Primeiro Orixá no Candmblé. Senhor das encruzilhadas. Fertilizador do homem, vem a terra como mensageiros dos orixás.
OGUN (imagem do Ilê Ifé - Nigéria)
Divindade masculina dos yorubás. Representa a
guerra, a siderurgia e todos aqueles que trabalham em extração de
minério de ferro.
OXOSSE (o caçador)
Oxossi é o protetor das caças e dos animais, seus
filhos são geralmente esguios, ágeis e sorateiros. Seus elementos é o
Arco e Flexa, simbolisado o "Ofá".
OSSÃE (orixá das folhas)
Diz-se dentros do cultos afro, que nada se pode
fazer sem as folhas de Ossãe,o ato de colheita das folhas depende de um
grade ritual, até para entrar nas matas! que é o seu domínio.
OMULÚ e/ou OBALUAIÊ (senhor das Bexigas)
Obaluaiê, Omolú, Chaponã etc. São nomes dados ao Senhor dos Cemitérios
OXUM (a deusa dos rios)
Oxum é a mãe da água doce. Orixá feminino que atua
sobre o baixo ventre do corpo humano. É também a senhora do ouro, da
meiguice. Suas qualidades são comparadas aos rios calmos e
encachoeirados.
IEMANJÁ (a deusa do mar)
Iemanjá: é igual a Iyê - mon - ejá (a mãe cujo os
filhos são peixes). No Brasil ela é cultuada em duas datas específicas;
no dia 31 de dezembro se comemora em conjunto com o povo umbandista, no
dia 2 de fevereiro com várias nações de candomblé.
OXALÁ (sua forma jovem-Oxaguiã)
Oxaguiã na Nigéria, é o protetor das colheitas de inhame, alimento muito cultivado em Ilê Ifé, capital da Nigeria
LOGUN-EDÉ (o principe encantado)
Diz-se que existe duas qualidades de Logun,
Logun-odé(o filho de oxun e oxosse) logun-edé, o ogun que entrou
aclamado na cidade de edé. histórias contadoas por Pierre Fatumbi Vergê -
livro: "Orixás"
XANGÔ (o orixá da justiça)
Seus elementos principais são as pedras de raios,
usa um machado de dois cortes para defender a justiça onde ela é ferida.
Na sua cidade foi rei, de muitas aventuras amorosa!
OBÁ ( Orixá guerreira)
Segundo a lenda, Obá perdeu uma das orelhas por
amor a Xangô. Foi ludibriada pela artimanhas da Oxum. No panteão
africano, divide as guerras dos raios com Oyá.
INHANSÃ (a deusa dos raios)
Nas grandes tempestades, é o orixá que iremos
pedir o abrandamento dos ventos e das tempestades. Foi a amante mais
cobiçada de Xangô, pela qual lutou até a morte!!!
OXUMARÊ (a dualidade de vida)
É um orixá masculino, ele representa o "Arco
Iris". Os filhos deste orixá são persistentes, não medindo esforços para
atingirem seus objetivos. No ciclo "Vida e Morte", ele também está
presente. O seu simbolo mais forte é o da cobra mordendo a própria
cauda.
NANÃ (a divindade ligada a morte)
Diz-se a história da África, contada por Pierre
Fatumbi Vergê, que Nanã é um orixá que só incopora em épocas festivas em
cabeça de mulheres, não tomando o homem como seus filhos.
EWÁ (divide os rios com oxun)
Segundo alguns zeladores de orixás, este é o orixá
da loucura. Seus filhos são tempestivos e ao mesmo tempo, dócil, muito
pouco cultuado Brasil.
IROKO (a gameleira branca)
Esta árvore que representa o orixá Iroko só é
cultuada em nações ala-ketú. Êste orixá não toma a cabeça do ser
humano, ele é simplesmente plantado e acentado dentro ou nos arredores
do candomblé.
TEMPO (determinante na angola)
Existem várias nações que cultua este orixá,
principalmente a nação de angola, onde ele é preparado e acentado do
lado de fora da casa de cultos
IBEJI (a dualidade gêmeas)
Muitas nações de candomblé, preparam estes dois
orixás em duas cabeças gêmeas. O primeiro a ser feto em duplicidade foi
em São Luiz do Maranhão em 1947, na casa de Biron de oxosse.
OXALÁ ( Oxalufan, o Oxalá velho)
Êste orixá é muito considerado em todas as facções
do candomblé. Respeitado e adorado por qualquer membro de casas de
cultos de origem africana, não importando orixá da cabeça de cada um.
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