Pesquisar este blog

Follow by Email

LINK...

domingo, 1 de setembro de 2013

ORIGEM DA RAÇA CIGANA, CAPÍTULO 2º

ORIGEM DA RAÇA CIGANA 2º CAPÍTULO + UM VÍDEO = CLIQUE AQUI☆☆☆


UMA OUTRA VERSÃO, RELATADA POR RENATO ROSSO, LÍDER DA PASTORAL DE NÔMADES DO BRASIL E ATUALMENTE, VIVENDO ENTRE OS CIGANOS NÃO-MIGRADOS DA ÍNDIA, É: "NO ANO 2000 a.C., SURGIRAM NO SUL DA RÚSSIA NÔMADES ARIANOS, QUE VÃO NA DIREÇÃO DA ÍNDIA.

*ARAMEUS

EM 1750 a.C., UM OUTRO GRUPO, OS ARAMEUS, VIAJA PARA A SÍRIA, PALESTINA E EGITO. EM 1700 a.C., APARECIE O LÍDER CARISMÁTICODE NOME ABRRAHAM, CONSIDERADO PATRIARCA DOS CIGANOS, O PAI DO POVO ROM. LOGO, ENQUANTO OS ARAMEUS SOBEM, OS ARIANOS DESCEM, ACONTECENDO UM CRUZAMENTO RACIAL MUITO IMPORTANTE. NO ANO 500 a.C.

QUANDO SE FAZ A REDAÇÃO DA BÍBLIA, FALA-SE DE NÔMADES QUE VIVEM EM BARRACAS, TRABALHAM COM METAISE SÃO MÚSICOS TALENTOSOS. CONSIDERAN-SE UMA DAS DOZE TRIBOS DE ISRAEL.


EM SUA PASSAGEM PELA ANTIGA GRÉCIA , FORAM BATIZADOS DE AKTSINGAS, DAÍ AZÍNGANE, ZÍNGARO, GITANO, CIGANO. EM UMA SEITA DE MÚSICOS, ARTISTAS DE CIRCO E ADVINHOS.

FOI DA FORMATAÇÃO DESTAS TRIBOS, NO BERÇO PRÉ-ARIANO, QUE VEMOS NASCER O POVO CIGANO, ROMANÔ - CHAVE, PAIS DOS RONS E CALONS.
A LÍNGUA CIGANA , DERIVADA DO SÂNSCRITO ANTIGO, E DE ALGUMAS LÍNGUAS VIVAS COMO CAXIMIRE, O HINDI, O GUAJARATI, O NAPALÊS E DIALETOS TRIBAIS, FEZ NASCER O ROMANÊS, USADO PELOS CIGANOS DE TODO O MUNDO COM VARIAÇÕES REGIONAIS, INCLUINDO O CALÓ, FALADO PELOS CIGANOS CALONS, DA PENÍNSULA IBÉRICA. O ESTUDO LIGUÍSTICO AJUDOU A DESVENDAR O MISTÉRIO DAS RORIGENS DO POVO CIGANO.




OS CIGANOS TÊM UMA CULTURA ÁGRAFA, OU SEJA, NÃO ESCRITA (POR OPÇÃO E PROTEÇÃO DE SUA CULTURA).

NÃO DEIXAM QUALQUER DOCUMENTO NOS CAMINHOS POR ONDE PASSAM. OS REGISTROS QUE TEMOS, FORAM SEMPRE FEITOS POR NÃO CIGANOS, OU SEJA, GADJES, OU PAYOS QUE É COM O CHAMAM OS NÃO CIGANOS.
SUA CULTURA E TRADIÇÃO SÃO ENVOLTAS EM EM UM MANTO DE SEGREDOS E MISTÉRIOS. OS MESTRES CIGANOS, ACREDITAM, COMO OS INICIADOS HINDUS, (ORIENTADOS PELOS UPANICHADES), QUE A POSSE DE SEUS SEGREDOS, GERA-LHES UM PODER MÁGICO, ONIPOTENTE. REALMENTE, ASSIM FAZENDO TÊM MANTIDO SUA CULTURA FORA DO CONTROLE DAS CLASSES SOCIAIS DOMINANTES, GARANTINDO A SOBREVIVÊNCIA AUTÊNTICA DE SEUS PRINCÍPIOS , POR MILÊNIOS.

*FESTA CIGANA

A FORMA DE TRANSMIÇÃO CULTURAL É FEITA NO INTERIOR DE SEUS GRUPOS FAMILIARES E SEGUEM O MODELO DA PAIDEIA GREGA, MÃE DA ATUAL PEDAGOGIA QUE SE DÁ ORALMENTE POR: MITOS E LENDAS, MÚSICA E DANÇA. AS FESTAS SÃO OCASIÕES SAGRADAS, NAS QUAIS AS FAMÍLIAS SE UNEM, NA ÂNSIA DE PROTEGER,
TRANSMITIR E MANTER SEUS COSTUMES.



*NASCIMENTO CIGANO

ENCONTRAM TAMBÉM NESTAS OCASIÕES, FORÇAS PARA ENFRENTAR O DIA-A-DIA, OU AINDA FESTEJAR SUA CERIMÔNIAS, MARCADAS POR RITUAIS IMPORTANTES COMO O NASCIMENTO, CASAMENTO E MORTE.

*CASAMENTO CIGANO

CANTAM TANTO NA ALEGRIA COMO NA HORA DE DOR.


* ENTERRO CIGANO

NA ÍNDIA, O REI CIGANO KAMISHKA CONSTRUIU ENTRE OS RAJAPUTS, UM DOS GRANDES IMPÉRIOS DA IDADE ANTIGA, ENTRE ÍNDIA E A ÁSIA CENTRAL.
COM A VITÓRIA DEFINITIVA DO BUDISMO E A RENOVAÇÃO DO BRAHMANISMO, ACREDITAM OS ROMANÔ-CHAVE, QUE O HOMEM PODE ESCAPAR DO CICLO DE RANASCIMENTOS E ALCANÇAR O NIRVANA, PELA SABEDORIA E BONDADE.
ACREDITAM NUM SÓ DEUS ONIPOTENTE E BENEVOLENTE.




ESSA É A PRINCIPAL CHAVE PARA A MENTALIDADE E CULTURA GENUINAMENTE CIGANA. PODEMOS DIZER, COM CERTA SEGURANÇA, QUE ESSAS INFLUÊNCIAS CULTURAIS E RELIGIOSAS, PERMANECEM ATÉ OS DIAS DE HOJE, POIS INDEPENDENTEMENTE DA RELIGIÃO
OFICIAL QUE VENHAM A PROFESSAR, CREEM NA VIDA APÓS A MORTE, E SABEM QUE ATRÁS DO MUNDO DAS APARÊNCIAS (MAIA), HÁ O MUNDO DAS ESSÊNCIAS, NÃO IMPORTANDO ENTÃO, A RELIGIÃO QUE VENHAM ABRAÇAR...
ASSIM POIS HÁ CIGANOS MUÇULMANOS, PROTESTANTES, CATÓLICOS, ETC...

Qqy0-1mk-1

*NAS PRÓXIMAS POSTAGENS, CONTAREI MAIS E VIAJAREMOS NESSE MAR DE MISTÉRIOS E ENCANTAMENTOS, DA ORIGEM DO POVO CIGANO...


BJS* VIVIANE