Pesquisar este blog

LINK...

sábado, 8 de junho de 2013

HISTÓRIAS DO POVO CIGANO:


Histórias do Povo Cigano

Imagine-se, hoje, num acampamento cigano. A fogueira está acesa; a música, a dança são alegria nos invadindo. Um tapete grande e colorido é a nossa mesa; em cima dele estão o vinho, o pão, os assados, os quibes, as frutas e os doces que serão servidos à vontade.

As ciganas são mulheres de longos cabelos, derramados pelas costas, e roupas de cores vivas.
Os pés descalços parecem lhe permitir saborear o contato com o solo. Os ciganos são vigorosos, com grande sensibilidade e desejo de liberdade total. Seriam capazes de penetrar céu a dentro sempre que lhes aprouvesse deleitar-se com as estrelas à noite. Os ciganos são nômades, sonho de todos os homens num período de suas vidas.

A fogueira, lançando ao alto suas chispas, espalha uma luz alaranjada que nos faz dançar à sombra dos que se reúnem em torno dela.

O dia já está para trás, as sortes já foram lidas. Os ciganos tomam seus violinos, violões, acordeons, pandeiretas e czimbalons (um instrumento de corda proveniente da Índia) e penetram a noite a detro a tocar, enquanto os cantores e dançarinos vão ganhando mais vivacidade e ardor.

À medida que o fogo vai esmorecendo, exprime os sonhos e a grande tristeza que muitas vezes esse povo sente; e, no som das cordas que morre com a última fagulha da fogueira, todos se recolhem , para se erguerem com os primeiros raios de sol.

Agora você já sabe como é uma noite num acampamento cigano.

(Mistérios do Povo Cigano)

Espero que em breve você possa compartilhar deste momento maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário