Pesquisar este blog

Carregando...

Follow by Email

LINK...

terça-feira, 27 de setembro de 2016

COSME E DAMIÃO OS ERÊS NA UMBANDA:



Dia 27 de setembro celebramos uma data muito especial, que é o dia de São Cosme e Damião no catolicismo, e dentro da Umbanda o dia dos Erês, ou Ibejis.


Homenageados em 27 de setembro



São Cosme e Damião, sincretizados as crianças gêmeas conhecidas por Ibejis ou Êres, são entidades alegres, festeiras e têm grande prestígio junto aos orixás

São Cosme e Damião, dois irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação, viveram no Oriente e eram reconhecidos por sua habilidade como médicos, além de missionários. Eles jamais abandonaram sua crença e devido a isto foram perseguidos e decapitados em 303 DC.

São Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos , médicos profissionais da saúde, na umbanda são sincretizados como os Erês ou Ibejis; divindades gêmeas, duas crianças arteiras e brincalhonas.
Dia de São Cosme e Damião – 27 de setembro

Mais do que uma comemoração religiosa, o dia de São Cosme e Damião, ou dia dos Erês ou Ibejis, nos terreiros de povos tradicionais é marcado pela distribuição de doces e guloseimas para as crianças. Tradição esta que é repetida por católicos, que em suas casas recebem os meninos e meninas que correm de um lado para outro, buscando encher suas sacolas de coisas de criança.

A distribuição de doces no dia de São Cosme e Damião, dentro do catolicismo, se deve ao fato de que os santos Cosme e Damião ofereciam doces para amenizar a tristeza das crianças e enfermos.

Os dois são considerados protetores dos pequenos, e por isso em seu dia muitas pessoas repetem o mesmo gesto de carinho, que foi trazido pelos portugueses.

Independente da origem das guloseimas, o fato é que se trata de uma data doce, que deve servir para espalhar alegria, cada um com suas próprias convicções e dentro da mais absoluta harmonia. Delas, o único risco que se pode esperar é uma cárie ou umas calorias a mais no fim do dia.