Pesquisar este blog

LINK...

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DIA DE SÃO COSME E DAMIÃO E DOUM - RITUAL PARA FAZER EM CASA!!!


São Cosme e Damião, os santos gêmeos, nasceram na Arábia, no século III, filhos de uma família nobre. Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Tendo contato com o Cristianismo, tornando-se fervorosos seguidores do cristianismo.
Confiando sempre no poder da oração e na confiança da providência divina usaram sua arte médica para curar os necessitados. Não cobravam por seus serviços O objetivo principal era a conversão dos pagãos à fé cristã, o que bem faziam através da prática da medicina.
Cosme e Damião viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor. As atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades locais da época, justamente quando o Imperador romano, Diocleciano, autoriza a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Por pregarem o cristianismo foram presos e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias para disfarçar as curas que realizavam.
Por não renunciarem aos seus princípios religiosos no ano 303 o Imperador decretou que fossem decapitados. Seus restos mortais foram transportados para a cidade de Cira, na Síria, e depositados numa igreja a eles consagrada. No século VI uma parte das relíquias foi levada para Roma e depositada na igreja que adotou o nome dos santos. Outra parte dela foi guardada no altar-mor da igreja de São Miguel, em Munique, na Baviera. Os santos gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente Itália, França, Espanha e Portugal.
São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças.
Aqui no Brasil, a devoção trazida pelos portugueses misturou-se com o culto aos orixás-meninos (Ibjis ou Erês). São os orixás crianças, filhos gêmeos de Iemanjá e Oxalá. Simbolizam a dualidade: o masculino e o feminino, o divino e o humano, o início e o fim.
No nordeste do país, no dia 27 de setembro as crianças saem às ruas para pedir doces e esmolas em nome dos santos e, as famílias aproveitam para fazer um grande almoço, servindo a comida típica da data: o chamado caruru dos meninos.

RITUAL

- Acenda a vela (branca simbolizando a pureza)
- Faça seus pedidos e a oração abaixo
- Você poderá também fazer uma oferenda num jardim: água ou guaraná (simboliza a força, o remédio, o poder gerador para cura) ou ainda distribuir doces ou balas em homenagem a Cosme e Damião.

Luz Paz e Amor
Heloísa Lassálvia

Oração a São Cosme e Damião

Ó Deus menino, que crescestes em sabedoria e graça com Maria e José. Pela intercessão de São Cosme e São Damião, abençoa os meus filhos, irmãos, parentes e vizinhos. (lembre o nome da criança que está precisando de orações)
Ajudai-me a crescer em solidariedade, compaixão e misericórdia para com o meu próximo mais próximo, a exemplo de São Cosme e Damião, Missionários e defensores da vida em plenitude.
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".
São Cosme e Damião rogai por nós. Amém.

FONTE: MESTRE DOS 7 RAIOS BLOGSPOT

Nenhum comentário:

Postar um comentário