Pesquisar este blog

LINK...

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

SIGA A SÍ MESMO........










Siga a si mesmo
:: Elisabeth Cavalcante ::


Deixar de ser um seguidor das ideias, filosofias ou valores alheios é uma grande responsabilidade. Quando você segue alguém, a vida se torna mais fácil já que, quando algo dá errado, a responsabilidade não será sua.

Você culpará aquele cujas ideias ou ensinamentos você seguiu, e não se sentirá em dívida com a sua consciência. Porém, as respostas prontas, dadas a você por outra pessoa, ainda que experiente, podem se revelar inadequadas em algum momento.

Somente aquele que assume para si a tarefa de responsabilizar-se, a cada momento, por suas escolhas, poderá alcançar o verdadeiro significado da palavra crescimento.

A maturidade interior nasce do exercício constante de seguir a própria verdade, sem qualquer medo ou insegurança. E descobrir essa verdade exige que você se dedique permanentemente à auto-observação.

Somente ela lhe permitirá saber o que você deseja de fato, e se aquela escolha lhe fará feliz. E se por acaso ela se mostrar equivocada, você não terá ninguém para culpar. Entretanto, terá adquirido um aprendizado valioso, que o levará cada vez mais para perto da conquista da sabedoria.

"...Essas pessoas que não podem desfrutar de tudo - amor, vida, comida, uma bela cena, um pôr do sol, uma manhã, roupas bonitas, um bom banho - coisas pequenas, coisas comuns - se você não pode desfrutar dessas coisas, e há pessoas que não podem desfrutar de qualquer coisa, eles se interessam por Deus. Elas são as pessoas mais impossíveis; nunca podem chegar a Deus.

Deus gosta destas árvores; caso contrário, por que ele iria em criá-las? E ele não está farto de tudo... Por milênios ele tem trabalhado em árvores e flores e pássaros. E ele passa a substituir: novos seres, novas terras, novos planetas. E ele é realmente muito, muito colorido! Olhe para a vida, veja-a e você vai ver o coração de Deus - como é.

E as pessoas que são incapazes de desfrutar de tudo, incapazes de relaxar, incapazes até mesmo de desfrutar de uma boa noite de sono, são as pessoas que se interessam por Deus. E elas se interessam pelas razões erradas. Elas pensam que, porque a vida é inútil, fútil, elas têm de procurar Deus. Seu Deus é algo contra a vida, lembre-se.

Gurdjieff costumava dizer: "eu tenho procurado em todas as religiões, em todas as igrejas, mesquitas e templos, e eu descobri que o Deus do povo religioso é contra a vida. "E como Deus pode ser contra a vida? Se ele é contra, então, não há nenhuma razão para que a vida deva existir ou deva ser permitido existir. Então, se o seu Deus é contra a vida, de fato, lá no fundo, você é contra o verdadeiro Deus...

...Deus é a própria realização da vida, Deus é a própria fragrância da vida, Deus é a unidade orgânica total da vida. Deus não é algo que existe como uma pedra morta, Deus não é estático. Deus é um fenômeno dinâmico. Deus não existe , acontece. Quando você estiver pronto, acontece. Não pense que Deus existe em algum lugar e você vai encontrar uma maneira de chegar até ele. Não, não há nada, e não há outro Deus existente em algum lugar esperando por você.

Deus é algo que acontece com você quando você estiver pronto. E quando você estiver pronto - quando a tristeza desaparece e você pode dançar, quando o peso desaparece e você pode cantar, quando o peso pesado do condicionamento não está mais em seu coração e você pode fluir - Deus acontece. Deus não é uma coisa que existe, é algo que acontece. Trata-se de uma unidade orgânica dinâmica.

E quando Deus acontece, tudo acontece: as árvores, as estrelas, os rios. E para mim, ser capaz de desfrutar é a porta. As pessoas sérias nunca foram conhecidas por terem alcançado. Seriedade é a barreira, a atitude errada. Tudo o que faz você grave é irreligioso. Não vá a uma igreja que faça você sério.
Osho - Venha, siga a si mesmo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário