo da Guiné. A história dessa rota de caravanas é muito antiga. Houve um tempo em que a cultura islâmica era transmitida através dessa rota e esta também foi a trilha pela qual escravos negros foram trazidos da África para os países mediterraneos.
Até hoje os tuaregues vagam por essa trilha juntamente com outros nômades da Arábia Saudita trazendo mercadorias e cultura cruzando o deserto.

A região que aparentemente sempre viveram é no noroeste africano, principalmente no deserto do Saara, do sul da Argélia ao norte de Mali no lado leste da Nigéria. Podem ser encontrados, todavia, em praticamente todas as partes do deserto.



A língua tamasheq é o principal elo que os caracteriza como povo em comum, mais do que a raça ou linhagem genética. Provavelmente têm parentesco com egípcios e marroquinos, com quem compartilham trechos culturais e a religião muçulmana. Mas não são árabes, são "berberes" e usam esse alfabeto.
Antes de se tornarem pacíficos como são atualmente, os Tuaregues cobravam pedágios altíssimos dos outros viajantes, assaltando e massacrando os que deixavam de pagar. Em 1946, com a chegada de novos governos, eles entraram em guerra por sua liberdade (o que acabou com aproximadamente quarenta mil Tuaregues mortos, incluindo mulheres e crianças). Agora dedicam-se principalmente à música, ao artesanato e ao pastoreio de animais como os camelos e dromedários.






TUAREGUES - Ciganos do Deserto (Marrocos, Saara... ) Tem idiomapróprio, vivem isolados com suas famílias, trazem proteção, defesa a nós, suas espadas cimitarras, cortam interferências , coisas negativas.
Os Tuaregues por sua descendência árabe são totalmente ligados à espiritualidade cigana e defendem os filhos amados de Santa Sara.
Protegem espiritual e energeticamente para que nada interfira negativamente a vida das pessoas.
Protegem os caminhos e as viagens.

Eu não imagino quem seja a cigana de azul que tem me aparecido nos sonhos, mas ao ver os senhores azuis do deserto, coincidentemente achei que ela pode ter a ver com a Ciganinha do Egito, ou até mesmo que ela esteja querendo me mostrar algo através desta cor e deixo aqui esta homenagem ao POVO DO DESERTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário