Pesquisar este blog

LINK...

sexta-feira, 31 de julho de 2015

VOCÊ SABE O QUE É A LUA AZUL? ACONTECE HOJE 31 DE JULHO!!!




A chamada Lua Azul vai finalmente dar as caras no céu do Brasil pela primeira vez desde agosto de 2012. O fenômeno poderá ser observado nesta sexta-feira, 31, mas ao contrário do que muita gente pensa, dificilmente a Lua estará azulada.

O acontecimento raro ocorre aproximadamente uma vez a cada dois anos e meio, e deve se repetir apenas em janeiro de 2018. Mas se a Lua não vai ficar com a cor azul porque então esse nome?

Segundo estudiosos, o termo "Lua Azul" teria surgido da expressão em inglês "once in a blue moon", usada para caracterizar um fato ou acontecimento raro.

Mas, então o que há de tão diferente nessa Lua Cheia?



Normalmente, cada mês do ano tem apenas uma Lua Cheia, pois o ciclo lunar dura em torno de 29,5 dias. Mas a Lua de hoje vai ser a segunda do mês de julho, já que a primeira aconteceu no dia 2.

O evento tem uma explicação matemática. Se dividirmos este número (29,5) pelos 365,2 dias do ano, teremos algo como 12,3 luas cheias anuais.

Por isso, a cada dois anos e meio, os “0,3” acumulados e a variação do número de dias nos meses (28 a 31), resultam na incidência de uma segunda Lua Cheia num dado mês, ou seja, um ano, como 2015, acaba tendo 13 luas cheias.

Fatos sobre a lua azul:

1. Ela não é realmente azul.

2. A lua pode ficar azul devido a fatores externos como incêndios florestais, ou como ocorreu com a catastrófica erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, em 1883.

3. Lua Azul é quando duas Luas Cheias ocorrem no mesmo mês.

4. A maioria dos anos tem 12 luas cheias, mas 2015 terá 13 e a próxima vez que isso vai acontecer será em 2018.

5. A Lua Azul de hoje será a primeira desde 2012.

6. A Lua de hoje não será "azul" para todos os países, pois em alguns lugares ela só estará cheia após a meia-noite, ou seja, no dia 1º de agosto.

7. A Lua Azul é perfeita para ser observada. Alguns parques e reservas oferecem inclusive passeios voltados para a observação.



E que tal uma trilha sonora?


Nenhum comentário:

Postar um comentário