Pesquisar este blog

LINK...

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CURIOSIDADES CIGANAS...









As mulheres, andam descalço, por acreditar que a energia fluirá melhor.








À mesa, alimentam-se em primeiro lugar os homens e em seguida as mulheres e as crianças.




A Energia da Dança Cigana

A postura imponente dos ciganos ao dançar mostra como eles enfrentam a vida e orgulham-se do que são.
A cigana tem um lugar especial na dança, em muitas tribos ela garante o sustento dos seus com a sua arte, elas atraem a boa sorte para o grupo e a família...Com a cabeça levantada demonstra o poder de sua raça, o bater dos pés na terra clama a força desse elemento para b
ailar, as mãos para o alto pedem licença para exaltar a natureza, com a força feminina entrega-se ao ritual da dança e banha de beleza e mistério o espetáculo cigano. O barulho das moedas e pedras também tocam música no ritmo do rodopiar da cigana, as palmas e ralhos a envolvem e alimentam sua arte, que em forma de oração saúda os presentes na comunhão do sagrado e da alegria.
O cigano com seu ritmo forte e elegante atrai a atenção do grupo, é dele a responsabilidade da proteção, das aberturas dos caminhos de seu povo por estradas desconhecidas; no sapateado a busca da força e coragem; as mãos ao céu agradecem e recebem um sol de esperança; a força masculina se mostra e também reverencia a natureza.
Nos passos da vida, encontramos a Dança Cigana, envolvente e transformadora como o fogo; um coração pulsante no ritmo do vento; sábia e reveladora como o ar, de braços abertos buscando envolver um mundo inteiro; forte e poderosa como a terra; cristalina e mutável como a água, sem medo de demonstrar o amor à família, a eterna tristeza de tantas dores desnecessárias, o encantador sorriso da crença de um amanhã melhor, o brilho de lágrimas nos olhos profundos; um rito sagrado saudando a natureza que nos deu a vida.
Assim, nos contagiantes volteios dança-se aos pares, no ritmo do amor cigano troca-se forças, experiências, existências, finalmente completos na comunhão da vida. As crianças, continuação de nossos sonhos, e os velhos, detentores da sabedoria, tem lugar na roda e com o mesmo respeito são apreciados por tudo que são e serão.
Vamos palmear e nos entregar ao bailar gitano de nossos corações, no ritmo que a vida pedir vamos juntar as mãos e deixar que o som guie nosso corpo por novos caminhos; no ritmo sagrado da Dança Cigana fazer da liberdade de sonhar e realizar uma oração, uma dança única onde nos revitalizamos e descobrimos nossas forças e talentos para seguir sempre em frente, como fizeram e fazem os ciganos.

É importante lembrar que quando a dança for masculina, somente homens participam, denotando firmeza, alegria, altivez e muito preparo físico, devendo então as mulheres acompanhá-los em roda, batendo palmas ao seu redor, salvo quando a dança for em conjunto e geral.



Você Sabia?


"Quando dois não-ciganos falam de ciganos, a imagem mais estereotipada que vem à mente deles, no mínimo, é de mulheres com vestes estampadas, esvoaçantes, cabelos trançados, moedas como berenguendém etc., nas esquinas das avenidas e ruas de grandes cidades, chamando as pessoas para leitura da buena-dicha. Esta ainda é a mais aceitável imagem que fazem. Nas outras imagens, os põem num
quadro onde se vê, na melhor das hipóteses, pessoas perigosas que devem ser evitadas. Ora, ciganos não são bicho-papão, não andam assaltando por aí, não traficam, nem roubam criancinhas. Não querem sua casa, nem seus bens. Ciganos são o povo mais pacífico da terra. Não se conhece na história universal um só relato onde ciganos tenham apanhado armas e se voltado contra outros povos. Mas que povo é esse? Na verdade, as origens desse povo são obscuras. Hoje, estudos antropológicos, etnográficos e DNA têm levado os pesquisadores de todos os ramos, das múltiplas ciências, a concordarem que os ciganos vieram da Índia. Por que saíram de lá? Ninguém sabe. Especula-se que seriam as invasões mongólicas, ou dos hunos, ou dos árabes; conjugadas com algum período de longa seca ou de chuva continuada. Mas o certo é que estabeleceram-se no Egito [daí o nome egípcios e mais tarde egipcianos, por fim gitanos]".


Texto da Obra de Assede Paiva
CIGANOS, TZIGANOS, GITANOS, BOÊMIOS,ZÍNGAROS... QUEM SÃO ELES?



AS CORES PARA OS CIGANOS




As cores para eles têm um significado muito especial e cada uma tem o seu

valor próprio, primando sempre pelas cores mais vivas e que emanam maior vibração.

Os ciganos não se simpatizam com a cor preta e usam-na o mínimo possível,

salvo se for de fundo ou que não ocupe lugar de grande destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário