Pesquisar este blog

LINK...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

POMBA GIRA CIGANA DA MATA:












POMBA  GIRA  CIGANA  DA MATA:





Esta entidade de pomba-gira trabalha na linha de Oxossi, e muitas vezes se apresenta como a cabocla Jurema. Seus domínios é muito grande e seu condutor é o Exu da Mata. Esta entidade esta sempre disposta a ajudar a quem for pedir a sua ajuda. Ela se apresenta em forma de índia e sua oferendas são coloridas. Adora receber incenso ao invés de velas , prefere bandeja de flores e frutas e não gosta de cigarrilhas, bebe vinho tinto e suave e gosta de perfumes e adornos para usar nos braços e pernas.
Esta entidade trabalha para abertura de caminhos... sendo para a saúde e negócios... faz amarras de amor, mais só quando esta bem incorporada. Ajuda as pessoas a resolver problemas de justiça e achar objetos perdidos. Suas oferendas são ofertadas nos cruzeiros de matas ou em cima de árvores frondosas. Dispensa toalhas e papeis de seda por folhas de mamoneiro ou bananeiras. Salve a Senhora das Matas!

“Do meio da mata se ouve um grito...o vento sopra em nossa direção,... trás em nossas narinas o perfume suave da dona das matas, juremas e nanas... Salve a mulher do arco-iris salve o exu coberto de flor... Vem chegando pomba-gira da mata... trazendo consigo muito mel e fervor.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário