Pesquisar este blog

Follow by Email

LINK...

domingo, 1 de setembro de 2013

ORIGEM DA RAÇA CIGANA 3º CAPÍTULO:

ORIGEM DA RAÇA CIGANA -3º CAPÍTULO + UM VÍDEO=CLIQUE AQUI☆☆☆

Qqy0-1lj-2




ORIGEM DA RAÇA CIGANA


3º CAPÍTULO


EM 1.192, O REI PRITHVIRAY CHAUHAN, RAJPUT, TERIA FRACASSADO EM UMA BATALHA E LEVADO OS ROMANÔ-CHAVE E SEUS SERVIDORES E ARTESÃOS A UM GRANDE ÊXODO. PREFEREM MAIS UMA VEZ RECORRER AO NOMADISMO A SE SUBMETEREM A UM PODER DE CASTAS HINDUS, OU A MONGÓIS E AO ISLÃ CONQUISTADOR.

*HINDUS


MIGRAM E CASAM-SE ENTRE SI, ILHANDO-SE DAS POPULAÇÕES HOSTIS DFO SÉCULO XII. CHEGAM À EUROPA AO MESMO TEMPO QUE TURCOS E ÁRABES SE RETIRAM. FORAM POR ISSO, CONSIDERADOS , PELOS GOVERNANTES, COMO RETAGUARDAS MUÇULMANAS. ENTRE AS DEMAIS IMIGRAÇÕES INDO-EUROPÉIAS OS CIGANOS DISTINGUIAM-SE POR DUAS RAZÕES CULTURAIS BÁSICAS:

*MONGÓIS

NO QUE SE REFERE A LIDAR COM A AGRESSIVIDADE, NUNCA FIZERAM OU PARTICIPARAM DE GUERRAS; 2) NO QUE SE REFERE À DIFICULDADE (INTENCIONAL) DE SE ABSORVER ELEMENTOS CULTURAIS QUE PONHAM EM RISCO SUA TRADIÇÃO E CULTURA.

*ISLÃ
NA ÍNDIA PROVAVELMENTE OS CIGANOS TIVERAM SEU MAIOR PERÍODO DE PERMANÊNCIA EM UM SÓ PAÍS. DAÍ A GRANDE INFUÊNCIA INDIANA NA SUA CULTURA. OS CIGANOS NÃO EMIGRADOS DA ÍNDIA EM RAJASTAN, SÃO OS LOWARS, QUE SIGNIFICA FERREIRO E OS GADULYA, QUE É O NOME DO CARRO DE BOI QUE UTILIZAM ATÉ HOJE. DIZEM-SE DESCENDENTES DESCENDENTES DOS RAJPUTS. CONHECEM A MEDICINA DE ERVAS CURADORAS, SÃO ESPECIALISTAS NO ADESTRAMENTO DE ANIMAIS, ENTRE OS QUAIS O FAMOSO ENCANTAMENTO DE COBRAS AO SOM DA FLAUTA. PERMANECEM ATÉ HOJE COM OS MESMOS TRAÇOS CULTURAIS DE SEUS IRMÃOS IMIGRADOS.

*ENCANTADOR DE COBRAS


POR VOLTA DE 1.200 d.C., CHEGAM NA PÉRSIA CERCA DE 12.000 MÚSICOS E ARTISTAS. PASSAM PELA ARMÊNIA E CÁUCASO. CHEGAM TAMBÉM, NA GRÉCIA, ROMÊNIA E SÉRVIA. MAS FOI NO EGITO QUE TIVERAM IMENSA TROCA DE INFLUÊNCIAS. TRAZEM ATÉ OS DIAS DE HOJE, TRAÇOS MARCANTES DESTA PASSAGEM. AUTO DENOMINAVAM-SE "DUQUES DO PEQUENO EGITO" E FORAM POR ISSO BATIZADOS E EGÍPSIOS, GYPSIES.

http://www.manicfish.com/userpics/515/big_3tenda%20cigana.jpg
*CIGANA EGPSIA


CHEGAM NA EUROPA DESCRITOS POR VIAJANTES OCIDENTAIS:
"NEGROS COMO ETÍOPES, MAS COM TRAÇOS ÁRABES", ERAM PRICIPALMENTE FERREIROS E VIVIAM EM CARAVANAS. A INTOLERÂNCIAS RELIGIOSA QUE ASSOLA TODA A EUROPA TRAZ, ESTIGMAS AOS RECEM-CHEGADOS: BRUXOS, FEITICEIROS, E FILHOS DO DIABO.

*CIGANA ÁRABE


FORAM E CONTINUAM SENDO BODES EXPIATÓRIOS DOS SISTEMAS SOCIAIS QUE NÃO ADMITEM FIFERENÇAS. SÃO EMPURRADOS A UM PSEUDO INTEGRAÇÃO QUE, PARA NÃO PERDER A IDENTIDADE, SIMULAM RECEBER. DEIXARAM O EGITO, APARENTEMENTE CONVERTIDOS AO CRISTIANISMO. OS CIGANOS COMPREENDERAM QUE SE QUISESSEM CONTINUAR A PRATICAR LIVREMENTE O NOMADISMO, TERIAM QUE APARENTEMENTE SE ENCAIXAR NOS MODELOS RELIGIOSOS VIGENTES. TERIAM ENTÃO IDO A ROMA, PEGAR COM O PAPA, UM SALVO CONDUTO PARA PEREGRINAR EM ROMARIA PENITENTE (NÃO FOI ENCONTRADA NOS DOCUMENTOS DO VATICANO NENNHUMA MENÇÃO A ESTE DOCUMENTO).

*LILITH


DE OUTRO LADO UMA LENDA CIGANA REVELA QUE:

"OS CIGANOS NÃO CARREGAM O PECADO ORIGINAL, E NÃO TÊM POR ISSO QUE TRABALHAR COM O SUOR DA SUA FRONTE, COMO DIZEM AS ESCRITURAS, JÁ QUE NÃO SÃO DESCENDENTES DE EVA, MAS SIM DA PRIMEIRA MULHER DE ADÃO, LILITH" OU MESMO KALI, A NEGRA, DA CULTURA HINDU.


*KALI

(É INTERESSANTE OBSERVAR QUE MAIS TARDE, NA EUROPA, SERÃO DEVOTOS DE SANTA SARA, A NEGRA, E NO BRASIL, DEVOTOS DE NOSSA SENHORA APARECIDA, TAMBÉM NEGRA.)


http://1.bp.blogspot.com/_7Qwoui4jn_s/S1xUUjuE01I/AAAAAAAAABI/wiFsqII1wWY/s320/santa+sara.jpg
*SARA KALI


EM 1.418, ATRAVESSAM A HUNGRIA E ALEMANHA, DEPOIS DESCEM RUMO A LEIPZIG E SUÍÇA. EM 1.419, CHEGAM NA FRANÇA E TRÊS ANOS DEPOIS NOS PAISES BAIXOS. EM 1.425, CHEGAM NA ESPANHA. EM PORTUGAL E INGLATERRA SÃO MENCIONADOS À PARTIR DO SÉC. XVI, NA DINAMARCA EM 1.505, NORUEGA EM 1544, EMFIM, ESPALHAM-SE POR TODA A PARTE. À ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO DAS AMÉRICAS TEMOS UMA EUROPA JÁ FECHADA, QUEN RECHAÇA OS RFESCÉM-CHEGADOS E JÁ INICIAM AS DEPORTAÇÕES DOS CIGANOS PARA AS COLÔNIAS, ENTRE A QUAIS O BRASIL.

http://1.bp.blogspot.com/-nH_iNRauLwE/Td6vaB8dmrI/AAAAAAAAC9s/yymnTJR1DVc/s1600/ciganos4.bmp

*CIGANOS BRASILEIROS

NO BRASIL, O PRIMEIRO CIGANO A CHEGAR COM SUA FAMÍLIA,
FOI JOÃO TORRES,
 EM 1.574, SEGUIDO POR CENTENAS DE FAMÍLIAS. ENVIADAS PRIMEIRAMENTE AO MARANHÃO, DEPOIS BHAIA E RIO DE JANEIRO (ONDE FORAM ARTISTAS DA CORTE). ESPALHARAM-SE POR TODO O PAÍS. PARTICIPARAM DE NOSSOS CICLOS: DAS BANDEIRAS, DA MINERAÇÃO, DA CANA DE AÇÚCAR, FORJANDO ALAMBIQUES E COMERCIANDO CAVALOS. AS MULHERES, LEITORAS DA SORTE, FORAM TIDAS COMO SACERDOTISAS DE NOSSA TEURGIA POPULAR. FORAM TAMBÉM OS CIGANOS CONSIDERADOS POR ADOLFO PINHEIRO, QUANTO A FORMAÇÃO DAS RAÇAS BRASILEIRAS, O ELEMENTO QUE DÁ LIGA ÀS DIFERENÇAS, O ELO QUE UNE AS RAÇAS.
ENFIM, MUITO SE TEM PARA DIZER DO POVO CIGANO BRASILEIRO, FICA PORÉM ESSE TEMA PARA SER DESENVOLVIDO NA PRÓXIMA OPORTUNIDADE.

*LEITORA DA SORTE


VOLTANDO A EUROPA, VEMOS OS CIGANOS USANDO SEUS RECURSOS PECULIARES PARA CONTORNAR SITUAÇÕES MAIS CRÍTICAS. A MIGRAÇÃO, O NOMADISMO, É CONSIDERADO UM SISTEMA DE DEFESA ORIGINAL E PACÍFICO. O ESPÍRITO EVASIVO DOS CIGANOS TENTARÁ ESQUIVÁ-LOS DE SITUAÇÕES CRÍTICAS E VIOLENTAS , NEGANDO-SE SEMPRE A PARTICIPAR DE GUERRAS OU DE IMPOR O SEU SISTEMA COMO SUPERIOR. MESMO ASSIM, O PODER POLÍTICO, NÃO ACEITAVA FACILMENTE ESSES ERRANTES QUE ESCAPAVAM A QUALQUER TIPO DE CONTROLE. TENTATIVAS DE ACULTURAR OS CIGANOS SEMPRE FRACASSARAM, AINDA QUE TIVESSEM QUE ENTREGAR A PRÓPRIA VIDA. ENCONTRARAM NO ENTANTO, ESPAÇO PARA EXERCER DIVERSAS ATIVIDADES COMERCIAIS: CALDEIREIROS E MASCATES, CESTEIROS, FERREIROS, MÚSICOS E AS MULHERES, LEITORAS DA SORTE "BUENA DICHA".
CONFECCIONAVAM OBJETOS DE GRANDE UTILIDADE, COMO, TINAS DE MADEIRA, GAMELAS, PANELASE TALHERES, BACIAS, FERRADURAS, TACHOS, CESTOS DE VIME, CHARRETES, ESTEIRAS, VASSOURAS, ETC. CADA GRUPO SE ESPECIALIZAVA EM ALGUMA TIVIDADE COMERCIAL E ENTÃO, RECEBIAM EXATAMENTE O NOME DEWSTE OFÍCIO. POR EXEMPLO:
OS RONS CALDEIREIROS SÃO OS KALDERASH, OS CESTEIROS SÃO OS CESTARI, E ASSIM POR DIANTE. RECEBERAM TAMBÉM NOMES DE GRUPOS DE ACORDO COM OS LUGARES DE ONDE VINHAM.
POR EX.:
OS LOARI ADVÉM DO DANÚBIO, OS ESLOVENHOS DOS BALCÂNICOS, OS CALONS (NEGROS) DA PENÍNSULA IBÉRICA, OS SINTI, DO EGITO E ITÁLIA ETC.

*BUENA DICHA


O SISTEMA SOCIAL INTERNO É DEMOCRÁTICO, HAVENDO DIVISÃO DE TODOS OS BENS. OS VELHOS SÃO CONSIDERADOS SÁBIOS E OUVIDOS NAS TOMADAS DECISÃO, AS QUAIS SÃO FEITAS SEMPRE EM CONJUNTO, NA KRIS , TRIBUNAL CIGANO. AS CRIANÇAS. AS CRIANÇAS SÃO CONSIDERADAS SAGRADAS E VINDAS DE OUTROS MUNDOS, SÃO RECEBIDAS COM GRANDE ALEGRIA. OS CASAMENTOS ACONTECEM CEDO E A VIRGINDADE É DE INESTIMÁVEL VALOR. NÃO HÁ ENTRE OS CIGANOS, CRIANÇAS OU VELHOS ABANDONADOS. AS MULHERES REPRESENTAM A VIDA, O EQUILÍBRIO E ATRANSMISSÃO DE VALORES INTERNOS. AOS HOMENS CABE A PROTEÇÃO DO NÚCLEO FAMILIAR.

*CRIANÇAS CIGANAS


A SUBSISTÊNCIA É DIVIDIDA, E TODOS TÊM FUNÇÕES. SUA LEGISLAÇÃO INTERNA
TEM PRINCÍPIOS RÍGIDOS MAS, POR SEREM FIFERENTES DOS NOSSOS, SÃO CONSIDERADOS SEM VALOR OU "FORADA LEI" .
OS PEQUENOS DELITOS SEMPRE SE FAZEM PRATICAR, (SALVO RARAS EXCESÕES). LONGE DE SEREM PERFEITOS NÃO SE EQUIPARAM, NO ENTANTO, SEUS PEQUENOS FURTOS AOS DESVIOS SOCIAIS DAS GRANDES CIDADES E CIVILIZAÇÕES , POIS NÃO FAZEM ASSALTOS , NEM PRATICAM CRIMES POR GANÂNCIA. PREZAM, NO ENTANTO, SUA ESPERTEZA AO LEVAR VANTAGENS NO TRATO COM OS GADJES, NÃO CIGANOS. FELIX GANDE, ESCRITOR E ENSAÍSTA ESPANHOL, COMENTA QUE AOS CAMPONESES
AFERRADOS A TERRA, ALARMAVA O PASSAR SEM PRESSA DAQUELA GENTE DE FALA ESTRANHA E COSTUMES EXÓTICOS.A QUALQUER INFELIZ QUE SUARA UM ANO INTEIRO PARA PLANTAR E COLHER, O SIMPLES ROUBO DE UM LENÇOL OU DE UMA GALINHA, ERA UMA GRANDE TRAGÉDIA.


Qqy0-1l4-1

*NAS PRÓXIMAS POSTAGENS, CONTAREI UM POUCO MAIS DA ORIGEM DA RAÇA CIGANA.



CONTINUEM COMIGO, NESTA VIAGEM DE CONHECIMENTO...
SINTA A CULTURA CIGANA, VOCÊ VAI SE APAIXONAR...


BJS* VIVIANE