Pesquisar este blog

Carregando...

Follow by Email

LINK...

quarta-feira, 29 de junho de 2016

SÃO PEDRO, HOJE 29 DE JUNHO É SEU DIA!!!



São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica, protetor dos pescadores e das viúvas. No Nordeste, a festa em sua homenagem é realizada no dia 29 de junho, encerrando os festejos juninos.

Batizado com nome de Simão, ou Simeão, nasceu em um vilarejo pagão na Galileia e viveu como pescador na cidade de Carfanaum, até ser convocado por João Evangelista (São João) para fazer parte do grupo mais próximo de seguidores de Jesus Cristo.

Simão acabou tornando-se um dos apóstolos preferidos de Jesus, que admirava sua liderança firme. Por isso, deu-lhe o nome de Pedro (Petrus), que significa pedra, rocha.

Conta-se que Pedro viveu muitos anos após a morte de Jesus Cristo e que dedicou sua vida à pregação das palavras de seu mestre por todo o Império Romano. Por esse motivo e também devido à sua proximidade com Cristo, ele é considerado fundador da Igreja Católica Romana e o primeiro papa.

Tradições

Em alguns estados do Nordeste, como a Bahia, São Pedro é homenageado em alto-mar, com uma procissão. No cortejo, os fiéis pedem proteção aos céus. A imagem do santo é colocada em um andor e vai navegando pelo litoral. Depois, os pescadores participam de uma missa.

A tradição também manda que todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome deve acender fogueiras nas portas de suas casas. Mas não é qualquer uma. Elas devem ser triangulares – diferentes daquelas dedicadas a São João, que são quadradas.

A diversão da noite começa quando alguém consegue amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro. O coitado tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida para o(a) engraçadinho(a) que a amarrou. O problema vai ser conseguir pegar o tal Pedro, que deve sair correndo quando alguém se aproximar com uma fita.

Hoje é dia também de armar o pau de sebo e ver quem consegue subir até o alto para faturar os brindes que estão ali amarrados. Diversão garantida, principalmente se os candidatos tiverem tomado muito quentão e licor durante a noite.

Lendas

Como sua presença na tradição oral portuguesa e brasileira é constante, não poderia deixar de citar algumas crendices que são atribuídas ao santo. Quando começa a trovejar, por exemplo, as crianças sempre ouvem dizer que “é a barriga de São Pedro que está roncando” ou que “São Pedro está mudando os móveis do céu de lugar”.

Quando chove pesado, “é São Pedro que está lavando o chão do céu”!

Porém, em minha opinião, o título mais legal atribuído a São Pedro, depois de protetor das viúvas (claro!) é o de porteiro do céu. Está no imaginário popular, que o santo tem as chaves que abrem as portas do paraíso e que é com ele que a gente vai ter que conversar para ver se consegue entrar.

Então é bom começar a agradar o santo para não correr o risco de ser barrado.