Pesquisar este blog

LINK...

sexta-feira, 29 de abril de 2016

PORQUE SER VEGETARIANO: BENEFÍCIOS E VANTAGENS






O que é o Vegetarianismo?

Sistema alimentar baseado em vegetais e isento de carnes. Há alguns vegetarianos que fazem uso de alguns produtos derivados de animais, como ovos e laticínios. Os benefícios do vegetarianismo são amplos e eram conhecidos desde tempos remotos. Esse sistema era utilizado, por exemplo, entre os essênios como meio de purificação e como estímulo para o aperfeiçoamento das faculdades da alma e do corpo. Conjugado com a abstenção do álcool, de fumo e de drogas, o vegetarianismo traz alívio ao corpo e reforça na consciência a capacidade de superar obstáculos decorrentes de tendências equivocadas absorvidas no decorrer das encarnações.Todavia, sem que se depure o caráter e se almeje o serviço altruísta, essa prática torna-se mera dieta, que tanto pode ser saudável como redundar em carências. A alimentação vegetariana possibilita clareza mental, desanuvia o cérebro e os corpos sutis de violência e de paixões. Principalmente quando o indivíduo se propõe controlar suas forças emotivas e instintivas, é-lhe indicado abster-se de carnes. Pelo magnetismo, o alimento animal introduz no organismo humano certa classe de inclinações psíquicas, entre as quais o medo, inclinações que devem ser superadas e não reforçadas. As recomendações para deixar de ingerir carne levam em conta não só a ampliação da consciência humana, mas a evolução de toda vida planetária. Do ponto de vista ético e espiritual, a alimentação vegetariana colabora no reequilíbrio do carma humano, sobrecarregado pelo morticínio constante de animais. De modo geral, o tipo de alimentação de uma pessoa depende do nível em que sua consciência está polarizada e do seu carma. Porém, quando ela assume colaborar na evolução, sua alimentação passa a ser determinada sobretudo pelo nível para o qual sua consciência deve trasladar-se. No futuro,após a purificação planetária, será inconcebível que o ser humana ingira cadáveres de animais, prática agora tão comum.


Dietas veganas em poucas palavras

O QUE É UM VEGANO?

Vegan é um vegetariano que não come carne, peixe ou frango. Os vegans também não usam outros produtos animais e seus derivados, como ovos, lacticínios, mel, couro, pele, seda, lã, cosméticos, sabões e sabonetes derivados de produtos animais.

NUTRIÇÃO VEGANA

A chave para uma dieta vegana nutricionalmente saudável é a variedade. Uma dieta vegana saudável e variada inclui frutas, vegetais, muitas folhas verdes, grãos integrais, sementes, frutas secas e legumes.

PROTEÍNA

È fácil para um vegano suprir as recomendações quanto a proteína, desde que ingira uma quantidade suficiente de calorias. O planejamento ou a combinação estritos não são necessários. A chave é comer um dieta variada.

FONTES DE PROTEÍNA

Quase todos os alimentos exceto o álcool, o açúcar e as gorduras são boas fontes de proteína. Fontes veganas incluem: batatas, pão integral, arroz, brócolis, espinafre, amêndoas, ervilhas, grão de bico, manteiga de amendoim, tofu, leite de soja, lentilhas, couve etc. Se uma parte do menu do dia inclui os alimentos abaixo, as recomendações da RDA (Quantidades Dietéticas Recomendadas) de proteína para um homem adulto serão satisfeitas:

1 xícara de aveia, 1 copo de leite de soja, 2 fatias de pão integral, 1 pãozinho ou fatia de bolo, 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim, 100 g de tofu, 1 xícara de brócolis e 1 xícara de arroz integral.

GORDURA

Dietas veganas são livres de colesterol e geralmente baixas em gordura. Assim, com uma dieta vegan é fácil adequar-se às recomendações para redução do risco das principais doenças crônicas como as doenças cardíacas e o câncer. Alimentos com alto teor de gordura, que podem ser usados esporadicamente, incluem óleos, margarina, nozes, manteiga de sementes (de amêndoa, gergelim …) abacate e coco.

VITAMINA D

A vitamina D não é encontrada na dieta vegana, mas pode ser absorvida através da exposição ao sol. Recomenda-se para adultos a exposição ao sol das mãos ou do rosto, de dez a quinze minutos.

SUBSTITUTOS DE OVOS E LATICÍNIOS

SUBSTITUTO PARA DAR ‘LIGA’. PARA CADA OVO:
¼ xic. de tofu com os ingredientes líquidos da receita.
1 banana pequena, amassada.
¼ xícara de suco de maçã.
2 colh. de sopa de araruta ou maisena.

SUBSTITUTOS PARA LATICÍNIOS
Leite de arroz, leite de soja, leite de batata, leite de amêndoa ou água (em algumas receitas). Queijo de soja (verifique a procedência, pois muitos queijos de soja contém caseína que é um derivado do leite de vaca). Tofu em pedaços pode der usado em lugar de outros queijos em lasanhas ou pratos similares.

FATOS
· Terras próprias para o cultivo ocupadas com a criação de animais em todo o mundo: 50%
· 33% da produção mundial de grão é destinada à criação de gado.
· Pessoas que podem ser alimentadas com os cereais empregados na produção de um bife: 40.
· Milho plantado no Brasil consumido pelos animais de criação: 90%
· Colheita mundial de grãos consumida pelo gado nos anos 80: 50%
· Risco de morte por ataque cardíaco dos homens nos EUA: 50%
· Risco de morte por ataque cardíaco de homens vegetarianos nos EUA: 15%
· Redução do risco com uma dieta vegan: 90%
· Atividade responsável por mais de metade do consumo de água nos EUA: indústria da carne.


DEPOIMENTO CONTRA E Á FAVOR-ANALISE VOCE MESMO

Dr.Fernando Luiz de Andrade Maia
Maceió, Alagoas, Brasil
UIN (ICQ) 28600346
ComVc 158042

Eu sou médico (de gente), por isso não resisti a meter a colher neste assunto, prometo que só será esta vez. Come-se carne porque o gosto é bom e porque é preciso. O Ser Humano é onívoro, não pode prescindir dos nutrientes que somente as carnes dão, notadamente as proteínas e o ferro. O ferro de origem vegetal é de muito baixa absorção, praticamente perde-se todo. Os legumes, frutas, sementes, hortaliças etc não conseguem substituir completamente as carnes, por mais que os vegetarianos insistam nisso. É por isso que os vegetarianos radicais precisam andar tomando complementos de ferro e vitaminas, seja em forma injetável, seja em forma de comprimidos, o que eu considero uma tolice.Para conseguir uma nutrição completa comendo apenas vegetais, teríamos que passar o dia inteiro comendo, como fazem os animais ruminantes, e ainda teríamos que produzir uma enzima chamada celulase em nosso tubo digestivo, que os seres humanos já não produzem há muito tempo.O Homem, enquanto espécie, somente conseguiu dominar a Terra por causa de dois fatores principais: o polegar em oposição aos demais dedos da mão, o que permitiu o desenvolvimento da mão como a maravilha de ferramenta que é; e a alimentação carnívora, porque permitiu que o homem tivesse tempo livre para despender em outras atividades que não a alimentação.Por isso, não deixem de comer carne. Vamos combater a crueldade contra os animais sim, lutar para que os animais tenham uma morte o mais possível indolor nos laboratórios e matadouros, mas deixar de comer carne é um retrocesso. Prometo desde já que não voltarei a este assunto, apenas quis deixar a minha opinião profissional a respeito. Sou médico infectologista, e desde já estou à inteira disposição de todos os que queiram qualquer esclarecimento pelo meu endereço particular.

RESPOSTA PARA ESTA OPINIÃO;

CHRISTOPHER SCOTT CORNIOLA, MPH, MA

EPIDEMIOLOGY TEAM LEADER, METROPOLITAN SERVICE PLANNING AREA, LOS ANGELES COUNTY DEPARTMENT OF HEALTH SERVICES.
EMAIL: ccorniola@dhs.co.la.ca.us ou christopherscott777@hotmail.com

– O RACIOCÍNIO DO MÉDICO TEM ALGUNS PROBLEMAS GRAVES. RESPEITANDO A EDUCACÃO DELE, MAS AINDA ASSIM, SENDO COERENTE E RACIONAL, VOU APRESENTAR ALGUMAS DAS CONTRADICÕES PELO MÉDICO FERNANDO EXPOSTAS. COM UMA VASTA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE SAÚDE E NUTRICÃO, MESTRADO PELA UCLA (UNIVERSITY OF CALIFORNIA, LOS ANGELES)NA AREA DE EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA, POSSO AFIRMAR COM CONVICCÃO E COM BASE CIENTÍFICA (GRANDES ESTUDOS TEM PROVADO DIA APÓS DIA OS MALEFÍCIOS DE UMA DIETA QUE INCLUA CARNE). SEGUEM-SE ABAIXO TRECHOS DO DR. FERNANDO E COMENTÁRIOS OS CONTRADIZENDO.

Come-se carne porque o gosto é bom e porque é preciso.
– O GOSTO PODE SER BOM PARA QUEM ESTA ACOSTUMADO, MAS NAO É PRECISO. O SABOR DE CHOCOLATE TAMBEM É MARAVILHOSO, MAS POR FAVOR DR. FERNANDO, NAO ME VENHA TAMBEM DIZER QUE CHOCOLATE FAZ BEM A SAÚDE.
O Ser Humano é onívoro, não pode prescindir dos nutrientes que sómente as carnes dão, notadamente as proteínas e o ferro.
– COMO MÉDICO, VOCE DEVERIA SABER UM POUCO MAIS SOBRE NUTRICAO, TÓPICO ESSE, DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA QUEM TRABALHA NA ÁREA DE SAÚDE. OS FATOS SÃO: NOSSO CORPO NECESSITA DE 50 GRAMAS DE PROTEÍNA POR DIA. MESMO QUE VOCE TENTE NAO DIGERIR TAL NÚMERO DE PROTEÍNAS DIÁRIAMENTE, O SIMPLES FATO DE UM BRASILEIRO COMER FEIJÃO COM ARROZ PRÁTICAMENTE JÁ FORNECE QUASE TODAS AS 50 GRAMAS DE PROTEINAS DIÁRIAS NECESSÁRIAS. MAIS DETALHADAMENTE:
-UM COPO DE ARROZ INTEGRAL (ANTES DE COZIDO) TEM 12 GRAMAS DE PROTEÍNA
-480 GRAMAS DE FEIJÃO TEM 38 GRAMAS DE PROTEÍNA.
COMPLETANDO ASSIM UM TOTAL DE 50 GRAMAS. OU SEJA, MESMO QUE VOCE SE RESTRINJA AO BÁSICO ARROZ E FEIJAO, VOCE ESTARÁ COMPLETAMENTE NUTRIDO NO QUE DIZ RESPEITO A PROTEÍNAS.

O ferro de origem vegetal é de muito baixa absorção, praticamente perde-se todo. Os legumes, frutas, sementes, hortaliças etc não conseguem substituir completamente as carnes, por mais que os vegetarianos insistam nisso.
– NAO SE TRATA DE INSISTENCIA E SIM DE FATOS. COM VITAMINA C SUFICIENTE, O CORPO DO SER HUMANO PODE MUITO BEM ABSORVER FERRO SUFICIENTE DE UMA DIETA A BASE DE LEGUMES. COMO RESPONSAVEL PELO SETOR DE EPIDEMIOLOGIA E SAUDE PUBLICA DA GRANDE LOS ANGELES, CALIFORNIA- EUA (DEPARTMENT OF HEALTH SERVICES, PUBLIC HEALTH, METROPOLITAN SERVICE PLANNING AREA) TENHO ACESSO A LITERATURA E ATÉ MESMO A RESULTADOS CIENTÍFICOS QUE PROVAM, A CADA DIA MAIS OS BENEFÍCIOS TRAZIDO POR UMA DIETA VEGETARIANA. SEMPRE QUE POSSÍVEL DÔO SANGUE, PORTANTO TESTES SANGUÍNEOS SAO NECESSÁRIOS E GRACAS A DEUS OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE MEU SANGUE (SOU VEGETARIANO POR TODA MINHA VIDA) SEMPRE TEM UM NÍVEL NORMAL DE HEMOGLOBINA. MESMO SENDO UM ASSÍDUO DOADOR DE SANGUE E VEGETARIANO, TESTES CIENTÍFICOS PROVAM QUE TENHO FERRO SUFICIENTE NO MEU ORGANISMO. ENTAO, SE O MÉDICO FERNANDO REALMENTE ESTIVER CORRETO QUANDO ELE DISSE, “Os legumes, frutas, sementes, hortaliças etc não conseguem substituir completamente as carnes”, DE ONDE EU E MILHÕES DE VEGETARIANOS ESTÃO CONSEGUINDO TANTO FERRO? É UM MILAGRE? NÃO SERIA HORA DO DR. FERNANDO RE-EXAMINAR DE ONDE VEM AS CRENÇAS DELE?

É por isso que os vegetarianos radicais precisam andar tomando complementos de ferro e vitaminas, seja em forma injetável, seja em forma de comprimidos, o que eu considero uma tolice.

– ABSURDO. VEJA A RESPOSTA ACIMA.

Para conseguir uma nutrição completa comendo apenas vegetais, teríamos que passar o dia inteiro comendo, como fazem os animais ruminantes, e ainda teríamos que produzir uma enzima chamada celulase em nosso tubo digestivo, que os seres humanos já não
produzem há muito tempo.

– MAIS ABSURDO AINDA. CELULASE É USADA PELAS BACTÉRIAS PARA QUEBRAR MOLÉCULAS DE CELULOSE PARA PRODUZIR CARBOIDRATOS. OU SEJA, AGORA DR. FERNANDO ESTA DIZENDO QUE OS VEGETARIANOS NAO COMEM CARBOIDRATOS SUFICIENTES? BOM, CARNE NAO FORNECE CARBOIDRATOS, ENTÃO SE O RACIOCÍNO DO DR. FERNANDO ESTIVER CERTO, TODOS OS SERES HUMANOS JÁ TERIAM MORRIDO DE FOME. ESSE ASSUNTO DE CELULASE NAO TEM NADA A VER COM VEGETARIANISMO.
TAMBEM, COMO DR. FERNANDO EXPLICA O FATO QUE EU COMO 3 VEZES POR DIA E NÃO O DIA INTEIRO? CIENTÍFICAMENTE, POSSO MOSTRAR QUE 2.000 CALORIAS DE ARROZ, FEIJÃO, LEGUMES, FRUTAS,AZEITE, NOZES OU SEJA LÁ O QUE FOR, FORNECEM MAIS DO QUE AS NECESSIDADES DE PROTEÍNA, CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS.

O Homem, enquanto espécie, somente conseguiu dominar a Terra por causa de dois fatores principais: o polegar em oposição aos demais dedos da mão, o que permitiu o desenvolvimento da mão como a maravilha de ferramenta que é; e a alimentação carnívora,
– SEM COMENTÁRIOS. VAMOS SUPOR POR UM SEGUNDO QUE ISSO SEJA FATO. O QUE ISSO TEM A VER COM O ASSUNTO SE É MAIS SAUDÁVEL OU NAO COMER CARNE? O DR. FERNANDO ESTA COM MEDO QUE O SER HUMANO VAI PERDER O LUGAR NESTE MUNDO SE PARAR DE COMER ANIMAIS? INTERESSANTE ESSA HIPÓTESE ABSURDA, MAS INFELIZMENTE NÃO MERECE ESTAR NESSA DISCUSSÃO.

Por isso, não deixem de comer carne. Vamos combater a crueldade contra os animais sim, lutar para que os animais tenham uma morte o mais possível indolor nos laboratórios e matadouros, mas deixar de comer carne é um retrocesso.
– ÓTIMO, COMO VOCE TEM BOM CORAÇÃO. AFINAL QUER QUE O ANIMAL MORRA, MAS SEM “TANTA” DOR. SÓ ESSE PARÁGRAFO ISOLADO SERIA SUFICIENTE PARA MOSTRAR OS ABSURDOS QUE A NECESSIDADE DE JUSTIFICAR UM ERRO (O ATO DE COMER ANIMAIS)FAZEM.

CASO QUEIRA ENTRAR EM CONTATO COMIGO,

CHRISTOPHER SCOTT CORNIOLA, MPH, MA

EPIDEMIOLOGY TEAM LEADER, METROPOLITAN SERVICE PLANNING AREA, LOS ANGELES COUNTY DEPARTMENT OF HEALTH SERVICES.
EMAIL: ccorniola@dhs.co.la.ca.us ou christopherscott777@hotmail.com

****************************************************************************************************************

CONCLUSÃO E NOTA DO BLOG

Os vegetarianos podem ficar tranquilos, os alimentos vegetais estão cheios de nutrientes incluindo bastante proteína, ferro e cálcio. Sendo vegetariano ou não, a chave para a saúde é simples: incluir uma grande variedade de alimentos diferentes em sua dieta – nenhuma fonte alimentar é nutricionalmente completa por si própria. Os vegetarianos escolhem grãos, vegetais, legumes, nozes, sementes e frutas. Ovos e derivados de leite são opcionais. Em uma dieta baseada em vegetais, nós temos uma vantagem distinta que é a de obter nutrientes de alimentos com alto teor de fibras e baixo teor de gordura saturada e colesterol. Devemos evitar ingerir muitos alimentos refinados.Costumávamos acreditar que vários alimentos vegetais teriam que ser ingeridos em conjunto para obtermos toda a quantidade de proteína, mas várias autoridades em nutrição, incluindo a American Dietetic Association, determinaram que nao é necessário fazer um esforço intencional de combinar os vegetais. Embora haja uma quantidade menor de proteína em uma dieta vegetariana, isso é na verdade uma vantagem. O excesso de proteína tem sido relacionado a doenças e ataques do coração, vários cânceres, pedras nos rins, osteoporose e diabetes em idade avançada. Uma dieta contendo uma variedade de grãos, legumes e vegetais fornece proteína o bastante sem a superdosagem a que a maioria dos que comem carne estão expostos. Apenas 1/5 do ferro da dieta comum é obtida da carne. Os derivados do leite são deficientes em ferro. Os vegetais mais ricos em ferro são os de folha verde-escura, produtos de soja, legumes, grãos integrais, frutas secas, nozes e sementes. O uso de panelas e recipientes de ferro também contribui com a ingestão necessária. A adição de alimentos ricos em vitamina C às refeições, tais como frutas e verduras, aumenta a absorção de ferro. As boas fontes vegetais de cálcio são os vegetais folhosos de côr verde-escura, legumes, tofu, leite de soja, tahini (sementes de gergelim moído), amêndoas, figos e algas. Algumas das águas minerais possuem bastante cálcio. O zinco é facilmente obtido de vários alimentos vegetais – grãos integrais (pão, massas e arroz), germe de trigo, tofu, tempeh, misô, legumes, brotos, nozes e sementes – bem como ovos e derivados de leite. A vitamina B12 pode ser motivo de atenção no caso dos vegans (vegetarianos que não ingerem alimentos de origem animal), mas é fácil lidar com essa necessidade. Em sociedades mais tradicionais, com práticas de higiene menos rigorosas, a obtenção dessa vitamina das plantas não seria difícil. Os microorganismos que produzem B12 proliferam no solo e aderem às raízes dos vegetais. O processo tradicional de fabricação de alimentos como o misô e o tempeh também produz essa vitamina. Com os controles sanitários de hoje em dia, essas fontes de B12 provavelmente foram eliminadas. As pessoas que comem carne obtêm B12 através dos microorganismos que vivem nos animais. Embora os casos de deficiência sejam bem incomuns, é importante incluir uma fonte confiável de B12 em nossa dieta. A falta de B12 pode levar à uma anemia séria. As fontes incluem leite e derivados, ovos, iogurte, queijo ou suplementos vitamínicos.Outras fontes que podem ser confiáveis são as bactérias que ainda vivem nos vegetais lavados mais ligeiramente e a atividade bacteriana no intestino delgado, mas essas fontes ainda não foram comprovadas cientificamente. Estudos de longo prazo envolvendo vegans não têm detectado deficiência de B12 e, ironicamente, devido à problemas de absorção de B12, mais pessoas que comem carne sofrem dessa deficiência que os vegans. O corpo humano armazena um suprimento de B12 suficiente para 2 a 7 anos. É especialmente importante que as mulheres grávidas e lactantes assegurem a ingestão de B12.Todas as outras vitaminas, minerais, gorduras e carbo-hidratos são encontrados em grandes quantidades no reino vegetal. Seria praticamente impossível criar uma dieta baseada em vegetais que não tivesse essas substâncias. Se estiver tendo dificuldade em se adaptar a uma dieta vegetariana, pode ser que seu organismo precise de alguns meses para se desentoxicar. Tente experimentar uma variedade de alimentos e métodos de cozimento diferentes. No caso de preocupação com uma possível deficiência nutricional, sempre é possível fazer um exame de sangue, mas fique seguro que em uma dieta vegetariana variada não há carência de nutrientes e é uma opção comprovadamente forte na promoção da saúde.

EQUIPE DA LUZ É INVENCÍVEL

********************************************************************************************************************

Posts relacionados;A INDÚSTRIA DOS TRANGÊNICOS ANIMAIS-BRF BRASIL FOODS-Sadia e Perdigão-Os alimentos “Frankenstein”INDÚSTRIA DOS TRANGÊNICOS- Nestlé, Cargil, Monsanto, Pepsico e WalmartINGREDIENTES QUÍMICOS USADOS NOS PRODUTOS DE CONSUMO HUMANO-Listas–categorias– graus de toxicidadeO PERIGO DAS MICROONDAS PARA SUA SAÚDE-TUDO O QUE VOCE QUERIA SABER SOBRE O COLESTEROLAGARICUS BLAZEI-OS BENEFÍCIOS DO “COGUMELO DO SOL”

*********************************************************************************************************************
















Bibliografia para consulta
A Dieta Saudável dos Vegetais (Becoming Vegetarian)
V. Melina, RD, B. Davis, RD,
V. Harrison, RD, 1994. Um livro excelente escrito por três nutricionistas canadenses.
Kit do Vegetariano Iniciante (Vegetarian Starter Kit)
Comitê dos Médicos pela Medicina Responsável (Physicians Committee for Responsible Medicine)
Nutrição Vegan: Pura e Simples (Vegan Nutrition: Pure and Simple)
Michael Klaper MD



Nota:Biblioteca VirtualCONSULTE NOSSO CANAL DE VÍDEOS

Divulgação: A Luz é Invencível

Nenhum comentário:

Postar um comentário