Lenda de Santo Antonio, o Santo Casamenteiro
Santo Antonio, o Santo Casamenteiro, nasceu em Lisboa, Portugal, dia 13 de setembro de 1191, e morreu com 36 anos, dia 13 de junho de 1231, nas vizinhanças de Pádua, Itália. Por isso, é chamado Santo Antônio de Lisboa e Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares da Igreja.
A lenda diz que uma jovem, desesperançada de casar-se, sempre esperando por um noivo que nunca chegava, apegou-se com uma imagem de Santo Antonio.
Resolveu então comprar a imagem do santo e levou para benzer, chegando em casa fez um altar ecolocou a imagem.
Todos os dias prestava fervorosa devoção a Santo Antonio, dando-lhe um vintenzinho de promessa. Passaram-se semanas, meses, anos e... nada de casamento.
O noivo tão sonhado não aparecera, nem corria voz de que algum mancebo, ou mesmo algum velhote teria por ela se interessado.
Depois de muita lamentação com sua velha mãe sobre o poder "miraculoso" de Santo Antonio, agora posto em dúvida, pegou a imagem e no auge do desespero, atirou-o pela janela. Porém, na rua, embaixo de sua janela, estava passando um belo cavalheiro, que recebeu em sua cabeça a pequena imagem do santo. Pegou-a, intacta, vendo de onde tinha saído, resolveu bater à porta e fez a devolução para a bela e geniosa senhorita.
Trocaram olhares e se apaixonaram, alguns dias depois, aconteceu o tão sonhado casamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário