Pesquisar este blog

LINK...

domingo, 9 de outubro de 2011

APRENDA A FAZER AQUELE CAFEZINHO PERFEITO:

Em busca do cafezinho perfeito




Falar em café lembra aquele aroma gostoso que ajuda a despertar de manhã, o sabor que finaliza as refeições ou aquela pausa no trabalho no meio da tarde. Quem é que não gosta de um bom cafezinho?

Se você adora café, mas não sabe muito bem como prepará-lo, siga nossas sugestões para se tornar um verdadeiro apreciador da bebida.

As dicas são de Marco de La Roche, consultor da empresa Drink Lab e tricampeão da etapa brasileira do concurso de drinks Coffee in Good Spirits, e Fabio Ferreira, co-proprietário da cafeteria Notes Music and Coffee, em Londres, Inglaterra. Eles conversaram com o Yahoo! durante a feira internacional Espaço Café Brasil, que acontece em São Paulo até o dia 8.  

- O primeiro passo para acertar é a escolha do produto. Prefira comprar cafés feitos com grãos 100% arábica, de melhor qualidade.

- No mercado existem os cafés comerciais e os especiais, de qualidade superior. Para encontrar os produtos especiais, leia a descrição no rótulo e procure por selos de qualidade. Um deles é o selo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), que garante que o produto tem o mínimo de defeitos. Você encontra esse tipo de café em alguns supermercados, empórios especializados e cafeterias.

- Experimente cafés produzidos em diferentes regiões e feitos com diferentes tipos de torras, para descobrir do que mais gosta.

- Preste atenção aos dados do rótulo e procure se informar no site do fabricante ou mesmo ligando para a empresa para saber se o sabor daquele café é encorpado ou suave, se a acidez é forte, mediana ou equilibrada, se tem notas de frutas, chocolate ou caramelo, etc. Assim você vai aprendendo mais sobre o assunto e descobrindo suas preferências.

- Para preparar o café, não tem muito segredo: faça aquele bom e velho café filtrado, usando filtros de papel. Use a proporção de 60g de pó para 1 litro de água. Isso equivale a cerca de 6 colheres de sopa. Mas atenção, são 6 colheres rasas, não cheias.

- Coloque a água para esquentar (sempre filtrada, não use água da torneira), mas não deixe que ela ferva, pois isso agride o café. Quando a água começar a borbulhar, desligue o fogo, espere 30 segundos e aí sim despeje a água sobre o pó de café no filtro de papel.

- Não tome o café pelando. Espere a bebida esfriar um pouco para você poder apreciar o seu sabor.

- Não coloque muito açúcar. Tente diminuir gradualmente a quantidade de açúcar ou adoçante para conseguir perceber melhor o sabor do café. No começo você vai estranhar, mas vai que acabe gostando?

- Se for fazer um café com leite, procure comprar um leite fresco e de boa qualidade, que confere mais cremosidade e doçura. O tipo de leite interfere no sabor do café.

- Uma curiosidade: gosto é gosto, mas o capuccino tradicional, italiano, leva apenas café, leite e leite vaporizado, sem canela ou chocolate. O “latte” tem os mesmos ingredientes, mas é mais leve, já que contém uma proporção maior de leite líquido e menos leite vaporizado.

Na página a seguir, você encontra uma receita de drink com café.

Agora que você já sabe preparar um cafezinho perfeito, aprenda a fazer dois drinks igualmente deliciosos.

A receita é de Marco de La Roche.

1 - Cardamomo King (não alcoólico)

Ingredientes:

- 100 ml de café gelado
- 100 ml de leite
- 6 cubos de gelo
- 1 colher de açúcar
- 1 colher de café de cardamomo moído (o cardamomo é uma especiaria da família do gengibre)
- 4 colheres de sopa de calda de chocolate branco (à venda em supermercados)

Modo de preparo:


- Gele um copo enquanto prepara o drink.

- Em uma coqueteleira, coloque o cardamomo, o gelo, o café gelado, o leite, açúcar e bata vigorosamente. Retire o gelo do copo. Adicione o chocolate branco no fundo de um copo do tipo caldereta (copo de chope, igual ao da foto) e despeje o líquido da coqueteleira no recipiente.2 - Irish Coffee (alcoólico)



Ingredientes:
- 50 ml de uísque
- 75 ml de café coado
- 75 ml de creme de leite fresco
- 40 gr de açúcar mascavo

Modo de preparo:

- Coloque água quente dentro da taça que você vai usar e deixe por aproximadamente um minuto, para aquecer o recipiente.

- Jogue a água fora e misture o açúcar mascavo, o uísque e o café na taça. Reserve.

- Bate o creme de leite em uma coqueteleira. É preciso bater até tomar uma textura sedosa, mas não endurecer. Despeje o creme lentamente sobre o líquido.

Veja a receita campeã de Marco De La Roche em seu blog.

Aprenda, a seguir, como harmonizar o café com sobremesas.

Você já aprendeu a preparar um café perfeito e a fazer dois deliciosos drinks com ele. Está na hora de saber mais sobre harmonização de café com sobremesas. Afinal, ambos costumam ser servidos no final das refeições. Se combinarem um com o outro, tanto melhor.



Segundo Vitor Gabira, sommelier de café da Nespresso, a harmonização nada mais é do que unir dois elementos a fim de gerar uma terceira percepção que valorize esses elementos.

Essa harmonização pode ser feita pela similaridade. Por exemplo, ao unir um café delicado, com notas cítricas, a uma sobremesa também delicada e cítrica, como um bolo de laranja. Ou a combinação pode ser feita a partir de contraposição, de contrastes. Isso acontece quando você serve uma sobremesa bem doce com um café mais forte, encorpado.

Observe a descrição do produto e os selos que identificam suas características para saber qual café escolher. E, mais importante, prove diferentes combinações. “Não tenha medo de experimentar”, diz Gabira.

Veja outras harmonizações sugeridas pelo sommelier:

- Doce de leite com café levemente amargo e nota caramelada.

- Brownie com um café bem forte, encorpoado e de sabor persistente.

- Cheesecake de frutas vermelhas com café frutado.

- Pudim de leite com café de médio corpo para intenso, com baixa acidez e um leve amargor.

- Salada de frutas com café bem leve e suave.

- Queijo minas com mel com um café mais adocicado.

- Trufa de chocolate amargo com um café mais amargo.

- Torta de limão com café cítrico com acidez forte.

- Brigadeiro com café de médio corpo para encorpado, forte.

Serviço
6º Espaço Café Brasil – São Paulo - SP
Expo Center Norte – Pavilhão Azul
Rua José Bernardo Pinto, 333
De 6 a 8 de outubro, das 14h às 22h
informações: (11) 3586-2233
Entrada gratuita
* As inscrições para as palestras devem ser feitas pelo site. Algumas são pagas, outras gratuitas. Informe-se pelo site ou telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário