Pesquisar este blog

LINK...

sábado, 17 de agosto de 2013

OS CIGANOS NO BRASIL E NO MUNDO!!!

☆╮OS CIGANOS NO BRASIL E NO MUNDO ☆╮




http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifCIGANOS NO BRASILhttp://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif


http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/b/bau-5475.gif

http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifNO BRASIL, O PRIMEIRO CIGANO A CHEGAR COM SUA FAMÍLIA, FOI JOÃO TORRES, EM 1.574, SEGUIDO POR CENTENAS DE FAMÍLIAS. ENVIADOS PRIMEIRAMENTE AO MARANHÃO, DEPOIS BAHIA E RIO DE JANEIRO (ONDE FORAM ARTISTAS NA CORTE). ESPALHARAM-SE POR TODO O PAÍS. PARTICIPARAM DE NOSSOS PRINCIPAIS CICLOS: DAS BANDEIRAS, DA MINERAÇÃO, DA CANA DE AÇÚCAR, FORJANDO ALAMBIQUES E COMERCIANDO CAVALOS.
AS MULHERES, LEITORAS DA SORTE, FORAM TIDAS COMO SACERDOTIZAS DE NOSSA TEURGIA POPULAR. FORAM TAMBÉM OS CIGANOS CONSIDERADOS POR ADOLFO PINHEIRO, QUANTO A FORMAÇÃO DAS RAÇAS BRASILEIRAS, O ELEMENTO QUE DÁ LIGA ÀS DIFERENÇAS, O ELO QUE UNE AS RAÇAS. ENFIM, MUITO SE TEM PARA DIZER DO POVO CIGANO BRASILEIRO.http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif




http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif Da chegada do bisavô do Juscelino (JOÃO TORRES) , que segundo consta foi o primeiro rom que pisou no Brasil até hoje, temos aí duzentos e tantos anos. Para cá vieram ciganos da península ibérica, ciganos em sua maioria portugueses. Alguns vieram porque quiseram, outros vieram porque foram impedidos de continuar vivendo em Portugal".
http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifPosteriormente, o Brasil recebeu ciganos de diversos países, sendo que nunca foi feito um mapeamento das comunidades ciganas no país. Existem cerca de 600 mil ciganos brasileiros, mas outras lideranças e o próprio governo mencionam que existem de 750 mil a um milhão de ciganos no Brasil. Desses, cerca de 100 mil são ciganos itinerantes que ainda viajam pelo país. A maior parte do povo cigano com residência fixa segue na invisibilidade, para se proteger do preconceito ou para manter suas tradições resguardadas dos gajés, os não ciganos. No Brasil, o reconhecimento deles como uma cultura a ser preservada é recente. Há dois anos, o governo assinou um decreto estabelecendo o dia 24 de maio como o Dia do Cigano. Nesta data, se celebra o dia de Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos. Neste ano de 2008, o Ministério da Cultura criou um prêmio para valorizar a cultura cigana. Foram 20 iniciativas premiadas, que contemplaram iniciativas nas áreas de culinária, vestimenta, música e artes cênicas, joalheria, religiosidade e registros históricos e literários. O secretário de Diversidade e Identidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, afirma que o valor dos ciganos ainda não foi reconhecido pela história brasileira, e destaca o papel que as caravanas tiveram na vida do Brasil colônia.

http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif"Fizeram a vida cultural da colônia através das caravanas ciganas. Em cidades como Ouro Preto, por exemplo, tinha um espaço para a chegadas das caravanas, eu cheguei a ver recentemente. Ali os ciganos se reuniam e faziam os seus espetáculos. Eles faziam um pouco do que hoje faz a televisão, eles faziam circular as idéias e as expressões culturais".
  http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifO céu é o nosso teto, a terra é a nossa pátria e a liberdade é a nossa religião. Essa frase é dita pelos ciganos como uma definição de sua maneira de enxergar a vida. Porém, eles reconhecem a evolução dos tempos, e a despeito de considerarem a terra como pátria, querem ser reconhecidos como cidadãos brasileiros. A advogada Mirian Stanescon é conhecida por seu trabalho na valorização do povo cigano. Ela é autora de uma cartilha editada pelo governo para o esclarecimento das comunidades sobre seus direitos e destaca que o seu trabalho agora é por reconhecimento da cidadania.
 http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif"A idéia é que todo cigano pelo menos saiba o direito que ele tem como cidadão brasileiro. Na realidade, o cigano no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, ele se sente estrangeiro em sua própria terra. Se nós nascemos no solo brasileiro nós somos brasileiros, concorda? Os nossos antepassadas é que vieram, os meus avós vieram do Egito, outros vieram da Grécia, mas nós nascemos em solo brasileiro e brasileiros nós somos".
  http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifMirian destaca que as prioridades para o povo cigano são muitas, já que nada foi feito até hoje para as comunidades. Além de ampliar o acesso aos serviços de educação e saúde para os ciganos mais humildes, ela defende que as barracas dos ciganos itinerantes tenham o status de residência. Isso impediria que a polícia invadisse os acampamentos de forma violenta e sem ordem judicial.
  http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifA imagem mais conhecida dos povos ciganos têm duas facetas. Eles são lembrados pelo lado do estereótipo mais folclórico, das mulheres sedutoras com vestidos coloridos lendo a sorte pelas linhas das mãos, da vida aventureira sem se prender a nada. Por outro lado, a literatura e o imaginário popular associam os ciganos com roubo, trapaças e rapto de crianças. Quem já não ouviu que cigana rouba criança na rua? Poucas pessoas sabem que a família é a instituição mais sagrada para o cigano, que segue adotando o respeito pelos mais velhos como ética inquestionável. Para Farde Stephanovichil, que preside a Associação de Preservação da Cultura Cigana de São Paulo, apenas a geração de conhecimento sobre a real vida cigana pode dissolver os mitos que se firmaram ao longo da história.
  http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif"É o trabalho da formiguinha, passo a passo. Se eu viabilizar um projeto que eu possa levar nas universidades e nos colégios para falar sobre a comunidade cigana e as pessoas começarem a ter idéia do que é ser cigano, cigano se nasce, não se cria, não se transforma. Então esse trabalho de geração de conhecimento indo às universidades, aos colégios, tendo talvez a possibilidade de ter uma cadeira de ciganologia, isso faria diferença, óbvio que a longo prazo".
  http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifE passo a passo, o povo cigano pede passagem, mas agora exige respeito às suas tradições sem abrir mão dos direitos como cidadãos brasileiros.http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifPRESIDENTES CIGANOS DO BRASILhttp://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif

http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifJuscelino Kubitschek de Oliveira (Diamantina, Minas Gerais, 12/9/1902 - Resende, rio de Janeiro, 22/7/1976).
Presidente de Brasil (31/1/1956-31/1/1961), pelo o partido social democrático(esquerda moderada).
Seu avô era um ROM czech, Jan Kubíček, Třeboň, Bohemia, República Tcheca. Durante seu governo não houve prisioneiros políticos. JK (como é conhecido geralmente) transformou o Brasil em uma potência industrial, fundou a indústria automotiva e desenvolveu a construção de estradas por toda a nação. Sua maior realização foi a fundação de Brasília, a nova capital,em 21 de abril de 1960. O presidente Kubitschek reconheceu publicamente sua origem do romany, e convidou frequentemente representantes Romãs para jantar na residência presidencial.http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif




http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifWashington Luís Pereira de Souza(Macaé, Rio de Janeiro, 26/10/1869 - São Paulo, 4/8/1957).
Presidente de Brasil (15/11/1926-24/10/1930), foi o último presidente democrático da república velha.
Pertenceu a uma família de ciganos de Calon.
Liberou os prisioneiros políticos e parou o estado de sítio que estava instaurado quando assumiu o governo. 
Foi escritor e historiador, após seu retorno do exilio foi eleito membro da Academia Brazileira de Letras. Foi também um
filantropo bem conhecido.
http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif
http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif"O meu povo não quer ir nem vir, o meu povo quer passar..."http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif

http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifEssa frase é dehttp://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifCecília Meireleshttp://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif,

e o povo de que ela fala é o povo cigano. Cercados por estigmas e perseguições, os ciganos seguem em suas passagens pelas terras do mundo há cerca de três mil anos. O povo teve origem na antiga Índia, e a palavra cigano vem de uma antiga língua morta e significa intocável, ou aquele que faz bruxaria. Até hoje, o imaginário apresenta os ciganos com uma aura onde mistério, medo e fascinação se misturam. Mas atualmente, o povo cigano pede passagem para deixar os estereótipos para trás e serem simplesmente cidadãos brasileiros. Além de Cecília Meireles, a lista de personalidades de origem cigana no Brasil inclui até mesmo um ex-presidente.
 http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif"O Brasil foi o único país do mundo que se saiba que teve um presidente cigano, que foi Juscelino Kubistchek, e mesmo assim não existem políticas anti ou pró-ciganas, e nem leis que tratem especificamente das minorias ciganas. Oficialmente os rom, sinti e kalon, que são os chamados ciganos, sequer são considerados minorias étnicas"




http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifNOTA:http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif

http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifLOGO POSTAREI MAIS SOBREA CULTURA CIGANA NO BRASIL.http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif



http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifCIGANOS NO MUNDO...
http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif
http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifCURIOSIDADES:http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif

http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifVOCÊ SABIA,
QUE ELVIS ERA CIGANO?
http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif
http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifELVIS AARON PRESLEYhttp://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif

http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifNão é necessário explicar
quem foi Elvis Aaron Presley.
http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif 
http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifTalvez o que é menos sabido dele é que seus antepassados vieram da Alemanha no início do século dezoito e seu sobrenome original era Pressler. Eram parte dos povos Sinti conhecidos geralmente como "black dutch"(alemão negro), chamados também "Chicanere" ou "Melungeons". É também provável que do lado da sua mãe, Smith pelo sobrenome, a família seria de origens de Romanichel, porque é comum que os black dutch e Romanichel casassem entre si, mas se mantendo separados de outros grupos.http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif


http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifNÃO É ATOA QUE CANTOU
E ENCANTOU O MUNDO,

COM SEU CHARME E MAGIA SEDUTORA...http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif



http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifQUER SABER MAIS?http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif

http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifO MUNDO CIGANO
TEM UM BAÚ DE
CONHECIMENTOS PRECIOSOS
...
 http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif
http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifQUER SABER QUE TESOUROS HÁ NELE?http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif

http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gifACOMPANHE VERSOS CIGANOS...http://www.gifmania.com.pt/joias/gemas/november.gif



http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/b/bau-5475.gif


Um comentário:

  1. Sou descendente de ciganos por parte de mãe... se vc poderem me ajudar quero saber qual clã cigano minha familia pertence. sobrenome da minha familia é "Brasileio" possivelmente seja devido a o trabalho da minha familia na epoca comecio de pau brasil e minha familia trabalhava sendo tropeiro saindo nas tropas com mulas e cavalos

    ResponderExcluir